Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Museu de Astronomia e Ciências Afins lança concurso de fotografia

Acessos: 198

Vencedores terão suas imagens exibidas em exposição no Museu

Já imaginou ver a sua fotografia exposta no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)? Então essa é a oportunidade perfeita! O MAST acaba de lançar o 1º Concurso Cultural de Fotografia, voltado a iniciantes e profissionais, que querem divulgar seu talento por meio de uma iniciativa dinâmica e desafiadora. São 5 categorias disponíveis para que o participante exercite sua faceta de fotógrafo: Acervos, patrimônio arquitetônico, céu noturno, rede social e servidores. Os três finalistas de cada categoria terão sua imagem compondo uma exposição no MAST, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, em outubro. Para participar, é preciso acessar o site do MAST (http://www.mast.br) e preencher o formulário de inscrição. No mesmo formulário, deverá ser anexada a fotografia concorrente.  As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 15 de agosto de 2018. Os vencedores serão comunicados do resultado até o dia 10 de setembro de 2018.

Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o MAST é o lugar ideal para os apaixonados por astronomia e fotografia mostrarem seu olhar sobre o museu. A instituição conta com uma das mais importantes coleções de objetos de ciência e tecnologia da América Latina, sendo composto por mais de 2300 instrumentos procedentes do Observatório Nacional – ON, do Instituto de Engenharia Nuclear – IEN, do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, além de doações particulares. Uma visita ao MAST, localizado no bairro imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, é um verdadeiro mergulho na história do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil e a caminhada pelo campus de 44 mil m2 que o Museu compartilha com o ON leva o visitante a um passeio entre cúpulas e lunetas que foram usadas por muitos cientistas para estudar o céu. O seu conjunto arquitetônico, assim como a maior parte de seu acervo museológico, constitui patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.

Categorias
As fotos submetidas ao concurso deverão ser enquadradas nas seguintes categorias:

  1. Acervos do MAST: imagens dos instrumentos e acessórios de ciência e tecnologia, incluindo os telescópios espalhados pelo campus, assim como livros e documentos que compõem os acervos museológico, arquivístico e bibliográfico do MAST que estiverem expostos ou acessíveis ao público até o final do período de inscrições;
  2. Céu noturno e o patrimônio arquitetônico do campus: imagens noturnas do campus mostrando características do céu sobre o patrimônio construído e telescópios dos pavilhões no MAST. As fotos poderão ser feitas às quartas-feiras e sábados, entre as 17h e 20h, paralelamente ao programa de observação do céu, que o MAST realiza semanalmente para o público em geral
  3. Contrastes entre o patrimônio arquitetônico do campus e a natureza: imagens diurnas ressaltando a área verde do campus  e sua integração com o patrimônio arquitetônico.

 Além disso, as imagens podem ser submetidas em duas categorias especiais:

  1. Redes sociais: as fotos deverão ser identificadas através das hashtags #ConcursoFotografiaMast e #MuseuDeAstronomia no Instagram e Twitter. As imagens também podem ser submetidas a uma das categorias 1,2 e 3.

Obs.: O usuário é livre para divulgar no Facebook, porém, tendo em vista os problemas de indexação daquela rede social, ela não será utilizada para identificar as imagens candidatas.

  1. Servidores e colaboradores: categoria dedicada àqueles que trabalham no campus MAST/ON, que somente poderão submeter suas fotografias nesta categoria.

A comissão julgadora será formada pelo físico e fotógrafo Antônio Carlos de Freitas (Professor Associado do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) e do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais - LARAMG / UERJ), pelo astrofotógrafo Carlos Eduardo Fairbain, e pela astrofísica Tânia Pereira Dominici, Pesquisadora da Coordenação de Museologia do MAST.

Premiação
Os três finalistas de cada categorias terão suas fotografias apresentadas numa exposição que o MAST apresentará durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 15 e 21 de outubro.   Além da participação na exposição, serão distribuídos certificados, livros, entre outros  prêmios. Entre as fotos classificadas em 1º lugar nas categorias 1, 2 e 3 será escolhido o Grande Vencedor do 1º Concurso Cultural de Fotografias do MAST, que ganhará um telescópio Galileoscope.

registrado em:
Fim do conteúdo da página