Busca


  Acervo Museológico

O Acervo Museológico reúne instrumentos científicos, máquinas e motores, equipamentos fotográficos e de comunicação, mobiliário e esculturas. Totaliza mais de dois mil objetos representativos do Patrimônio Cientifico e Tecnológico do Brasil.

Destaca-se o rico conjunto de instrumentos científicos oriundos do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, atual Observatório Nacional, que contempla a história de diferentes áreas de pesquisa e atividades desenvolvidas nessa instituição desde o século XIX, tais como: astronomia, geodésia, meteorologia, medição do tempo, geofísica e espectroscopia. Essa coleção foi tombada, em 1986, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em 1987, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

O acervo foi ampliado com objetos e instrumentos provenientes do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), institutos de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Política de Aquisição e Descarte de Acervos orienta essa coleta.

Complementam o Acervo Museológico os catálogos e manuais de fabricantes de instrumentos e equipamentos. Entre os fabricantes representados no acervo do MAST estão nomes de prestígio da indústria de precisão dos séculos XIX e XX, como Brunner Frères, P. Gauthier, Pellin, Carl Zeiss, T. Cooke and Sons, Kelvin, Bottomley & Baiard Ltd., além dos construtores brasileiros José Maria dos Reis e seu sucessor José Hermida Pazos.

De forma a divulgar a coleção de instrumentos científicos, são elaboradas e montadas exposições, publicados livros, inventários e catálogos e produzidos multimídias, que permitem uma melhor compreensão sobre seu funcionamento e sobre os contextos em que foram utilizados

  Menu

Acervos

Arquitetônico
Museológico

Laboratório

LAMET

Linhas de pesquisa:

Linha 1

Patrimonialização e musealização nos
domínios da ciência

Linha 2

Teorias e princípios da organização
e conservação de acervos

Projetos:

Linha 1

A construção e formação de coleções
museológicas
Musealização como processo informacional
Patrimônio Cultural Luso-Brasileiro de
Ciência e Tecnologia: pesquisa, análise
e acessibilidade
Valorização do patrimônio científico e
tecnológico brasileiro

Linha 2

Pesquisa e Desenvolvimento de
Metodologias de Conservação e Caracterização
Microanalítica de Objetos Metálicos
pertencentes a Coleções Científicas
Arqueológicas

Grupos de Pesquisa

Equipe

Pesquisadores
Técnicos
Colaboradores

Contato

Coordenador: Marcus Granato
Contato: Simone Santos
Telefone: 55 21 3514-5213
Fax: 55 21 3514-5214
E-mail: simones@mast.br