Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MAST participa do 20º Encontro Nacional de Astronomia

Evento aberto ao público reúne profissionais e amadores de diversas regiões do país.  Prazo de inscrição vai até sexta, dia 27 de outubro.

  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 13h32
  • Acessos: 831

Rio de Janeiro sediará evento brasileiro de astronomia entre os dias 2 e 5 de novembro, de 13h às 17h. O Encontro Nacional de Astronomia (ENAST) volta para a cidade após 10 anos. Em sua 20ª edição, o ENAST reunirá profissionais e amadores de diversas regiões do país.  Para os interessados em astronomia, a boa notícia é que o evento ainda está com as inscrições abertas até o dia 27 de outubro.  Participe, faça a sua inscrição aqui.

 

Realizado anualmente, o ENAST é uma ótima oportunidade para apaixonados pelas ciências astronômicas. Nele, astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores se reúnem para debater temas na área e compartilhar suas experiências, sobretudo, no campo da divulgação e popularização da astronomia no Brasil.

 

Na programação, palestras de pesquisadores renomados, trabalhos acadêmicos, oficinas, minicursos, astrofotografias, entre outros. Ainda como parte das atividades, profissionais do MAST ministram palestras e oficinas no Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. São eles:  Eugênio Reis, astrônomo e coordenador de Educação em Ciências (COEDU), Douglas Falcão, físico e coordenador do Núcleo de Divulgação Científica (NUDC) e Sandra Benítez, astrônoma e bolsista PCI/MAST. O público também poderá fazer uma visita técnica nas instituições: Museu Nacional; Observatório do Valongo e MAST. A atividade acontece no último dia.

 

Contrariando a dinâmica do evento que geralmente não é pautada em um tema específico, esse ano os meteoritos aparecem em destaque. É o que diz o astrônomo Naelton Araújo, do Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.     

 

“Curiosamente, essa edição traz muitos trabalhos sobre meteoritos. Vamos ter uma sessão só sobre esses corpos celestes, um minicurso, um workshop e até uma exposição.” – revela Naelton.

 

O astrônomo aproveita para falar sobre a participação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) no evento.

 

“É a primeira vez que temos a colaboração oficial da Sociedade Astronômica Brasileira. Alguns integrantes da Sociedade Astronômica já participaram de outras edições. A diferença agora é que temos a chancela da própria SAB”.  – explica Naelton.  

 

O 20º ENAST acontece na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e é uma realização em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, Observatório do Valongo, Observatório Nacional e a Sociedade Astronômica Brasileira com apoio do CNPq.

registrado em:
Fim do conteúdo da página