Busca


  Histórico

O Museu de Astronomia e Ciências Afins foi criado em 8 de março de 1985 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Sua origem remonta ao Grupo Memória da Astronomia, constituído no Observatório Nacional em 1982 e renomeado Projeto Memória da Astronomia no Brasil e Ciências Afins. Em 1984, ganhou o status de coordenação diretamente subordinado à presidência do CNPq e o nome de Núcleo de Pesquisa em História da Ciência. Além das atividades de divulgação da ciência e de pesquisa em história da ciência, o Núcleo tinha a tarefa de criar um museu de ciências.

Na mesma ocasião, teve início o processo na Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que resultou no tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico do Observatório Nacional em 1986. O governo do estado do Rio de Janeiro, além de tombar as edificações em 1987, estendeu a proteção para o acervo de instrumentos científicos e documentos, mobiliário e equipamentos. O aval de Oscar Niemeyer, Carlos Chagas Filho, Sergio Bernardes, Simão Mathias, Carlos Drummond de Andrade, Mario Schenberg, José Reis, Jayme Tiomno, Jacques Danon, José Leite Lopes, Mauricio Mattos Peixoto, Clodowaldo Pavan, Luiz Pinguelli Rosa, dentre outros, foi fundamental para a preservação desse patrimônio da ciência brasileira.

O Arquivo Lélio Gama, astrônomo e matemático que dirigiu o Observatório Nacional e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, foi o primeiro arquivo pessoal de cientista entregue ao Núcleo de História da Ciência, depois de março de 1985 denominado Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. A Instituição também se tornou depositária do Arquivo Administrativo do Observatório Nacional e de grande parte do Arquivo do CNPq.

O MAST foi pioneiro ao aglutinar a história da ciência, a preservação de bens do patrimônio da ciência e tecnologia, e a divulgação da ciência. Por isso, tornou-se referência em suas áreas de atuação e pólo de realização de eventos científicos e técnicos, cursos e oficinas para professores de ciências, e atividades para especialistas na conservação e restauro de documentos em papel e objetos metálicos.

  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual

Equipe

Pesquisadores
Técnicos
Colaboradores

Contato

Diretoria: Heloisa Maria Bertol Domingues
Telefone: 55 21 3514-5202
Fax: 55 21 3514-5203
E-mail: diretoria@mast.br