Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda > Uncategorised > Brincando com a Matemática
Início do conteúdo da página

Cine Ciência

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 16h51 | Acessos: 9502

Dia: 09/06/18
Público alvo:
adultos e jovens
Local: auditório (prédio anexo)
Número de participantes: 70

A relação entre a arte do cinema e a ciência tem resultado em bons e instigantes filmes. E é para discutir essa relação que o Cine ciência tem como foco o conteúdo científico de obras cinematográficas. A cada edição um novo filme é apresentado e debatido entre por quem entende de cinema, ou gosta de ciência e adora esse gênero de filme.

Tema: O Imperador da Antártida e a sua jornada pela sobrevivência
Filme: A Marcha dos Pinguins

França, 2006. | 85 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: 12 anos

Resumo
A Antártida é sem dúvida um dos locais mais inóspitos do nosso planeta. Cheio de mistérios e encantos, o continente gelado apresenta paisagens tão estonteantes que fascinam e despertam a curiosidade e a imaginação das pessoas. As condições climáticas extremas, entretanto, fazem do continente um local pouco convidativo para se viver. Mas o desejo de se compreender esta região supera as adversidade climáticas. Muitas expedições já foram realizadas, onde bases de investigação científica são instaladas para que pesquisadores possam realizar os mais diversos estudos. O conhecimento adquirido nos ajuda a elucidar os mistérios do continente, e pode nos fazer compreender melhor o planeta Terra como um todo. Apesar de não ser um local adequado para o ser humano viver, a Antártida não é completamente inabitada. Há, por exemplo, um belo ser vivo que, mesmo a custos altíssimos, precisa passar pelas terras geladas para se reproduzir. É o que acontece com o pinguim imperador, que em determinada época do ano percorre centenas de quilômetros numa jornada em busca do seu local de reprodução. No Cine Ciência de Junho vamos explorar a Antártida através do filme vencedor do Oscar de Melhor Documentário, A Marcha dos Pinguins, que mostra a jornada do pinguim imperador para se reproduzir e sobreviver frente às condições extremas do continente antártico.

Após a exibição do filme teremos um debate com especialistas que nos contarão mais detalhes e poderão elucidar as questões do público.


Fim do conteúdo da página