Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A colaboração entre museus: ações culturais e escola

A Mesa-redonda faz parte do projeto Museu de Ideias – a educação em debate, voltado a disseminar conhecimentos e discutir questões que envolvem as práticas educativas em museus

  • Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 07h55
  • Acessos: 260

Com o propósito de apresentar pesquisas e relatos de experiências no âmbito da educação museal e contribuir com as reflexões teóricas que permeiam as práticas educativas em museus na atualidade, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza no próximo dia 17, a mesa redonda A colaboração entre museus: ações culturais e escola.

A iniciativa faz parte da programação da 10ª edição do projeto Museu de Ideias – a educação em debate, que este ano elegeu como tema central o “Trabalho colaborativo em museus”. Visa promover a socialização dos conhecimentos produzidos e provocar o debate e a reflexão acerca dos múltiplos dilemas que envolvem o segmento, em suas ações teóricas e práticas mais recentes. O evento acontece às 14h no Auditório do prédio anexo do MAST, e tem como tema central a colaboração entre museus na promoção de suas atividades educativas, abordando seus desafios e perspectivas.

Confira abaixo os temas e os palestrantes da mesa redonda:

Conhecendo a Cidade Entre Museus

Palestrante: Laura Taves
Gerente de Desenvolvimento de Público e Relações Comunitárias do Museu do Amanhã

Entre os museus há uma cidade. Com o objetivo de estimular a visitação dos jovens moradores da região portuária do Rio a espaços dedicados à cultura, o Museu do Amanhã, através do projeto Entre Museus, convida seus vizinhos para um passeio pelas artes e pela ciência, reconhecendo a cidade e expandindo o seu conhecimento.

Projeto Escola e Museu: Lugar de Encontros, Interlocuções, Práticas Colaborativas e Protagonismos

Palestrante: Carlos Miguez
Coordenador do Programa de Educação da Casa Museu Eva Klabin

Abordar a relevância do projeto mediante a criação de uma rede de trabalho colaborativo entre três instâncias – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, museus e escolas – e a preocupação com a elaboração de proposições que exercitem o protagonismo e as reverberações das ideias e ações.

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristovão

Palestrante: Omar Martins
Membro da equipe da Coordenação de Educação em Ciências - COEDU/MAST e Coordenador do programa Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão

O programa é uma proposta de trabalho colaborativo entre cerca de dez instituições que fazem parte de um circuito histórico, científico e cultural no bairro Imperial de São Cristóvão. Sua realização conta com ônibus circulando gratuitamente, bilheterias franqueadas e ações educativas para toda a família. Abordaremos os diversos aspectos que envolvem a organização desse evento. As dificuldades, desafios e conquistas ao longo dos seus dez anos de atuação.

O Museu de Ideias é um projeto organizado a partir de ciclos de palestras e contempla museus inseridos em diferentes modelos conceituais, organizado, em parceria, pelas seguintes instituições: “Museus de Ciências”, “Museus Históricos” e “Museus de Arte” e ocorre uma vez a cada semestre. A iniciativa é uma parceria entre o MAST, Museu da Chácara do Céu, Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu Nacional (MN) e o Museu da Vida (MV-COC/FIOCRUZ).


registrado em:
Fim do conteúdo da página