Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1º Concurso Cultural de Fotografia do MAST

Vencedores terão suas imagens exibidas em exposição do Museu de Astronomia e Ciências Afins

  • Acessos: 2184

Já pensou ver a sua fotografia exposta no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)? Então corre, pois ainda dá tempo de participar do 1º Concurso Cultural de Fotografia do MAST! As inscrições foram prorrogadas até o dia 22 de agosto e os interessados podem enviar imagens em 5 categorias: Acervos, patrimônio arquitetônico, céu noturno, rede social e servidores. Para concorrer, basta preencher a Ficha de Inscrição e enviar sua fotografia em formato JPG, com no mínimo 2K x 3K pixels (modo paisagem, 3K x 2K no modo retrato) e 300 dpi, a fim de garantir resolução suficiente para impressão com boa qualidade (tamanho máximo do arquivo: 12 MB). É uma oportunidade para o candidato exercitar sua faceta de fotógrafo!

A iniciativa é voltada a iniciantes e profissionais que querem divulgar seu talento por meio de uma iniciativa dinâmica e desafiadora. Com uma das mais importantes coleções de objetos de ciência e tecnologia da América Latina, o MAST é o lugar ideal para os apaixonados por astronomia e fotografia mostrarem seu olhar sobre o museu.

Os três finalistas de cada categoria terão sua imagem compondo uma exposição no MAST, que fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.

Regulamento

As fotos submetidas ao concurso devem ser enquadradas nas categorias abaixo:

  1. Acervos do MAST: imagens dos instrumentos e acessórios de ciência e tecnologia, incluindo os telescópios espalhados pelo campus, assim como livros e documentos que compõem os acervos museológico, arquivístico e bibliográfico do MAST que estiverem expostos ou acessíveis ao público até o final do período de inscrições;

  2. Céu noturno e o patrimônio arquitetônico do campus ON/MAST: imagens noturnas do campus mostrando características do céu sobre o patrimônio construído e telescópios dos pavilhões no MAST;

Obs.: As fotos desta categoria podem ser realizadas as quartas e sábados, entre as 17 e 20h, paralelamente ao programa de observação do céu para o público em geral.

  1. Contrastes entre o patrimônio arquitetônico do campus ON/MAST e a natureza: imagens diurnas ressaltando a área verde do campus ON/MAST e sua integração com o patrimônio arquitetônico.

Além disso, as imagens podem ser submetidas em duas categorias especiais:

   4.Redes sociais: as fotos concorrentes a esta categoria serão identificadas através de hashtags no Instagram e Twitter. As fotos em questão podem ser submetidas também a uma das categorias 1,2 e 3.

Obs.: As imagens desta categoria  devem ser postadas no Twitter ou Instagram com as duas hashtags #ConcursoFotografiaMast e #MuseuDeAstronomia. O usuário é livre para divulgar no Facebook, porém, tendo em vista os problemas de indexação daquela rede social, ela não será utilizada para identificar as imagens candidatas.

  1. Servidores e colaboradores: categoria dedicada àqueles que trabalham no campus ON/MAST. Portanto, servidores, bolsistas, terceirizados e estagiários do MAST, do Observatório Nacional e da Fipecq podem submeter suas imagens desde que nesta categoria.

Entre as fotos classificadas em 1º lugar nas categorias 1, 2 e 3 será escolhido o Grande Vencedor do 1º Concurso Cultural de Fotografias do MAST.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia  22 de agosto de 2018. Serão aceitas imagens produzidas a partir de 1º de janeiro de 2018.
Os nomes dos vencedores serão conhecidos no dia 28 de setembro. A divulgação pública das fotos premiadas será feita na abertura da exposição, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, a ser realizada entre 15 e 21 de outubro de 2018.

Comissão julgadora

A comissão julgadora é composta pelos seguintes profissionais:

-  Antonio Carlos de Freitas - Físico e Fotógrafo; Professor Associado do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG), Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais - LARAMG / UERJ.

- Carlos Eduardo Fairbain  - Astrofotógrafo.

- Tânia Pereira Dominici – Astrofísica; Pesquisadora da Coordenação de Museologia do MAST.

Para mais informações, entre em contato através do concursofotografia@mast.br. Clique AQUI e confira o regulamento completo. Participe!


registrado em:
Fim do conteúdo da página