Busca


  Exposições

Exposição permanente

Olhar o Céu, Medir a Terra

A partir de documentos históricos e instrumentos científicos de medição do tempo e do espaço, a exposição explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.

Local: prédio Sede


Visões da Luz

Através de aparatos interativos, painéis e instrumentos científicos históricos, são apresentados diversos temas relacionados à luz, entre eles: "A Luz que chega do Universo".



Exposições temporárias

Observações do Recife holandês

A exposição reconstitui parte dos trabalhos de Jorge Marcgrave, naturalista e astrônomo alemão que fundou, na cidade de Recife, em 1639, o primeiro observatório astronômico moderno das Américas.

Local: Campus MAST/ON


Fotografia: ciência e arte

A exposição apresenta uma série de objetos relativos aos vários processos da produção fotográfica, seja no registro de paisagens e pessoas ou em seu emprego nos estudos científicos.

Local: Prédio Sede


Faz Tempo

Organizada em dois espaços, a exposição aborda questões relativas à natureza do tempo e dos ciclos naturais que nos permitem perceber ou registrar a passagem do tempo.

Local: Pavilhão da Luneta Equatorial Heyde de 21 cm e Pavilhão do Círculo Meridiano de Gautier


As Estações do Ano, a Terra em Movimento

Através de aparatos 3D, vídeos, painéis e uma cenografia do céu, a exposição apresenta os ciclos dos dias e das noites, as fases da lua e as estações do ano em diferentes regiões do Brasil, da Terra e em outros planetas.

Local: Prédio Sede


Restauração do Pavilhão do Círculo Meridiano Gautier

A exposição apresenta o processo de revitalização do pavilhão e de restauração do círculo meridiano de Gautier.

Local: Pavilhão Gautier


Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3

Exposição usa arte e interatividade para apresentar conceitos revolucionários da matemática. Utiliza imagens, animações e instalações interativas para que público se sinta imerso em ambientes tridimensionais.
A exposição ficará fechada ao público por tempo indeterminado.

Local: Prédio Sede


Espaço Espectroscopia

A exposição mostra um pouco da técnica que revolucionou a Astronomia e os instrumentos do acervo do MAST que testemunharam a saga do homem na busca da compreensão do universo.

Local: Pavilhão da Luneta Equatorial de 32 cm


Espaço Acelerador de Partículas

A exposição fica na sala 21 no andar térreo do prédio sede do MAST. A história, o funcionamento e outros conceitos relacionados ao equipamento acelerador de partículas serão apresentados em multimídias disponíveis para consulta.

Local: Prédio Sede



Exposições itinerantes

Passo a passo, salto a salto, voo a voo: O cientista Santos-Dumont

A exposição apresenta imagens e documentos que são vestígios importantes da vida dessa personalidade quase mítica da história brasileira.


Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas

Através da apresentação de inventos na forma de maquetes e de seus respectivos esboços e desenhos, a exposição exemplifica a genialidade de Leonardo da Vinci.


A Química na História do Universo, da Terra e do Corpo

Por meio de painéis, ambientações, vídeos e projeções, a exposição apresenta a história da Química relacionada aos elementos: Universo, Terra e Corpo.


Céu Ticuna

A exposição articula visualmente o movimento dos corpos celestes nas viagens de Curt Nimuendajú em 1941 e 1942 para a área dos Ticuna com a iconografia dos artefatos coletados nestas mesmas viagens.


A Arte de Leonardo da Vinci

A exposição apresenta uma parte do trabalho científico e artístico de Leonardo da Vinci, que viveu no período do Renascimento Italiano, época de pleno desenvolvimento das artes e das ciências.


O Eclipse e o Presidente

A exposição traz ao público uma pequena amostra da vasta documentação produzida por ocasião do eclipse total do sol que ocorreu em 10 de outubro de 1912, em Passa Quatro, Minas Gerais.



Exposição virtual

A Química na História do Universo, da Terra e do Corpo

Na visita virtual, conheça 19 instrumentos científicos de diferentes áreas do conhecimento que tiveram aplicação na Química, além de painéis e ambientações sobre a história dessa ciência.

  Menu

Informações

Programação do mês
Céu do mês
Como chegar

Atividades

Exposições
Programa de Observação do céu
Inclusão científica
Visita Escolar Programada

Contato

Contato: Alan Scarlato Remedio
Telefone: 55 21 3514-5229
E-mail: agendamento@mast.br