Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Traga seu pai para o Sábado no MAST!

Oficina de culinária, exibição de filme com palestra sobre o tempo, observação do céu e muitas exposições interessantes para pais e filhos

  • Acessos: 882

Neste sábado (11), véspera do Dia dos Pais, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou um ambiente de interação, exploração e muito conhecimento. São atividades gratuitas voltadas para pais e filhos se divertirem com experiências culinárias, exposições e observação do céu através de telescópios.

Toda criança adora brincar com massa de modelar. Agora imagina se elas mesmas criarem a sua própria massinha para comer? Pois, a partir das 15h, a receita do Cozinhando com a Ciência deste sábado vai mostrar que, com ingredientes do nosso dia-a-dia, é possível fazer uma massinha de modelar comestível. A brincadeira também vai ensinar como construir planetas enquanto se conhece um pouco sobre as estrelas e o nosso Sistema Solar! Depois todo mundo vai poder devorar seus próprios astros do Universo! Venha curtir essa delícia!

Também a partir das 15h, quem trouxer os óculos de sol ou de grau vai descobrir se eles realmente estão protegendo os olhos! A oficina Serve ou não serve? vai testar os óculos com o aparelho Desconfiômetro.  Além do resultado, o público vai conhecer as dicas sobre como se proteger dos raios nocivos do sol.

E que tal levar o papai para curtir um cineminha? Arte e conhecimento se unem às 15h30 no Cine Ciência, que traz nesta edição o filme Maravilhas do Universo: Destino, contando sobre a natureza do tempo e explorando seus ciclos que definem as vidas dos humanos na Terra, comparando à escala cósmica. E para debater sobre o tema, teremos a palestra de Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da UFRJ, e de Maria Esther Alvarez Valente, historiadora do MAST. Eles vão falar como alguns povos antigos desenvolveram seus calendários, e como a vida na Terra está destinada a chegar ao fim junto com o próprio planeta, acompanhando o inevitável destino do Universo determinado pelo tempo.

Também é uma oportunidade de passar a tarde conhecendo o astro-rei com a Observação do Sol, atividade realizada por meio de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu,  que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

O público também pode visitar todas as mostras em exibição no MAST, a exemplo da Exposição Faz Tempo, criada a partir de uma pesquisa que identificou o alto nível de relevância atribuído à noção de tempo. A mostra conta de maneira criativa e interativa, como o tema está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, músicas, e poesias. É uma oportunidade de conhecer um ‘extraterrestre’ de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra. Um verdadeiro testemunho do tempo!

O MAST e o Observatório Nacional (ON) dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico, além do acervo (tombado como patrimônio) e parte de suas instalações no Campus. As instituições compartilham também a história da ciência e da tecnologia, valorizando as práticas, a produção e a circulação do conhecimento. E o ON também vai ser parceiro neste dia especial voltado aos pais! A instituição oferece ao público o Sábado Astronômico, uma visita guiada à luneta de 46 cm de diâmetro, o maior telescópio refrator do Brasil. Das 14 às 17h, os visitantes vão poder bater papo com um astrônomo Marcelo Borges Fernandes, da área de Astrofísica Estelar, e conhecer as histórias, especialidades e curiosidades sobre o telescópio, instalado no ON em 1922.

Os eventos são gratuitos!
Para participar da oficina Para participar da oficina Cozinhando com a Ciência - Massinha de Modelar Comestível é preciso retirar senhas na recepção do MAST. Serão distribuídas 30 senhas a partir das 14h


registrado em:
Fim do conteúdo da página