Agosto | 2014 • Boletim Mensal • 14ª edição

Caro leitor,

Neste mês, o Portal InforMAST faz uma homenagem ao Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo e um dos criadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Na matéria principal, você fica sabendo um pouco mais sobre a trajetória de uma das maiores autoridades em astronomia do Brasil e, no vídeo da Ciência que eu faço, a sua relação com as artes, sobretudo, a poesia.

Vale a pena conferir a programação da IV Semana Fluminense do Patrimônio e as novidades sobre o III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia. Fique por dentro da nova expedição do projeto GalileoMobile que visita o Brasil pela primeira vez.

No papo de cúpula, Heloisa Meireles Gesteira, pesquisadora do MAST, fala sobre a exposição temporária Observações do Recife holandês que reconstitui parte dos trabalhos de Jorge Marcgrave, e será inaugurada em setembro.

Na seção Aconteceu no MAST, saiba como foi a XIX Jornada PIBIC; a inauguração da exposição sobre Leonardo da Vinci fica em Recife; a participação do MAST na SBPC: o planetário inflável fez o maior sucesso! Mais de 4.100 pessoas participaram das 91 sessões! Saiba mais sobre a conquista inédita do Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

No Papers e Periódicos, confira os artigos “Musealização como estratégia de preservação: Estudo de Caso sobre um previsor de marés”, de Liliane Bispo do Santos e Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro; e “A universidade como cenário de expressão da dualidade entre os intelectuais da saúde rumo à Reforma Sanitária Brasileira (1960-1970)”, de Daniela Carvalho Sophia.

Nas dicas sustentáveis, o tema abordado é o lixo espacial. Dezenas de milhares de objetos construídos por mãos humanas foram lançadas ao espaço e a maioria deles ainda viaja ao redor de nosso planeta, muitos mesmo já desativados. Ronaldo Mourão já alertava para os perigos do lixo espacial há mais de 20 anos.

Venha conhecer um pouco mais dos trabalhos realizados no MAST!

Visite o MAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Musealização como estratégia de preservação: Estudo de Caso sobre um previsor de marés

Liliane Bispo do Santos
Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro

Base de dados MAST
Links

MCTI - Institucional

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

MCTI - Institutos

Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

IBRAM

Instituto Brasileiro de Museus

CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimeto Científico e Tecnológico

FAPERJ

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

FINEP

Financiadora de Estudos e Projetos

VALE A PENA CONFERIR

GalileoMobile visita o Brasil pela 1ª vez

Acre e Rondônia recebem, de 4 e 23 de agosto, pesquisadores e comunicadores de ciência da América Latina e Europa para compartilhar experiências e conhecimento sobre o céu.
Crédito da foto: Manuel de La Torre, San Lorenzo em Pando, Bolívia.
Leia mais...

Exposição sobre química fica até 24 de agosto no MAST

Inaugurada em 05 de dezembro de 2012, a exposição Química na história do Universo, da Terra e do Corpo passará a itinerar. O primeiro destino da mostra será o espaço INB em Caetité (BA).
Leia mais...

IV Semana Fluminense do Patrimônio no MAST

Conheça a programação do MAST durante a 4ª edição da Semana Fluminense do Patrimônio que acontecerá, de 12 a 24 de agosto, em Paraty (RJ). Todas as atividades são gratuitas!
Leia mais...

Inscrições Abertas para o III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia

O evento acontecerá, de 24 a 26 de novembro, no MAST e contará com especialistas de várias instituições que se manifestarão sobre temas específicos, através de mesas-redondas e conferências.
Leia mais...

MAST lança edital para a 1ª turma do Mestrado Profissional

O curso estrutura-se na área de concentração de Preservação de acervos de ciência e tecnologia e em duas linhas de pesquisa “Acervos, História e Divulgação” e “Acervos, Conservação e Processamento”.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Heloisa Meireles Gesteira | Pesquisadora do MAST

Heloisa Meireles Gesteira é pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), e curadora da exposição temporária Observações do Recife holandês que reconstitui parte dos trabalhos de Jorge Marcgrave, jovem sábio que viveu na América entre 1638 e 1644. No Recife, ele realizou observações sobre o clima, as terras, as plantas, os animais, as pessoas e o céu do Hemisfério Sul, até então pouco conhecido entre os astrônomos europeus.

