Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tá dando onda no Universo!

  • Acessos: 127

Há 100 anos a Teoria da Relatividade de Albert Einstein indicava a existência do "som do universo", furtivas ondulações no espaço-tempo resultantes da colisão de dois buracos negros. Porém, o maior físico do mundo não imaginava que essas ondas gravitacionais pudessem ser vistas da Terra, já que a longa distância de sua origem seria imperceptível ao chegar em nosso planeta. Entretanto, em 2016, astrônomos americanos detectaram esse fenômeno físico de forma visível, inaugurando uma nova era da astronomia.

Após a medição das primeiras ondas gravitacionais, outros eventos de colisão de objetos astrofísicos foram medidos e publicados. E para quem quer entender uma nova maneira de observar o Universo, às 16h a oficina AstroMania traz o tema "Tá dando onda no universo!" para contar sobre esse fenômeno e explicar um pouco sobre os buracos negros, movimento dos astros, como planetas e estrelas. E não é só isso! O público vai realizar experimentos científicos com a ajuda especial do físico e professor Dr. Luiz Pinheiro, do Departamento de Eletrônica Quântica da UERJ, que vai explicar e demonstrar como as ondas gravitacionais foram detectadas. Assim, o público presente poderá 'surfar' nas ondas do espaço-tempo!

Para participar da atração é preciso retirar senhas na recepção do MAST. São 35 senhas disponíveis a partir das 15h30. Essa é uma das atividades desenvolvidas para a programação do Sábado no MAST.


registrado em:
Fim do conteúdo da página