Busca


  Notícias

08/03/17

CAPES premia tese de Pós-graduação do PPG-PMUS

Com a conquista, Programa de Pós-graduação em Museologia, parceria entre MAST e UniRio, recebeu outorga de "Distinção".

Com a conquista da Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2016, o Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, recebeu hoje (8) a outorga de "Distinção". O trabalho premiado, de autoria de Eurípedes Gomes da Cruz Júnior, tem como título "Do asilo ao museu: ciência e arte nas coleções da loucura" e trata da coleção do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psiquiatra Nise da Silveira.

"É muito inesperado receber este prêmio porque o nosso Programa é novo e raramente sua importância é reconhecida. Esta é uma conquista da área de museologia e patrimônio do MAST, que mostra o potencial que ela tem de impactar e de contribuir para a geração do conhecimento em nosso campo de atuação. O prêmio tem, portanto, um enorme valor simbólico", afirmou Marcos Granato, vice coordenador do Programa de pós-Graduação.

Para o autor da tese premiada, o Programa representou um divisor de águas em sua vida e no trabalho que ele desenvolveu na instituição. "Este prêmio não é somente meu, ele é o resultado de um trabalho coletivo desenvolvido junto com professores, colegas e minha orientadora, a professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro. Eu tenho a maior alegria com o prêmio que recebi e espero que ele contribua para conferir maior visibilidade ao campo da Museologia no cenário da pesquisa brasileira", disse Eurípedes Gomes da Cruz Júnior.


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual