Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

8ª edição do Simpósio Internacional - Hiperorgânicos

Inscrições abertas para pesquisadores em arte e astronomia apresentarem trabalhos acadêmicos e artísticos no Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridização, Biotelemática e Transculturalismo

  • Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 08h00
  • Acessos: 225

Reconectar o passado e o futuro para repensar o presente por meio do diálogo e da experimentação artística. Essa é a premissa do Hiperorgânicos - Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridização, Biotelemática e Transculturalismo, que acontece de 22 a 27 de maio. Idealizado pelo Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO), o evento traz para a sua 8ª edição o tema Ancestrofuturismo, abordando a convergência estrutural entre dois domínios aparentemente contraditórios: ancestralidade e futuro.

A iniciativa visa promover debates, mesas redonda, comunicações, performances e rodas de conversa no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), além de desenvolver processos artísticos, oficinas e ações performáticas no Laboratório Aberto do Museu do Amanhã (LAA).

Coordenado pelos pesquisadores e artistas Prof. Dr. Guto Nóbrega e Profª. Dr. Malu Fragoso, sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, e com a co-coordenação da pesquisadora Fabiane M. Borges, o Simpósio tem uma abordagem artística, investigativa e  acadêmica que acontecerá em três momentos diferentes:

22 a 23 de maio no MAST: Apresentações selecionadas a partir de chamada aberta no Museu de Astronomia, com a participação de artistas, cientistas, pesquisadores e representantes de culturas ancestrais tradicionais brasileiras.

24 a 26 de maio no Museu do Amanhã: Laboratório aberto de escopo telemático por meio de servidor de dados para processos artísticos desenvolvidos no Laboratório de Atividades do Amanhã.

27 de maio: Simpósio Internacional no Museu do Amanhã

O MAST convida pesquisadores em arte e astronomia para apresentação de trabalhos acadêmicos e artísticos a realizarem as inscrições AQUI

Para mais informações sobre a formatação do resumo e artigo completo, acesse: http://www.nano.eba.ufrj.br/hiper8/formatacao

O evento também dará enfoque à cultura espacial como forma investigativa de novos modelos e discursos que motivem ações urgentes/emergentes. Por isso, vai trazer uma reflexão com uma perspectiva sobre a nossa natureza sob ângulos das biosferas, do cosmos e das ligações sutis entre o conhecimento ancestral e a mineração de dados. A ideia é fomentar experimentações artísticas interconectadas, dialógicas, sob a ótica de processos orgânicos e coerentes, inspirando novos processos criativos improváveis na forma de laboratório aberto.

As atividades do Simpósio têm o apoio do PPGAV/UFRJ - Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, CAPES, CNPq, LAMCE - COPPE / UFRJ e Superintendência de - TIC / UFRJ.


registrado em:
Fim do conteúdo da página