Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Congresso Internacional de Matemáticos

Museu de Astronomia preparou uma série de atividades para o público que vai participar do primeiro Congresso Internacional de Matemáticos realizado no hemisfério sul

  • Acessos: 479

Como tornar a Matemática mais global, mais conhecida e difundida em todo o planeta? Esse é um dos temas do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), que acontece de 1 a 9 de agosto de 2018, no Centro de Convenções Riocentro. A iniciativa visa criar e disseminar a pesquisa matemática no Brasil, e oferece um programa de atividades especialmente criado para o público, incluindo exposições matemáticas, oficinas, jogos e palestras públicas de pesquisadores e comunicadores de renome.

E o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai estar presente no evento com uma série de atrações para os participantes do Congresso conhecerem um pouco das atividades desenvolvidas na instituição. Um dos destaques é  a oficina Brincando com a Matemática que, de maneira divertida, mostra problemas matemáticos que aguçam o raciocínio lógico por meio de enigmas e segredos. Com brincadeiras para todas as idades, a oficina revela como a matemática é importante tanto na solução de questões de nosso dia a dia quanto na prática científica. Confira abaixo todas as atrações do MAST ao longo do ICM2018:

  • Dia 03/08 (sexta) - Brincando com a matemática: Oficina que brinca com as formas geométricas e aguça o raciocínio lógico com enigmas, segredos, Torres de Hanói e uma divertida estratégia com o jogo da velha
  • Dia 6 (segunda) - Oficina Cartografia e Crianças: Participantes podem utilizar sua criatividade para criar mapas por meio de recortes, desenhos e pinturas
  • Dia 7 (terça) - Brincando com a ciência e Laboratório de Inovação em Recursos Educacionais:  Conheça como são elaboradas as atividades de educação científica no MAST e conheça o famoso Desconfiômetro de Óculos, um aparelho que testa a proteção dos óculos de sol e de grau dos visitantes.
  • Dia 8 (quarta) - Oficina sobre rotação do sol: O público vai poder analisar imagens do Sol obtidas com o telescópio Espacial Soho e a partir de evidências, calcular o tempo em que o astro-rei leva para dar uma volta em torno de si mesmo.
    - Análise de fungos em celulares: A ideia é verificar se as telas dos telefones celulares precisam de limpeza mais periódica, em função dos fungos que possam estar presentes na tela. Isso se deve ao fato dos aparelhos estarem em contato permanente com o rosto, dedos sujos, bancadas, saliva, etc... As medições são feitas na hora e os resultados com imagem enviados em até 72h por email.

O ICM2018 não só preservará o alto nível científico, mas também vai colaborar para uma nova era de progresso e visibilidade para a Matemática no Brasil e outros países em desenvolvimento.


registrado em:
Fim do conteúdo da página