Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sábado de diversão com ciência no Museu de Astronomia

São várias atividades gratuitas, como Planetário, oficina de experiência científica e observação do céu em telescópios

  • Acessos: 334

Adultos e crianças têm diversão garantida para o próximo sábado (18) no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). São várias atividades gratuitas para o visitante conhecer um pouco mais sobre ciência e se divertir com atrações que vão desde Planetário Inflável, até a realização de oficina de astronomia com experimento científico utilizando garrafas pet que mostram a cor do céu dos planetas.

Para começar, que tal conhecer as principais características do sistema solar, debater sobre exploração espacial e vida em outros planetas dentro de uma cúpula? Pois às 15h tem Planetário Inflável, uma das atrações de maior sucesso no MAST, onde o público vai poder ver as projeções do céu, observando e entendendo os movimentos celestes, e conhecendo as constelações mitológicas. Será possível entender o movimento aparente das estrelas, o Cruzeiro do Sul e a sua utilização para localizar os pontos cardeais terrestres.

Também às 15h, o público vai poder se divertir com Jogando com a Ciência, uma atividade feita para quem adora jogos de celular. Com a brincadeira Labirintos Óticos, os participantes terão o desafio de atingir alvos usando laser e espelhos. A iniciativa ajuda a entender como aplicativos de smartphones podem ajudar na aprendizagem de ciências. Ah, e os participantes poderão levar o jogo para casa!

Já às 16h é hora de  conhecer os segredos sobre a cor do céu dos planetas na oficina AstroMania. Com o tema Cores do céu da Terra e de outros mundos, o público vai compreender o motivo de o céu da Terra ser azul e o da Lua, preto. E qual será a cor do céu de Marte? Só vai descobrir quem vier ao MAST! Para participar desta atividade, pedimos que o público traga uma garrafa pet de 2 litros vazia, pois será nela que será possível levar para casa esse experimento curioso!

Também haverá a Observação do Sol, onde os visitantes vão poder analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

E não é só isso. Os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar as interessantes exposições permanentes do Museu, a exemplo da mostra Olhar o Céu, Medir a Terra, que apresenta Instrumentos que permitiam medir as alturas dos astros como os astrolábios, quadrantes, balestilhas e a bússola; e eram utilizados para confeccionar cartas náuticas como compassos e réguas.

Os eventos são gratuitos. Para algumas atividades é preciso retirar senhas na recepção do MAST. Segue abaixo o horário para cada uma delas:

- Planetário Inflável - 30 senhas disponíveis para cada sessão a partir das 14h
Jogando com a Ciência: Labirintos Óticos - Serão realizadas 3 sessões de 30 minutos Senhas serão distribuídas antes de cada sessão
- Astromania: Cores do céu da Terra e de outros mundos - 35 senhas disponíveis a partir das 15h30


registrado em:
Fim do conteúdo da página