Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Visita de Grupos
Início do conteúdo da página

Visita de Grupos

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 16h21 | Acessos: 236

Escolas, instituições culturais, científicas, sociais e esportivas; grupos profissionais, organizações e empresas são recebidos no MAST com uma programação especial, que inclui: visita guiada às exposições, às antigas cúpulas de observação do céu, à Biblioteca Henrique Morize, às construções históricas existentes no campus, que são patrimônio do Rio de Janeiro e a parte do acervo de instrumentos científicos do Museu.

Para agendar visitas de grupos entre em contato com o Núcleo de Público.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone  (21) 35145229

Visita Escolar Programada

Orientações ao professor

A Visita Escolar Programada (VEP) é um programa voltado para grupos escolares que visitam o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) de 3ª a 6ª feira. Os grupos devem ter, no máximo, 50 pessoas. O agendamento destes grupos pode ser feito para visitas orientadas ou visitas livres.

Visitas orientadas:

  • Contam com a presença de um mediador/a do MAST.
  • Duração de cerca de 2h30m.
  • Constituída por dois momentos: orientado (com mediador/a) e não orientado.
  • É obrigatório que o professor ou coordenador pedagógico que acompanha os alunos na visita, tenha participado do Encontro de Assessoria ao Professor (EAP).
  • Não podem ser agendadas para grupos que contratam serviços de profissionais especializados, como guias de turismo escolar.

Visitas livres:

  • Os mediadores do MAST não participam das visitas livres.
  • A organização das visitas fica a critério dos responsáveis pelo grupo no período agendado.
  • Podem ser agendadas para grupos que contratam serviços de profissionais especializados, como guias de turismo escolar.

Agendamento:

  • Pelo telefone (21) 3514-5229 com ALAN (Núcleo de Público) ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Também é possível obter informações pelo site www.mast.br .
  • Durante o agendamento, o responsável pelo grupo deverá informar se deseja a visita orientada ou livre. Será enviado um e-mail de confirmação do agendamento. É necessário ter realizado o EAP até a data da visita para contar com a presença do mediador..
  • Será realizado com antecedência, contato por telefone para confirmação da visita. Neste momento, em caso de visita orientada, deverá ser informada a opção de trilha escolhida: "Onde Vivemos?" ou "Por onde vamos?".
  • Em caso de cancelamento, pede-se informar por e-mail ao ALAN, responsável pelo agendamento, logo que possível.


Horários:
 

3ª a 6ª feira

Manhã

Tarde

Com mediação (Visita orientada)

9h30

14h

Sem mediação (Visita livre)

10h

14h30

Não há agendamento para visitas aos finais de semana.


Acesso ao Campus MAST:

                Os grupos devem subir pelas escadas. Caso algum(s) visitante(s) tenha ou esteja com dificuldades de locomoção, solicitar ao vigilante para subir pelo elevador.

Alimentação:

                O MAST dispõe de uma lanchonete, o Café das Estrelas, para a compra de lanches. Ao lado, há um espaço coberto, com mesas e cadeiras, que também pode ser aproveitado para refeições trazidas pelos grupos. Ao realizar refeições no campus, atente para o lixo gerado, que deve ser recolhido e dispensado nas lixeiras próximas à lanchonete. Não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas dentro do museu.

Material disponível no Google Drive:

  • Material de apoio para aprofundamento sobre as temáticas abordadas no MAST
  • Sugestões de atividades para antes e depois da visita ao museu.

Link: https://drive.google.com/open?id=0B9w28VYpAxOeUHdNZ1A3SUx2Tjg

Sugestões para uma visita mais proveitosa:

  • Informe seus alunos sobre as regras a serem respeitadas no museu, como não usar flash ou ingerir alimentos e bebidas nas exposições.
  • Em conversa informal, deixe claro para os alunos quais são os objetivos da visita ao museu. Isto amplia as possibilidades da visita provocar questionamentos, curiosidade e outras emoções que levem os alunos a refletir sobre a temática das exposições.
  • Evite a realização de testes ou provas sobre a visita. Isto pode deixar os alunos tensos e preocupados com a avaliação, não lhes permitindo desfrutar amplamente da experiência oferecida no espaço de educação não formal.
  • Permaneça junto a seus alunos, ficando atento às questões deles e levantando outras que favoreçam a exploração do acervo da instituição para que os objetivos da visita sejam alcançados. Sua participação junto ao grupo independe da presença dos mediadores do MAST.
Fim do conteúdo da página