IX Encontro de Arquivos Científicos

12 e 13 de setembro de 2019 - Fundação Casa de Rui Barbosa

Comissões

Quem é Quem


Ana Cristina de Oliveira Garcia

Graduada em História pela UERJ (2005) e Arquivologia pela Unirio (2013), com Mestrado em História pela UERJ (2009) e Especialização em Preservação de Acervos de C&T pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Conservadora de Documentos desde 2009 no Mast, atualmente desenvolvendo suas atividades no Arquivo de História da Ciência deste museu.

Ana Luce Girão

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em História das Ciências pelo Programa de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (2009). É pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e atua na área de História e Memória, com ênfase em História das Ciências e da Saúde, enfocando a história das instituições científicas, os arquivos de cientistas e a preservação de acervos das ciências e da saúde. Desenvolveu pesquisa sobre a institucionalização da ciência no Brasil, tendo como estudo de caso a trajetória científica de Carlos Chagas Filho e a criação do Instituto de Biofísica, temas de sua tese de doutorado. Atualmente é coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Ana Célia Rodrigues

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2015) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha (2013-2014), com bolsa CAPES. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações (1988). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru, OEA (1993). Tem experiência profissional em arquivos municipais e como consultora de projetos de gestão de documentos na área pública e privada. Entre 2009 e 2013, coordenou a pesquisa para a definição da metodologia do Programa de Gestão de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, parceria do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense, projeto financiado pelo Programa Jovem Cientista da PROPPI/UFF e, também, participou do projeto Evaluación de Documentos en Iberoamerica, pesquisa financiada pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA / UNESCO). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, RJ e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, PPGCI-UFF. Representante da Área de Ciência da Informação no Comitê Assessor de Pesquisa da PROPPI/UFF. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, RJ. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado 2015, FAPERJ, desenvolvendo a pesquisa “Gestão de documentos, arquivos e acesso à informação: identificação dos requisitos da transparência administrativa nos municípios da Grande Rio”. Líder do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística (UFF/CNPq). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diplomática, tipologia documental, identificação arquivística, classificação documental, avaliação documental, gestão de documentos e arquivos municipais.

Bianca Therezinha Carvalho Panisset

Arquivista e Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/ UFRJ. Servidora Pública Federal, exercendo o cargo de Tecnologista em Ciência & Tecnologia na Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquivística, história oral, religião, ética profissional do arquivista e gestão de documentos (normas disciplinares, guarda, conservação e outros serviços correlatos). Desenvolveu ainda pesquisa de Iniciação Científica na UNIRIO. Atualmente é a responsável pela implementação do Sistema Eletrônico de Informação - SEI, do Poder Executivo Federal, no âmbito da Fundação Casa de Rui Barbosa / Ministério da Cultura.

Everaldo Pereira Frade

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e possui mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente trabalha como tecnologista do Museu de Astronomia e Ciências Afins/Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, no Arquivo de História da Ciência. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, e Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais de cientistas e arquivos de instituições científicas.

Francisco José Aragão Pedroza Cunha

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-gradução Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da UFBA (2012). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1985) e mestrado em Ciência da Informação pela UFBA (2005). Professor Adjunto do Departamento de Documentação e Informação da UFBA. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Pesquisa os seguintes temas: gestão de documentos, gestão da informação, gestão do conhecimento, gestão cultural, gestão hospitalar, sistemas de informação, aprendizagem e comunicação organizacional, ciência da informação, redes sociais, inovação tecnológica e economia da inovação. É professor convidado do NCPA/NPGA da Escola de Administração da UFBA no Curso de Gestão dos Serviços de Saúde. É especialista em Auditoria Interna (UCSAL/UNEB/1994), Administração Hospitalar (CEDAS/2001) e Gestão da Inovação Tecnológica em Arranjos Produtivos Locais (APLs) (Escola de Administração/UFBA) . Líder do Grupo de Estudos sobre Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC) registrado no CNPq. Membro do Grupo Temático sobre Informação em Saúde e População (GTISP) vinculado a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e membro da Câmara Setorial de Arquivos de Instituições de Saúde (CSAIS) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).Colaborador da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH-BA).

