Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O passado e o futuro da ciência em debate

Cerimônia pelos 190 anos do Observatório Nacional prospectou elementos capazes de estimular a interação e a sinergia entre ciência e o ambiente de produção tecnológica.

  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 16h59
  • Acessos: 836

Dando continuidade às celebrações pela sua criação, o Observatório Nacional realizou nesta quarta-feira (25) o evento " Observatório Nacional - 190 anos a serviço do Brasil", seguido da mesa redonda "O Futuro da Ciência e Tecnologia no Brasil - Quando a Academia encontra a Empresa em um ambiente de inovação". O evento, que faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, comemora o Dia C da Ciência e contou com palestras que avaliaram o impacto atual no ambiente de inovação das empresas, prospectando elementos capazes de estimular a interação e a sinergia entre ciência e o ambiente de produção tecnológica.

"Enquanto diretora do Museu de Astronomia (MAST), tenho muita honra de poder participar desta celebração e posso dizer que, além de termos toda a coleção de Instrumentos Históricos, nós também preservamos a sua memória no museu. Nossos pesquisadores ajudam a transformar em realidade a história do Observatório Nacional (ON) ao longo desses 190 anos. Fico muito contente de poder afirmar que o MAST está guardando muito bem essa coleção de saberes que o ON construiu, e reproduzindo conhecimentos através de trabalhos de nossos pesquisadores", declarou Heloisa Bertol Domingues, diretora do MAST, durante a abertura do evento.


O Diretor da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson Bittencourt de Andrade, também esteve presente na cerimônia e aproveitou para anunciar que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 será: "Ciência para a redução das desigualdades". Ele enfatizou que, após muitos debates no Ministério, o mote de maior transversalidade escolhido é o desafio das desigualdades. "Fechamos que o tema precisaria ter uma aderência explícita com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e da ONU, que conferem a agenda 2030 com 17 objetivo e 169 metas. E o desafio é o objetivo 10 (Redução das Desigualdades)!", declarou.

Os representantes do MCTIC aproveitaram para visitar as atividades desenvolvidas no Campus ON/MAST e conheceram as atrações elaboradas especialmente para a SNCT2017. Além de Jailson de Andrade, o coordenador-geral de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, Luiz Henrique da Silva Borda, também acompanhou os anfitriões João dos Anjos, Diretor do ON e Heloisa Bertol, Diretora do MAST.

Clique AQUI e veja as imagens do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página