Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 13h12 | Acessos: 3689

Instalada em um prédio de três pavimentos, com área total de 1.200 m² a Biblioteca do MAST é especializada em história da ciência, astronomia, educação, divulgação científica, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. Este acervo, formado por mais de 27 mil títulos, está aberto ao público, que tem a sua disposição salas de consulta dotadas de espaços multimídia.

A iniciativa de criar uma biblioteca dedicada a essas áreas do conhecimento surgiu em 1984, com o Projeto Memória da Astronomia no Brasil e Ciências Afins (PMAC), que foi o embrião da criação do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Ao longo dos anos, a biblioteca vem enriquecendo o seu acervo com novos livros, dissertações, monografias, folhetos, obras de referência, periódicos, CDs e DVDs.

Recentemente o MAST recebeu em doação da Academia Brasileira de Ciências (ABC), um valioso acervo, composto por 5568 livros, 2167 obras e periódicos de referência, 2973 trabalhos acadêmicos, 1751 folhetos e 386 obras especiais.

O mobiliário no qual está armazenado o acervo é original e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.  A biblioteca do MAST recebeu o nome de Henrique Morize em homenagem ao célebre engenheiro, geógrafo, físico e matemático francês naturalizado brasileiro, com forte atuação no campo da astronomia, que dirigiu o Observatório Nacional entre 1908-1929 e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira.

Funcionamento da Biblioteca Henrique Morize: de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas

Visite a página da Biblioteca.

Fim do conteúdo da página