Abril | 2014 • Boletim Mensal • 10ª edição

Caro leitor,

Nesta edição do Portal InforMAST, você verá no Papo de Cúpula, um assunto muito importante para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST): a divulgação científica. Amannda Amorim, Chefe de Serviços Educacionais da Coordenação de Educação em Ciências, fala um pouco de sua experiência em eventos de divulgação e popularização da ciência da instituição.

Vale a pena conferir os eventos que acontecerão no mês de abril. O início do Projeto Museu de Ideias - 2014, notícias sobre o filme documentário Fragmentos de Paixão (primeiro filme de raios feito no Brasil) que terá exibições gratuitas no Rio de Janeiro, o curso sobre biodeterioração do Patrimônio Cultural que será ministrado por Antônio Carlos Augusto da Costa, pesquisador do MAST.

Veja como se inscrever no XII Curso de Segurança de Acervos Culturais e Científicos, curso que aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas. E saiba informações sobre o III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia, que será realizado no MAST de 24 a 26 de novembro deste ano.

Fique por dentro de alguns eventos que aconteceram em março. O Museu vai à Praia que atraiu mais de oito mil pessoas às praias de Niterói, Rio de Janeiro. A seletiva das equipes para as olimpíadas de astronomia IOAA e OLAA e o II Encontro de Bolsistas PCI, onde foram apresentados trabalhos sobre pesquisas acadêmicas realizadas pelos bolsistas nas áreas de Documentação e Arquivo, Educação em Ciências, História da Ciência e Museologia da instituição.

No projeto A Ciência que eu Faço, saiba mais sobre o engenheiro Gerard Moss que já coordenou o projeto “O Brasil das Águas” e colaborou com o projeto “Rios Voadores”. Leia nas Dicas Sustentáveis, um texto sobre o Dia da Água, comemorado no dia 22 de março. E nos Papers e Periódicos, um artigo de Patrícia Spinelli, pesquisadora e astrônoma do MAST, e outro de Daniela Carvalho Sophia, também pesquisadora da instituição.

Venha conhecer um pouco mais dos trabalhos realizados no MAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

A Weak Lensing Calibrated M-T Scaling Relation of Galaxy Groups in the COSMOS Fieldsstarf

DOI: 10.1088/0004-637X/778/1/74
Revista: The Astrophysical Journal, Volume 778, Issue 1, article id. 74, 11 pp. (2013).
Kettula, K.; Finoguenov, A.; Massey, R.; Rhodes, J.; Hoekstra, H.; Taylor, J. E.; Spinelli, P. F.; Tanaka, M.; Ilbert, O.; Capak, P.; McCracken, H. J.; Koekemoer, A.

A invenção do patrimônio: o papel do Conselho Consultivo do IPHAN (1990-2009)

Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 6 no 2 – 2013
Daniela Carvalho Sophia; Mayla Ramos Saldanha

Base de dados MAST
Links

MCTI - Institucional

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

MCTI - Institutos

Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

IBRAM

Instituto Brasileiro de Museus

CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimeto Científico e Tecnológico

FAPERJ

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

FINEP

Financiadora de Estudos e Projetos

VALE A PENA CONFERIR

III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia

Evento aberto a todos interessados na preservação, documentação e uso do patrimônio cultural de C&T. As inscrições antecipadas podem ser feitas até 30 de agosto, e a submissão de resumos, até 30 de maio.
Leia mais...

Museu de Ideias 2014

Primeira palestra do Museu de Ideias de 2014 será proferida por Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu. Em sua 6ª edição, o Museu de Ideias traz como tema central "Museus: as coleções promovem conexões”. A entrada é gratuita.
Leia mais...

Primeiro filme sobre raios feito no Brasil participa do 2º Festival Brasil de Cinema Internacional

O filme, que participa da Seção Competitiva de Documentários, terá duas exibições gratuitas nos dias 09 e 10 de abril no Rio de Janeiro.
Leia mais...

Pesquisador do MAST ministra curso sobre Biodeterioração do Patrimônio Cultural

Curso promovido pela ABRACOR é direcionado a profissionais e estudantes da área de Conservação/Restauração, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e afins, assim como gestores de acervos culturais. Os participantes receberão certificado.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Amannda Amorim | Chefe de Serviços Educacionais

Amannda Amorim é Chefe de Serviços Educacionais do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Sua história no Museu teve início no final de 2003, quando participou de um processo seletivo de estágios, foi selecionada e começou a trabalhar no atendimento a grupos escolares na instituição, principalmente, como mediadora, em eventos de divulgação e popularização da ciência. Foi nesse período que descobriu o que era divulgação científica, como era lidar com o público.

E passou a gostar muito desse contato com o público, tanto em eventos internos quanto externos. Até que se tornou bolsista PIBIC e participou de um projeto de inclusão social sobre itinerância reversa, que trazia grupos de comunidades para o Museu. A partir desse momento, começou a perceber a importância dessas ações “mostrar às pessoas o que é divulgação científica; trazer grupos para visitar o MAST, trabalhar com a visitação espontânea; trabalhar com a popularização da ciência”.

Passaram-se os anos, Amannda se formou na faculdade, e por conhecer as áreas do Museu, as atividades desenvolvidas pela Coordenação de Educação em Ciências (CED), continuou o trabalho com o atendimento ao público, mas como terceirizada. “Eu trabalhei um pouco nessa área até que surgiu o convite para chefiar os projetos educativos da instituição. Aceitei e, juntamente com a equipe, continuamos a desenvolver as atividades educacionais do MAST”.

