Janeiro | 2017 • Boletim Mensal • 43ª edição

Caro leitor,


DIAS DE LUZ, FESTA DE SOL

Em janeiro, tempo de férias e de verão com sol a pino, uma excelente programação é visitar a exposição "Visões da Luz", que nos leva a surpreendentes descobertas sobre diversos aspectos da luz, elemento essencial à nossa vida: "Toda luz natural que temos provém do Sol. E o Sol é uma estrela, e sem estrelas não há luz. E sem luz e sem olhos não há o que ver, não há cores nem formas".

A luz é uma onda magnética que nos fornece energia e informação, e nesta mostra você vai conhecer de onde ela vem, como ela define o nosso tempo, a sua influência sobre tudo o que fazemos, no que acreditamos, produzimos e criamos, em apresentações divididas em temas, como: "A luz que chega do Universo", "O big bang", "A luz e a arte", A luz e a mitologia", "Ondas", "Registros de luz", e expõe também antigas lunetas, microscópios e outros instrumentos científicos que fazem parte do acervo do MAST.

Vale a pena também conferir este mês no Museu as seguintes exposições: "Olhar o céu, medir a terra", "Fotografia, ciência e arte", "Faz tempo", ”As estações do ano: a Terra em movimento". O MAST funciona de terça a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados das 14 às 18h.

Veja também nesta edição: MAST empossa novos membros de seu Conselho Técnico-Científico; O acervo do engenheiro João Augusto Maia Penido agora faz parte da coleção do MAST; Lançadas no final de dezembro duas novas publicações: os Anais do IV Seminário de Preservação de Patrimônio Arqueológico e os Anais do IV Seminário Internacional de cultura Material e Patrimônio de ciência e Tecnologia; A minuta do Plano Diretor da Unidade 2017-2020 está disponível na intranet para consultas e sugestões até o dia 31 de janeiro; O Brasil recebeu um prêmio inédito na 10ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica: a medalha de bronze por equipe; No Papo de Cúpula a conversa é com o web designer Gustavo Mamede. Ele confessa que a beleza do MAST é a principal fonte de inspiração para a criação de seus trabalhos; O movimento diurno dos astros é o assunto de nossa Ficha de Astronomia deste mês; Popularização da Ciência: MAST envolve cerca de 60 mil pessoas em atividades de Divulgação Científica.

Arquivo InforMAST
Base de dados MAST
Plano Diretor da Unidade 2017-2020 será concluído em março

Minuta do documento final está disponível para sugestões até 31 de janeiro.

MAST lança anais de seminários sobre patrimônio

Publicações estão disponíveis gratuitamente no site do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Empossado novo Conselho Técnico-Científico do MAST

Em reunião realizada em seguida à posse, colegiado debateu estratégias a serem adotadas nos próximos anos.

Coordenador das Unidades de Pesquisa do MCTIC visita o MAST

No dia 6 de dezembro, Luiz Henrique Borda conheceu de perto a estrutura de funcionamento do Museu.

Acervo Maia Penido é entregue ao MAST

Entre 1947 e 1956, João Augusto Maia Penido foi responsável por obras como o Túnel Rebouças.

Estudantes são medalhistas na X IOAA

Brasil termina a Olimpíada Internacional entre os 10 países com melhor resultado.

Popularização da ciência: 60 mil pessoas envolvidas em 2016

Ao longo do ano, o Museu realizou 785 eventos com o intuito de despertar o interesse pela ciência.

PAPO DE CÚPULA
Gustavo Mamede | Web Designer

"Lugar bonito para inspirar trabalhos criativos é o que não falta aqui no Museu", revela Gustavo Mamede, designer que há seis anos é responsável pelo site da instituição.

"Sempre quis ter uma profissão ligada à arte. Gostava de desenhar, de quebra-cabeças, de brinquedos de montar. Meu foco era trabalhar em algo que pudesse envolver minhas paixões de infância", afirma. Em 2004, Gustavo concluiu o curso de Desenho Industrial na Universidade Gama Filho, com especialização em Programação Visual. "O web design ainda estava surgindo e, na faculdade, o assunto era apenas pincelado em algumas aulas. Mas foi o suficiente para eu enxergar um caminho novo", conta. Interessado em aprender mais sobre a área, Gustavo concluiu, em paralelo com os últimos períodos da faculdade, um curso técnico de um ano e meio voltado apenas para web design.

Logo após a formatura, teve uma experiência de seis meses em uma agência publicitária carioca. Insatisfeito, decidiu sair e criar sua própria empresa. Durante cinco anos, ofereceu serviços de papelaria, embalagens, criação e hospedagem de sites. "Mas a empresa não foi tão bem quanto eu imaginava e, em março de 2011, decidi aceitar o desafio de trabalhar no MAST", lembra. Gustavo participou da reformulação total do site da instituição, que tornou-se mais moderno e eficiente. "O processo levou cerca de um ano e o lançamento da nova página aconteceu em maio de 2012. Tenho muito orgulho do resultado final", comemora. O designer permanece sendo responsável pelas mudanças e atualizações do layout da página.

Torcedor do simpático time do América, tradicional clube tijucano, Gustavo é um dos funcionários mais queridos do Museu. "Todos me tratam muito bem. O que faço é retribuir esse carinho com muita gentileza, educação e bom humor", ensina. No MAST, Gustavo diz se sentir a vontade para criar e realizar seu serviço. "Quando estou sem ideias, tenho a liberdade de sair da sala e me inspirar no visual incrível do Museu. Eu adoro trabalhar aqui", conclui.

A CIÊNCIA QUE EU FAÇO

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Ivanildo Hespanhol

Ivanildo fala sobre formas de modernização dos sistemas de distribuição de água em grandes regiões metropolitanas. Segundo o pesquisador, o Brasil já possui tecnologia para transformar esgoto em água potável, muitas vezes de melhor qualidade do que a consumida atualmente. Conheça também o primeiro projeto para implementação de sistemas de reúso de água para distribuição pública da América do Sul, desenvolvido em Campinas.

Assista outros depoimentos no site: http://www.acienciaqueeufaco.org/

ASTRONOMIA
Observando o MAST

Na edição de janeiro, a coluna destaca um instrumento que engloba representações celeste dos dois hemisférios. A esfera do céu em miniatura é um belíssimo exemplar do fabricante inglês C. Baker. Usado nos estudos de identificação de astros, o instrumento pode ser visto no acervo visitável do Museu de Astronomia.
Leia mais...

Céu do Mês
Ficha de Astronomia

Movimento Diurno dos Astros

Nessa ficha, trata-se do movimento diurno, um movimento aparente dos astros no céu.
Leia mais...

VISITANDO O MUSEU

Exposições no MAST

O Museu oferece várias exposições gratuitas para o visitante conhecer a ciência e os progressos da tecnologia e inovação.
Leia mais...

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Helena Beltrão
Andréa Machado

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / Colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso • Bruna Aguiar

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5209
atendimento@mast.br
www.mast.br