Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Chamada para trabalhos - Revista Museologia e Patrimônio

A publicação eletrônica é uma importante ferramenta para a divulgação de pesquisas em artigos e relatos, e está com chamada aberta para publicação de trabalhos para o próximo ano.

  • Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 10h31
  • Acessos: 1335

A revista eletrônica Museologia e Patrimônio, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST), está aberta ao envio de textos para avaliação, no intuito de serem publicados nos dois números de 2018. Aceita contribuições de artigos científicos e relatos , além da republicação textos e documentos clássicos ou raros na área de atuação da revista.

Marcus Granato, Chefe da Coordenação de Museologia do MAST e editor da revista, afirma que a publicação é uma oportunidade de disseminar o trabalho e compartilhar reflexões, além de disseminar resumos de teses e dissertações dos programas de pós-graduação que trabalham com temas correlatos.

"A revista do PPG PMUS é uma publicação conjunta do MAST com a UniRio, disponibilizada na página do Museu. É uma revista acadêmica qualificada B1 do Quallis* da área de Comunicação e Informação. Nela, se encontram artigos com textos acadêmicos inéditos e relatos que descrevem experiências e ações práticas dentro dos museus, e no trato com o patrimônio".

O coordenador também detalhou os critérios para publicar artigos na revista: "Para artigos, há exigência de que pelo menos um doutor seja autor e os co-autores devam ser pelo menos mestres. Enquanto que no relato de experiências não, publicamos também textos que sejam de profissionais já graduados, mestres ou doutores. Ficaríamos honrados se utilizarem a revista para divulgação de suas pesquisas".

A Museologia e Patrimônio e possui as seguintes seções:

Artigos
Textos analíticos com até 25 laudas, resultantes de pesquisas científicas finalizadas ou em andamento, sobre temas na área da Museologia e do Patrimônio; desde o v.9 n.2 de 2016, em número de nove por exemplar publicado; pelo menos um autor deve possuir título de Doutor, os coautores podem ser mestres.

Relatos de experiência
Textos de até 15 laudas, que relatem experiências práticas no campo da Museologia e do Patrimônio, pelo menos um autor deve ter o título de Mestre.

Revisitando
Transcrição, tradução e republicação de textos e documentos clássicos e/ou raros nas áreas de atuação da revista.

Resumos/abstracts
Descrições sucintas (com máximo de 300 palavras, em espaço simples) de dissertações e teses de doutorado e livre-docência na área da Museologia e do Patrimônio.

Para participar da próxima edição, o interessado deve entrar no site da revista e verificar as regras e padrões para publicação. Em caso de dúvida, poderá entrar em contato com Marcus Granato por meio do email: marcus@mast.br

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

* Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página