A exposição, que será inaugurada em setembro deste ano, foi baseada em pesquisas acadêmicas desenvolvidas por sua curadora e pelo especialista em Marcgrave, Oscar Toshiaki Matsuura. Ela apresenta o resultado de um trabalho realizado pelas quatro áreas de atuação do MAST: história das ciências, museologia, divulgação e educação em ciências. “Foi de fato um encontro de saberes”, analisa Gesteira.

“O trabalho desta exposição representa um desafio: a confecção de um quadrante astronômico, a partir das descrições feitas por Marcgrave do instrumento construído e utilizado por ele durante sua estadia no Recife e que pode ser usado para observar o céu”. O quadrante foi instrumento de observação da altura dos astros, há séculos atrás, servindo para obter a hora e moldar o cotidiano.

A ideia inicial do projeto era explorar mais o Recife holandês, os espaços do saber que existiram na cidade no momento da administração do Conde João Mauricio de Nassau; a existência de um Jardim Botânico, uma espécie de gabinete de curiosidade. Mas, “a menina dos olhos acabou sendo o próprio quadrante. E construí-lo no campus foi uma opção de fazer com que esse objeto, além de ser um objeto de exposição, pudesse ser utilizado, manipulado pelo visitante”.

A exposição explora novos métodos de interação com o público, a partir do uso do quadrante astronômico como meio de compreensão de conceitos científicos. Seus painéis são muito simples visualmente, com textos bem curtos e legendas mínimas. O catálogo dialoga muito com a exposição, apresentando textos mais analíticos com um pouco mais de reflexão.

“A exposição transforma-se numa ‘viagem’ no tempo, uma vez que pode nos colocar diante dos desafios e limites de uma observação, feita com um artefato que busca, na medida do possível, reproduzir as características de um instrumento científico do passado”. A observação com o quadrante leva o visitante a observar diretamente o céu e entender o funcionamento de um instrumento numa época em que os dados astronômicos chegam aos estudiosos através do computador.

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Observação do céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
1ª quarta - 17h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a química

4º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Ronaldo Mourão

Neste depoimento, Ronaldo Mourão fala da importância em conservar a história da astronomia do Brasil e recorda como foi o processo de criação do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em seguida, o cientista cita os estudos sobre as estrelas duplas e de como a astronomia o levou a conhecer outros céus.

Foi nas excursões pela história e ciência dos observatórios europeus que veio a inspiração para a construção do Museu. Mourão fala também da sua relação com as artes, sobretudo, a poesia e cita amigos escritores que fez ao longo da vida e que são bem conhecidos do grande público.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

Aconteceu no MAST

Brasil consegue medalha inédita na prova de equipe na 8ª IOAA

Pela primeira vez, os estudantes brasileiros conseguiram uma medalha na prova de equipe. E conquistaram também dois bronzes e três menções honrosas. A equipe foi liderada pelos astrônomos Eugênio Reis, do MAST/MCTI e Gustavo Rojas, da UFSCAR.
Leia mais...

MAST promove atividades de divulgação científica durante Reunião Anual da SBPC

De 22 a 27 de julho, o público pode se divertir com várias atividades oferecidas pelo MAST como a oficina “Brincando com a Ciência” e as sessões do planetário inflável.
Leia mais...

XIX Jornada PIBIC do MAST reuniu 23 apresentações

Foram apresentados trabalhos desenvolvidos a partir de pesquisas em História da Ciência, Museologia e nas áreas de educação em ciências em espaços não formais e de divulgação da ciência e da tecnologia.
Leia mais...

Exposição sobre Leonardo da Vinci fica até setembro em Recife

A exposição itinerante do MAST, Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas, fica em cartaz no Memorial de Medicina até 30 de setembro. A mostra reúne 32 peças em três dimensões que reproduzem, fielmente, os rascunhos deixados pelo gênio renascentista.
Leia mais...

Dicas Sustentáveis

Lixo Espacial

Desde o lançamento de Sputnik 1 - o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra - pela União Soviética, em 4 de outubro de 1957, dezenas de milhares de objetos construídos por mãos humanas foram lançadas ao espaço e a maioria deles ainda viaja ao redor de nosso planeta, muitos mesmo já desativados.
Leia mais...

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso • Henrique Rocha
Leonardo Pessoa

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br