José Benito Yárritu Abellás

Bacharel em História e Mestrando em História Política e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Atualmente é o responsável pelo Arquivo de História da Ciência do MAST.

José Maria Jardim

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos (UNIRIO) de 2011 a 2015, no qual é Professor. Atua como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa intitulada “Governança Arquivística Contemporânea: trajetos e (re)configurações das políticas e sistemas públicos de Arquivos no Brasil sob novos cenários sociais e informacionais (1978-2018)”, com bolsa de produtividade 1D do CNPq. Lidera o Observatório de Políticas Arquivísticas da UNIRIO e o Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas Arquivísticas”. De 1992 a 2010 foi professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF, tendo ministrado disciplinas na graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF. Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: gestão de arquivos, políticas públicas de informação, políticas de arquivos, governo eletrônico, ensino e pesquisa em Arquivologia, direito à informação e gestão da informação governamental.

Leandro de Abreu Souza Jaccoud

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Possui graduação em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2002) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente integra o quadro de servidores estaduais do Rio de Janeiro, atuando como Professor, e o quadro de servidores federais, atuando como técnico em arquivo na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Tem experiência na docência em história, nível médio e fundamental e, também, na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

Lucia Maria Velloso de Oliveira

Doutora em Ciências - Área: História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Presidiu a Associação dos Arquivistas Brasileiros por cerca de 10 anos. Foi Professora contratada da Universidade Federal Fluminense no período de 2007 a 2008. Foi membro do Comitê Gestor da Seção de Arquivos Universitários e de Instituições de Pesquisa do Conselho Internacional de Arquivos até 2016. Chefia o Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa, desde 2002. Atuou também como docente da disciplina Tratamento documental em arquivos permanentes no Curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e de Saúde da FIOCRUZ. Atualmente é Professora permanente credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e Professora do programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, que coordena desde 21 de julho de 2015. Atua principalmente com as seguintes temáticas: organização de arquivos, arquivos pessoais, gestão de documentos, descrição arquivística, usos e usuários dos arquivos e arquivos e sociedade.

Maria Celina Soares de Mello e Silva

Doutora em Ciências, área de História Social. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Mestrado em Memória Social e Documento (1995). Coordena o Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência Tecnologia - PPACT/ MAST/MCTI. Foi professora do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivo da UNIRIO. Atua no Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais de cientistas, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivo de ciência e tecnologia, preservação de arquivos, organização de arquivos, arquivos de museus. Coordena projetos de pesquisa na área de preservação de arquivos de ciência e tecnologia, e também de tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia.

Maria Leandra Bizello

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995), é doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas; fez estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2006) sob orientação do Prof. Michel Marie; pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Porto, Porto, Portugal, onde desenvolveu o projeto “Arquivo e Memória Científica: produção e avaliação de documentos no ambiente das universidades”, sob a supervisão da profª Fernanda Ribeiro. Atualmente é professora do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UNESP, campus Marília. Tem experiência na área de História, Comunicação e Ciência da Informação, com ênfase em História, memória e imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, cinema, desenvolvimentismo, fotografia, gestão de documentos em universidades e memória científica.

Priscila Soares Vaisman

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015), graduação em História pela Universidade Estácio de Sá (2011) e especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (2013). Atualmente, é servidora da Fundação Casa de Rui Barbosa, lotada no Serviço de Arquivo Histórico e Institucional, onde atua como técnica de arquivo.

Renato Pinto Venâncio

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica - RJ (1982), mestrado pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado pela Universidade de Paris IV - Sorbonne (1993) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). É professor na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, assim como Pesquisador do CNPq. Entre 2004-2008 foi Consultor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Entre 2005 e 2008 dirigiu o Arquivo Público Mineiro, também atuando como Editor da Revista do Arquivo Público Mineiro. Entre 2007-2008 foi Consultor Científico da UNESCO, no Comitê Nacional Memória do Mundo. Entre 2006-2008 foi membro da Seção Brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental - COLUSO-Conarq/Arquivo Nacional. Foi, ainda, responsável pela coordenação da implantação do Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIA-APM). Atualmente desenvolve pesquisa a respeito da legislação arquivística, financiada pelo CNPq-Bolsa Produtividade, e é Diretor da Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais, DIARQ-UFMG.