Busca


  Notícias

01/02/17

Fevereiro de brincadeiras e de ciências no MAST

Programação começa esta semana.


Chegou fevereiro e o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST retoma suas atividades neste sábado, dia 4, com uma programação divertida e educativa para encantar grandes e pequenos. É para quem adora contemplar o céu e se maravilhar com o espetáculo de luzes que se apresenta todas as noites a nossos olhos, ou para quem quer descobrir como se mede o tempo e o espaço através das estrelas.

No MAST, você também vai ficar por dentro de uma ciência nova, a Astroquímica, que estuda a importância das moléculas na evolução do Universo, e conhecer em detalhes o quanto existe de ciência em um simples sorvete, e brincar com jogos de estratégias, enigmas e segredos que ativam nosso raciocínio. Venha participar de atividades que levam você a extraordinários novos mundos do conhecimento! E tudo isso de graça.

De estrelas, de moléculas... e de matemática

Na tarde do sábado (4) tem Brincando de Matemático, uma atividade que integra público de todas as idades em jogos, quebra cabeças, enigmas, desafios lógicos e outros elementos que fazem da matemática uma grande diversão. Todos podem brincar juntos nesta atividade, que começa às 15 horas.

Logo depois teremos uma palestra sobre o Universo Molecular. É uma nova área da ciência que surgiu com a descoberta da primeira molécula fora do nosso planeta. Isso aconteceu no início do século XX. A apresentação será feita pelo astrônomo Eduardo Monfardini Penteado, às 16 horas, marcando a abertura de mais um Ciclo de Palestras que o MAST promove mensalmente.

E continuamos no espaço com o Programa de Observação do Céu que começa às 17h30 com a exibição de um vídeo sobre o céu do mês de fevereiro. O que se apresenta nesta época aos observadores que olham o nosso céu agora em noites sem nuvens? É uma oportunidade para conhecer as principais constelações, estrelas, galáxias, nebulosas e aglomerados estelares e um pouco da mitologia que originou o nome das constelações. Em seguida, às 19 horas, o público observa o céu através de uma secular Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor com 8 polegadas de abertura.

No sábado seguinte (dia 11), às 15 horas, a garotada vai se divertir no Cozinhando com a Ciência, aprendendo a fazer um sorvete em 5 minutos, ao mesmo tempo em que descobre como foi preciso entender um tanto de ciência para inventar essa delícia tão apreciada em tempos de Verão. Neste mesmo dia teremos Observação do Sol, Observação no Céu (noturno) e o Cine Ciências.

Por conta do Carnaval, a programação do MAST deste mês termina no dia 18, com as seguintes atividades: sessão do Planetário Inflável, no qual são projetadas imagens do céu noturno e onde são feitas simulações dos movimentos dos planetas, do Sol e da Lua; Observação do Sol e ASTROmania. O público que vier ao MAST, além de fazer uma visita guiada à exposição "Olhar o Céu, medir a Terra" poderá montar um modelo de nocturlábio – aparato utilizado para calcular a hora através das estrelas – e conhecer, assim, um pouco mais sobre o movimento da Terra e seus efeitos no céu. Às 17.30, tem início mais uma sessão do Programa de Observação do Céu.

Confira a programação completa do mês de fevereiro: Clique aqui.


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual