Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda > Uncategorised > Brincando com a Matemática
Início do conteúdo da página

Ciclo de Palestras

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 13h02 | Acessos: 7263

Dia: 02/06/18
Público alvo
: adultos jovens e crianças
Local: auditório do prédio sede
Número de participantes: 30
Quando acontece:
1º sábado - 15h

Especialista apresenta uma pesquisa que está sendo desenvolvida e estimula o público a participar de um debate sobre o tema, envolvendo, nessa atividade especialistas, curiosos e quem pretende dar os primeiros passos neste campo da ciência. Um encontro entre especialistas, iniciados e curiosos.

Tema da palestra
Colisões e interações: Entendendo a matéria visível e a matéria escura


Palestrante
Márcia Begalli

Resumo
Você sabia que enquanto você está assistindo uma palestra ou correndo pela orla da praia há bilhões de pequenas partículas atravessando seu corpo? E sabia que muitas dessas partículas podem vir desde muito longe, desde lugares que se formaram quando o Universo era muito jovem?

Junte-se a nós nesse sábado, 2 de junho, em uma viagem fascinante para saber mais sobre tais partículas, chamadas neutrinos, e outras que constituem a matéria. Durante a viagem “visitaremos” o Grande Colisor de Hadrons, LHC em inglês. Nele, colisões entre partículas são geradas a alta velocidade, permitindo compreender porque o Universo é “daquele jeito”. Vamos saber também como são identificadas as diferentes classes de partículas e da existência de objetos exóticos como as anti-partículas. Conheceremos o experimento ATLAS, um complexo de instrumentos de alta tecnologia com que os cientistas vão conseguir explicar melhor a relação que há entre a gravidade, a força que permite a existência de planetas, estrelas e galáxias, com as forças dentro dos átomos, que permitem a existência da matéria.

Veremos de perto as colisões de prótons de alta energia, que geram buracos negros microscópicos. Também aprenderemos mais sobre a Matéria Escura, um dos conceitos mais exóticos da Astrofísica atual e um dos escopos da pesquisa do experimento ATLAS.

- Haverá distribuição de senhas para participação na atividade.
- A distribuição será feita a partir das 14h30 na recepção do Museu.
- São 30 senhas no total.

Mini currículo
Possui graduação em Bacharelado (1979) e em Licenciatura (1980) em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1982) e doutorado em Física pela Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule - Aachen (1989), Alemanha. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha com Fisica de Altas Energias, participando atualmente do experimento Dzero, no Fermilab e do experimento ATLAS, no LHC, CERN. Realiza o Masterclass-Hands on Particle Physics, dirigidas para alunos de ensino médio, em colaboração com o Grupo Internacional de Popularização da Física de Partículas, IPPOG em inglês,  com outros pesquisadores brasileiros, sendo a responsável nacional em conjunto com Prof. Dr. Vitor Oguri, também da UERJ.

 




Voltar

Fim do conteúdo da página