Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Problemas urbanos do Rio de Janeiro em debate

  • Acessos: 520

No próximo dia 15 de agosto, às 14h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá realizar a palestra "Novos modelos urbanos para uma cidade em transformação: a engenharia civil e a medicina social na resolução de problemas urbanos da cidade do Rio de Janeiro no século XIX". A programação faz parte do evento acadêmico Encontro com a História em parceria com o grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação.

A palestra será ministrada por Bruno Capilé, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante da Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do MAST. O debate vai abordar o aumento da população do Rio de Janeiro em meados do século XIX, resultando em uma nova configuração da cidade e ocasionando uma série de novos problemas urbanos. Nesse contexto, surgem a Engenharia Civil, em contraposição à militar, e a Medicina Social, áreas que forneceram teorias científicas e foram as bases para repensar a cidade, através de novos planos urbanísticos.

O evento acontece no Auditório do Prédio Anexo, e terá transmissão ao vivo pelo site www.mast.br e pela página do museu no Facebook.


registrado em:
Fim do conteúdo da página