Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sábado no MAST - Exposições, Planetário Inflável, Observação do Céu e Exploração Espacial para maior conhecimento do universo

Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 15h03 | Acessos: 16

O público que visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), neste sábado, 16 de Junho, vai encontrar uma programação repleta de interatividade e conhecimento científico. Crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de participar de atividades que, exploram as maravilhas do nosso universo e buscam despertar o interesse da população para o estudo da Astronomia. Tudo inteiramente grátis.

Às 14h, o MAST abre as portas para o público de todas as idades. Os visitantes podem conhecer algumas das exposições em destaque "Observações do Recife Holandês", "Olhar o Céu, Medir a Terra", "Visões da Luz", "Espaço Acelerador de Partículas", "Olhar o Céu, Medir a Terra" e "As estações do Ano: Terra em Movimento".

Com as sessões do Planetário Inflável Digital, às 15h e 17h, os espectadores têm a oportunidade de observar o céu sempre limpo, faça chuva ou sol. Dentro da cúpula inflável também são levantados temas como ecologia, as fases da lua, constelações zodiacais e vida em outros planetas. Quem quiser participar desse instrumento didático tão importante para a divulgação científica, deve pegar as senhas na recepção do MAST, 30 minutos antes de cada sessão. Elas têm duração estipulada entre 20 e 40 minutos onde são apresentados diferentes roteiros, segundo o tipo de público.

A partir das 16h, entra em cena a atividade ASTROmania trazendo um tema bastante curioso e cada vez mais debatido por especialistas em todo o mundo, a exploração espacial. Uma excelente oportunidade para compreender os esforços feitos pelo homem visando explorar o espaço sideral e seus corpos celestes, resultando em incríveis avanços no conhecimento científico e a numerosas aplicações práticas na nossa vida diária. As senhas para participação na atividade começam a ser distribuídas a partir das 15h30, na recepção do Museu.

O público também pode participar da Observação do Sol, das 15h às 17h, e analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a tradicional Observação do Céu, das 17h30 às 20h, com a centenária Luneta Equatorial e o moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

SOBRE O MAST
O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, criada na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

 

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST

Rua General Bruce, 586
Planetário Inflável Digital  - 15h|17h (distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão)
ASTROmania - 16h (distribuição de senhas a partir das 15h30)
Observação do Sol - das 15h às 17h
Observação do Céu - das 17h30 às 20h
Entrada gratuita

registrado em:
Fim do conteúdo da página