Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MAST inaugura exposição 3D: Imprimindo o Futuro

  • Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 18h41
  • Acessos: 1350


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) abriu ao público hoje, 1º de junho, a exposição 3D: Imprimindo o Futuro. Estão em exibição mais de 100 peças que revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. Promovida em parceria com o Science Museum de Londres, a mostra já foi apresentada com sucesso na capital inglesa e na cidade de Manchester, também na Inglaterra. A entrada é gratuita. Os horários para visitação são de terça à sexta, de 9h às 17h, sábados, de 14h às 19h, e feriados, de 14h às 18h.  A mostra ficará em cartaz até 31 de janeiro de 2018.

"Para o público, é uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão 3D, que vem proporcionando uma verdadeira revolução nas ciências, na educação e nos meios de produção.", afirmou Heloisa Bertol Domingues, diretora do MAST, durante a cerimônia de inauguração, realizada ontem, 31 de maio. Também estiveram presentes Felipe Silvério Fortuna, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, representando o Ministro Gilberto Kassab, Martin  Dowle, Diretor do British Council no Brasil, representando Ian Blatchford, Diretor do Science Museum de Londres, Fernando Cosme Rizzo Assunção, Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia, entre outras autoridades.

"O MAST é o primeiro museu brasileiro a receber uma exposição concebida pelo Science Museum. A instituição captou a essência da mostra e adicionou diversos conteúdos e peças produzidas no Brasil. Espero que seja o marco de novas cooperações no futuro", disse Martin  Dowle.

Para realizar a exposição, o Museu conta com o apoio de instituições que desenvolvem a tecnologia 3D no Brasil: Instituto Nacional de Tecnologia, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Museu Nacional, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) e Plataforma Cammada.

"É notável a iniciativa do MAST de realizar uma exposição com um tema tão importante em uma época de grande contenção orçamentária, que esperamos estar superada em breve. O trabalho em conjunto com diversas instituições científicas brasileiras também foi fundamental para que pudessem ser abordadas tantas aplicações dessa nova tecnologia", explica Felipe Silvério Fortuna.

Outra boa notícia é a reabertura, também hoje, da exposição Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D, fruto de uma parceria entre o MAST e o IMPA. Apresentada em algumas instituições na França, entre elas a Universidade de Paris, a mostra revela a beleza contida em alguns conceitos revolucionários da matemática, especialmente no campo da geometrização. Para isso, combina arte e interatividade em instalações que proporcionam ao público a sensação de estar imerso em ambientes tridimensionais. As noções são descritas sem fórmulas e com o mínimo de textos.

Ambas as exposições são atividades de divulgação científica que o MAST desenvolve no âmbito do Biênio da Matemática. O Brasil sediará, em 2017 e 2018, dois grandes eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018. Para aproveitar a oportunidade e fomentar o desenvolvimento da educação no País, o Congresso Nacional proclamou 2017-2018 o Biênio da Matemática no Brasil. O MAST é um dos parceiros da iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.


Fotos da inauguração

registrado em:
Fim do conteúdo da página