Siga no Twitter!

Seja fã, no Facebook!

Inscreva-se no Canal!

  • StonehengeDatado de 3100 a.C. supõe-se que foi erquido como observatório astronômico
  • Pirâmide de KukulcanDatado do século XII permite observar alinhamentos astronômicos
  • William ThompsonCalculou a temperatura interna do planeta para estimar o tempo de resfriamento da Terra
  • Tempo GeológicoOs fósseis foram essenciais para calcular a quanto tempo a Terra existe
  • Formação do Sistema SolarCerca de 9 bilhões de anos após o Big Bang, começaria a se formar o sistema solar
  • A Persistência da MemóriaA obra de 1931 de Salvador Dali mostra as preocupações humanas: tempo e memória.
1 2 3 4 5 6
Joomla Slideshow by WOWSlider.com v4.8

FAZ TEMPO

A partir de uma pesquisa que identificou o alto nível de relevância atribuído à noção de tempo, a exposição FAZ TEMPO foi elaborada considerando os diversos aspectos destacados pelos visitantes espontâneos do MAST sobre suas percepções acerca dessa noção.


Pensar o tempo é pensar uma ideia, uma concepção, um sentimento, uma sensação, o fluxo de experiências da vida. É, nesse sentido, sondar sua multidisciplinaridade. Tratando-se de uma grandeza física imprescindível, esse conceito possui importância histórica, científica e filosófica.


A exposição instalada em dois pavilhões do MAST, Meridiana Gautier e Luneta 21, sublinham o tempo natural e social e, aborda a medida do tempo em diferentes bases e questões relativas às escalas de tempo astronômica e geológica.


O principal objetivo da exposição é apresentar diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos. A exposição Faz Tempo traz o conceito de tempo nos seus aspectos físicos e culturais, conjugando instrumentos científicos do acervo do MAST e aparatos interativos para explorar algumas de suas dimensões.