Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Patrimônio da Ciência e Tecnologia

A publicação é resposta contundente ao desafio de tornar perceptível pela sociedade o lugar ocupado pelos bens culturais provenientes da ciência e tecnologia ao longo do seu percurso, no espaço e no tempo, como processo de construção identitária de um país.

  • Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 12h00
  • Acessos: 1470

A Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) organizou, em conjunto com professores do curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o livro Cadernos do Patrimônio da Ciência e Tecnologia: Instituições, Trajetórias e Valores. O objetivo é divulgar resultados de pesquisa relacionados ao tema e conscientizar a sociedade das particularidades, importância e fragilidades das práticas de preservação, dos aspectos históricos e conceituais do domínio, de gestão e de formulação de políticas sobre o contexto do legado tangível e intangível da Ciência e Tecnologia.
 
A edição é de Marcus Granato, Chefe da Coordenação de Museologia do MAST, Emanuela Sousa Ribeiro, Doutora em História e professora da UFPE, e  Bruno Melo de Araújo, Mestre em História, professor da UFPE e doutorando em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST).  São 13 capítulos distribuídos segundo uma sequência lógica, não seccionada e articulada aos temas: instituições, trajetórias e valores, elementos essenciais para a reflexão sobre o Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia. Neles, são apresentadas análises e experiências institucionais de quatro regiões do Brasil e uma de Cuba, compondo um cenário do estado da arte do Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia (PCC&T), em um espectro representativo de instituições - Universidades, Centros de Pesquisa, Escolas e Museus.

Um dos destaques da publicação é o primeiro capítulo, que versa sobre a Carta do Rio de Janeiro sobre o Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia, documento idealizado no IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia, realizado em dezembro de 2016 no MAST, e apresentado em evento realizado em julho de 2017, na mesma instituição, no Seminário “Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia: construindo políticas para novos patrimônios”.
 
O livro foi elaborado pelas mãos hábeis de pesquisadores, professores, museólogos, diretores e gestores de museus e entidades afins, de dedicação exclusiva ao tema. A publicação vai ao encontro de tudo que se relaciona ao conhecimento científico e tecnológico produzido pela humanidade em todas as áreas do saber, e foi constituído de uma coletânea de artigos resultantes de pesquisas científicas sólidas e consistentes, de debates promovidos no âmbito dos grupos de pesquisa Museologia e Preservação de Bens Culturais (MAST) e Museologia, Ciência e Informação (UFPE), no aprofundamento de suas pesquisas e experiências práticas.

Clique e acesse a publicação:

registrado em:
Fim do conteúdo da página