Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação em Ciências
Início do conteúdo da página

Educação em Ciências

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 16h07 | Acessos: 5603

 

A Coordenação de Educação em Ciências - COEDU concentra suas ações nas atividades de divulgação da ciência e tecnologia e na pesquisa nas áreas de educação em ciências em espaços não formais, em consonância com a literatura na área de educação em ciências e com a evolução dos modelos de comunicação pública da ciência.

As atividades educacionais realizadas abrangem temas de astronomia, matemática e ciências em geral, direcionadas aos diferentes públicos de visitação e são concebidas de forma a estimular interações sociais, promover motivação para o aprendizado e favorecer o empoderamento científico.

No contexto de uma agenda de pesquisas para o século 21, os pesquisadores da Coordenação de Educação em Ciências buscam novos instrumentos de medição e metodologia estatística de análise para avaliar a eficácia das atividades educacionais realizadas. Além disso, com base nas investigações, desenvolvem modelos pedagógicos para a divulgação da ciência; analisam possibilidades de uso de acervo museológico na educação em ciências; investigam mecanismos de formação continuada de professores.

Resultado da colaboração entre a Casa de Oswaldo Cruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Cecierj e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, os cursos de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde têm por objetivo oferecer formação profissional e acadêmica nesse campo de atuação e são destinados a jornalistas, museólogos, professores, cientistas e profissionais que atuam ou pretendem atuar na área.

O curso de especialização já formou cerca de 150 especialistas desde a sua primeira turma em 2008. O curso de mestrado iniciou sua primeira turma em 2016.

No âmbito do Mestrado Profissional, a COEdu também participa do Programa de Pós-Graduação de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia – PPACT do Museu de Astronomia e Ciências Afins, objetivando imprimir a importância do encontro da sociedade com o patrimônio de ciência e tecnologia.

O Laboratório de Inovação de Recursos Educacionais - LIRE integra um programa de inovação na área do desenvolvimento de atividades educativas e aparatos interativos para museus e centros de ciência. É composto de uma oficina equipada por instrumentos e ferramentas específicas para a geração de novos produtos e sua equipe é formada por bolsistas, técnicos e pesquisadores.

Linhas de Pesquisa e Pesquisas em Desenvolvimento

LINHA 1: DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO

Museu e público
Coordenador: Carlos Alberto Quadros Coimbra

Estratégias de divulgação científica em museus de ciência
Coordenador: Eugênio Reis

Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil
Coordenadora: Patrícia Figueiró Spinelli

 

LINHA 2: CULTURA CIENTÍFICA, COMUNICAÇÃO E COGNIÇÃO

Cultura científica e linguagem
Coordenadora: Maria Esther Alvarez Valente

Educação não formal e formação de professores
Coordenadora: Sibele Cazelli

 

Pesquisadores

Carlos Alberto Quadros Coimbra
Douglas Falcão Silva
Eugênio Reis Neto
Maria Esther Alvarez Valente
Patrícia Figueiró Spinelli
Sibele Cazelli

 

Contato

Coordenador: Eugênio Reis Neto
Contato: Yashmin Campos
Telefone: 55 21 3514-5236
Fax: 55 21 3514-5234
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página