Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sábado de muita interatividade e conhecimento científico

Programação conta com Exposições, Planetário Inflável, Observação do Céu e atividade  destacando a Exploração Espacial

  • Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2018, 14h10
  • Acessos: 119

O público que visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado (16), vai encontrar uma programação repleta de interatividade e conhecimento científico. Crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de participar de atividades que, exploram as maravilhas do nosso universo e buscam despertar o interesse da população para o estudo da Astronomia. Tudo inteiramente grátis.

Às 14h, o MAST abre as portas para o público de todas as idades. Os visitantes podem conhecer algumas das exposições em destaque, como "Olhar o Céu, Medir a Terra", que explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil, e "Faz Tempo", que apresenta diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos.

Com as sessões do Planetário Inflável Digital, às 15h e 17h, os espectadores têm a oportunidade de observar o céu sempre limpo, faça chuva ou sol. Dentro da cúpula inflável também são levantados temas como ecologia, as fases da lua, constelações zodiacais e vida em outros planetas. Quem quiser participar desse instrumento didático tão importante para a divulgação científica, deve pegar as senhas na recepção do MAST, 30 minutos antes de cada sessão. Elas têm duração estipulada entre 20 e 40 minutos onde são apresentados diferentes roteiros, segundo o tipo de público.

A partir das 16h, entra em cena a atividade ASTROmania trazendo um tema bastante curioso e cada vez mais debatido por especialistas em todo o mundo, a exploração espacial. Uma excelente oportunidade para compreender os esforços do homem visando explorar o espaço sideral e seus corpos celestes, resultando em incríveis avanços no conhecimento científico e a numerosas aplicações práticas na nossa vida diária. As senhas para participação na atividade começam a ser distribuídas a partir das 15h30, na recepção do Museu.

O público também pode participar da Observação do Sol, das 15h às 17h, e analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a tradicional Observação do Céu, das 17h30 às 20h, com a centenária Luneta Equatorial e o moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

O MAST fica localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão - Rio de Janeiro.


registrado em:
Fim do conteúdo da página