As atividades de divulgação da ciência precederam a criação do MAST, uma vez que a iniciativa precursora dos idealizadores da instituição foi abrir ao público as cúpulas de observação do céu, cujos instrumentos não eram mais utilizados por astrônomos do Observatório Nacional (ON). Desde então, as ações do MAST para divulgar a ciência e o patrimônio científico brasileiro são desenvolvidas no campus MAST/ON, como ultrapassam essa fronteira: outras instituições, praças e praias, cidades do interior do estado do Rio de Janeiro e capitais do país.

Na programação mensal do MAST, há atividades de divulgação que acontecem nos finais de semana: a temática se diferencia de um mês para outro. O Programa de Observação do Céu, promovido desde 1985, está entre as atrações mais populares da instituição. A visita escolar, outro exemplo, é uma oportunidade para grupos de estudantes aprenderem mais sobre ciência por meio de aparatos interativos, oficinas e exposições.

O MAST desenvolve grandes eventos de divulgação e popularização da ciência como o Museu vai à Praia e o Museu vai à Feira. Também fazem parte do calendário do MAST, a participação em eventos, tais como: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; e Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristovão.

Todos esses eventos, internos e externos, tem o objetivo de popularizar a ciência despertando a curiosidade das pessoas, além de divulgar o MAST e seus parceiros como centros de divulgação da ciência. “É muito prazeroso montar esses eventos. Ali, temos a possibilidade de mostrar ao público que a ciência é importante e que não é nada complicada. Para isso, é preciso ter uma linguagem diferenciada pra mostrar a eles que vale a pena fazer ciência”.

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 16h

Observação do céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
Todas as quartas - 17h30 às 20h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a química

4º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Gerard Moss

Aos 13 anos, ele pegou a sua mobilete para conhecer o outro lado da rua e parte da Europa. Depois de completar a volta ao mundo, percebeu que ainda faltava encontrar o seu lugar. Movido pela curiosidade, alçou um vôo definitivo rumo à América do Sul. Assim começa a história do inglês, criado na Suíça e que escolheu ser brasileiro.

Para Gerard Moss, o jovem que quiser seguir carreira na área de sustentabilidade terá pela frente desafios extraordinários. Moss já coordenou o projeto “O Brasil das Águas” e colaborou com o projeto “Rios Voadores” – que visa estabelecer a relação da Amazônia em pé – como fonte de água para o restante do país e que carregam umidade e vapor d'água da Amazônia até as regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

Aconteceu no MAST

MAST leva mais de 8 mil pessoas ao projeto Museu vai à Praia

O projeto Museu vai à Praia aconteceu nos dias 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de março, 05 e 06 de abril (sábados e domingos) nas praias de Niterói. Todas as atividades foram gratuitas!
Leia mais...

MAST participa de seletiva de equipes para IOAA e OLAA

Estudantes de todas as regiões do Brasil participaram da seletiva para a escolha das equipes que representarão o Brasil, em 2014, nas duas Olimpíadas de Astronomia, a IOAA e a OLAA. Eugênio Reis e Gustavo Rojas, da Universidade de São Carlos, serão novamente, os líderes do Brasil na 8ª IOAA.
Leia mais...

MAST promoveu II Encontro de Bolsistas PCI

Mais de vinte trabalhos foram apresentados: pesquisas acadêmicas realizadas pelos bolsistas nas áreas de Documentação e Arquivo, Educação em Ciências, História da Ciência e Museologia.
Leia mais...

Dicas Sustentáveis

O Dia da Água

O último dia 22 de março serviu, mais uma vez, para nos lembrarmos de uma das coisas mais fundamentais à vida. E lembrarmos, também, o quanto negligenciamos esse recurso tão importante. O Dia da Água chegou e passou e continuamos a desperdiçar litros e mais litros diariamente, além de toda a poluição que ainda é jogada em rios e lagos em todo o mundo.

Estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do globo não têm acesso à quantidade mínima necessária de água por dia (que pode variar de 20 a 50 litros), enquanto, nos países que mais utilizam o recurso, o consumo pode atingir os 400 litros per capita diários. No Brasil, o número chega a 200 litros.

E o uso exagerado de água não se limita ao consumo humano direto. Mais de 80% do gasto mundial vai para a agropecuária; o consumo industrial também representa uma parcela significativa do total e boa parte vai para a produção de energia (tema do “Dia da Água” deste ano). A água se faz necessária em quase todas as formas de geração de energia – das usinas hidrelétricas às termoelétricas. E esse uso só tende a aumentar. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o consumo mundial de eletricidade deve crescer 35% até 2035. Acompanhando esse crescimento, o uso de água subirá 85%.

E já que a distribuição de água doce pelo planeta não é algo simples de se alterar, muito menos a curto prazo, o surgimento de disputas internacionais pelo recurso, ou mesmo entre estados e cidades, é uma possibilidade real. A IEA sugere algumas soluções para o problema, como a substituição de usinas antigas por novas, mais eficientes, e a utilização de biocombustíveis.

O site do programa Rios Voadores, que analisa a qualidade da água nos rios brasileiros, dá algumas dicas para a utilização doméstica da água de forma responsável. Para acessar a lista clique aqui. http://riosvoadores.com.br/educacional/dicas-ambientais/

Fontes: www.oglobo.com
www.revistaescola.abril.com.br

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Henrique Rocha • Leonardo Pessoa

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br