Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > MAST realiza Semana de Astronomia com o tema “A Luz que vem do Cosmos”
Início do conteúdo da página

MAST realiza Semana de Astronomia com o tema “A Luz que vem do Cosmos”

03 a 08 de novembro
O evento reúne atividades que visam explicar como a luz é usada para estudar o universo, aumentar a conscientização humana para o problema da poluição luminosa e celebrar o centenário da publicação da Teoria Geral da Relatividade Geral.

  • Criado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 18h11
  • Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 18h11
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 15h28

convite

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove, de 03 a 08 de novembro, a vigésima terceira Semana de Astronomia (SEMA) com atividades orientadas dentro da temática “Luz Cósmica” que darão continuidade às comemorações do Ano Internacional da Luz 2015 no Brasil - iniciativa que busca ressaltar a todos a importância da luz e das tecnologias ópticas em suas vidas, para seu futuro e desenvolvimento da sociedade.

Com o tema “A Luz que vem do Cosmos”, a Semana de Astronomia oferece, aos visitantes do MAST, atividades que visam explicar como a luz é usada para estudar o universo, aumentar a conscientização humana para o problema da poluição luminosa e celebrar o centenário da publicação da Teoria Geral da Relatividade Geral de Einstein.

Haverá observação telescópica noturna do céu com a participação do grupo de astrônomos amadores NGC51 no final de semana; observação do Sol; visitas orientadas pelo campus do MAST; sessões de planetário; oficina de Espectroscopia e visitação ao “Espaço Espectroscopia”; demonstração sobre a Teoria da Relatividade Geral; e palestra sobre a natureza da luz nas observações astronômicas.

Veja aqui a programação completa da XXIII Semana de Astronomia do MAST.

A XXIII Semana de Astronomia foi organizada pela Coordenação de Educação em Ciências (CED) do MAST.

A XXIII SEMA está cadastrada como evento oficial do Ano Internacional da Luz 2015.

Saiba mais informações sobre o Ano Internacional da Luz 2015 nos links abaixo:
http://www.luz2015.org.br/
http://www.light2015.org/Home.html

A Semana de Astronomia do MAST

A Semana de Astronomia do MAST é um evento anual de popularização da ciência que teve sua primeira edição em 1993 com o objetivo de discutir temas básicos de astronomia e apresentar as mais recentes descobertas na área, bem como explorar as diferentes formas de divulgação científica nesse campo, aproximando a ciência dos cidadãos. Em todas as suas edições procurou dirigir suas atividades a um público amplo, composto por crianças, jovens e adultos.

As Semanas de Astronomia se estruturam em torno das seguintes atividades: palestras, oficinas, dirigidas ou para o público jovem e adulto, ou para o público infantil, observação do céu e, eventualmente, projeções de filmes e vídeos, e mini-cursos. Desde 2002, o evento passou a ser temático, direcionando a maioria de suas oficinas e palestras a um tópico escolhido pelos membros da coordenação de educação em ciências. Alguns dos temas já desenvolvidos foram: Química na Astronomia (2011), Vida no Universo (2007), Astronomia e Arte (2005), A Astronomia na Obra de Monteiro Lobato (2002).

registrado em:
Fim do conteúdo da página