Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atrações do Museu de Astronomia no CCBB

Centro Cultural Banco do Brasil recebe atrações do MAST, nas tardes de domingo de dezembro

  • Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 13h05
  • Acessos: 1293

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou atividades especiais para compor a programação de domingo nos próximos três finais de semana de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que ocupa a nova Esplanada da Candelária, centro do Rio de Janeiro, com o evento "Férias no CCBB". As atividades são dedicadas particularmente às crianças, que vão ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre ciência por meio de muitas brincadeiras.

No dia 3, o MAST oferece a oficina Voa ou não Voa, trazendo ao público um conjunto de 16 animações de curtíssima duração, onde em cada uma delas é apresentada uma situação que mostra um objeto, animal ou equipamento deslocando-se no ar. A partir das respostas, será ensinado o conceito científico do vôo por meio da construção de um foguete caseiro, feito de garrafa PET movido a um combustível misterioso.

Já no dia 10, as crianças vão aprender a ver as horas olhando para o céu noturno com a oficina Faça Você Mesmo. A atividade vai ensinar a construir o relógio do Cruzeiro do Sul, que indica as horas através da posição das estrelas. Também será explicado os movimentos da Terra, que resultam nas estações do ano e em um aparente movimento da esfera celeste.

Fechando a programação do evento, no dia 17, será possível encontrar as constelações de Orion, Escorpião e de Pegasus, na oficina Brincando com a Matemática. A criançada vai aprender a montar um Quebra Cabeças Estelar, e visualizar as constelações que estarão visíveis no céu noturno.

O tradicional Programa de Observação do Céu, também vai estar presente nos três domingos de atividades. Começando com a Observação do Sol, onde os visitantes terão a oportunidade de analisar o astro-rei de forma segura, através de projetores, filtros e telescópios especiais, permitindo a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Para finalizar o dia, tem a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, será possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela Astronomia, a ciência que o MAST presta todas as merecidas homenagens.


Programação do MAST no Férias no CCBB:

03/12 – 1° Domingo

  • Observação do Sol
  • Voa ou não Voa

10/12 - 2° Domingo

  • Observação do Sol
  • Faça Você Mesmo: Relógio do Cruzeiro do Sul
    - 1° Sessão: 14h30 às 15h30
    - 2° Sessão: 16h às 17h
  • Observação do Céu

17/12 - 3° Domingo

  • Observação do Sol
  • Brincando com a Matemático: Quebra-Cabeça Estelar
    - 1° Sessão: 14h30 às 15h30
    - 2° Sessão: 16h às 17h
  • Observação do Céu
registrado em:
Fim do conteúdo da página