Dezembro | 2014 • Boletim Mensal • 18ª edição

Caro leitor,

O Portal InforMAST deste mês apresenta as últimas novidades da instituição. A partir do dia 17 de dezembro, o público poderá conhecer o Acelerador de Partículas, que faz parte do acervo museológico do MAST, e ficará na sala 21 do prédio sede do Museu.

Vale a pena conferir a programação do MAST com atividades para todos os públicos. Neste mês, o Projeto Museu de Ideias apresenta a última palestra de 2014, "Articulando Ciência, Arte e História: um diálogo a partir da educação museal".

Quem estiver em Minas Gerais, poderá visitar a exposição do MAST "Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas" que vai estar no Museu Bi Moreira na Universidade Federal de Lavras (UFLA) até 29 de maio de 2015.

A coluna Observando o MAST lembra a história da Luneta Altazimutal, construída no Arsenal do Rio de Janeiro, no final do século XIX. A luneta, encomendada, pelo imperador D. Pedro II, tem hoje suas peças expostas no Museu de Astronomia.

No Além do Céu, explicamos um pouco do que são os exoplanetas, aqueles que se encontram fora do nosso Sistema Solar, mostrando um pouco da vasta diversidade de cores, tamanhos, composições, entre outras coisas, que eles trazem consigo.

O Papo de Cúpula conversou com Cláudia Penha dos Santos, responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação do Acervo Museológico do MAST. Cláudia contou um pouco da história do acervo de instrumentos científicos do Museu.

Confira os eventos que aconteceram no MAST em novembro: a 3ª edição do Museu vai à Feira, o III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia (IIISPCT), o Curso de Preservação de Acervos Científicos Culturais e as últimas edições de 2014 do MAST Colloquia e Encontro com a História.

O Museu de Astronomia deseja a todos um feliz natal e um próspero ano novo! Boas festas!

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Anais do III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia (IIISPCT)


Realizado de 24 a 27 de novembro no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Base de dados MAST
VALE A PENA CONFERIR

Museu de Astronomia promove atividades para todos os públicos

Confira a programação completa do MAST para o mês de dezembro!
Leia mais...

Inscrições abertas para a Oficina de Diagnóstico de Livro no MAST

Dia 09 de dezembro, o Museu de Astronomia irá promover a Oficina de Diagnóstico do Livro. Os interessados podem se inscrever até dia 07 de dezembro. A inscrição é gratuita.
Leia mais...

Museu da UFLA recebe exposição do MAST sobre Leonardo da Vinci

A exposição "Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas" do Museu de Astronomia estará aberta ao público no Museu Bi Moreira na Universidade Federal de Lavras (UFLA) até 29 de maio de 2015.
Leia mais...

Projeto Museu de Ideias apresenta no MAST última palestra de 2014

Dia 11 de dezembro, às 14h, os palestrantes Ozias Soares e Fernanda Castro, dos Museus Castro Maya (CMC), irão abordar o tema "Articulando Ciência, Arte e História: um diálogo a partir da educação museal". A entrada é gratuita.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Cláudia Penha dos Santos | Museóloga

Cláudia Penha dos Santos é museóloga e responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação do Acervo Museológico (NUDCAM/CMU) do Museu de Astronomia de Ciências Afins (MAST). Ingressou no MAST em 1992, como chefe do extinto Serviço de Conservação e Processamento Técnico de Acervo. Desde então, seu trabalho esteve sempre atrelado à preservação de acervos, especificamente à atividade de documentação museológica.

O Núcleo de Documentação e Conservação do Acervo Museológico do MAST é responsável pelo processamento técnico e gestão das coleções museológicas do Museu (registro, catalogação, gerenciamento da base de dados informatizada), por algumas pesquisas sobre a coleção, pelo gerenciamento das salas de reserva técnica visitável e fechada, além de realizar ocasionalmente oficinas de leitura de objetos. “Podemos dizer que somos responsáveis pelo objeto desde a sua entrada no museu até a sua divulgação/disseminação” explicou Cláudia ao portal.

A museóloga conta que entende a preservação do acervo “de uma forma ampla, segundo a qual todas as atividades envolvidas na pesquisa, documentação, conservação e divulgação do acervo museológico estão contribuindo para a preservação do mesmo”. Ao ser recebido pelo MAST, um instrumento científico ganha um número de registro que o acompanha durante toda a sua vida no museu, é higienizado, catalogado, fotografado e então acondicionado em reserva técnica. “Após esta etapa inicial, o objeto pode ser utilizado em pesquisas ou exposições.”

O acervo museológico do MAST é composto, principalmente, de objetos procedentes do Observtório Nacional (ON), mas conta também com aquisições feitas junto a outros institutos de pesquisa científica, como o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e doações particulares. Cláudia afirma que “as coleções de instrumentos científicos se constituem em fontes de pesquisa para a história das ciências. Em alguns momentos, o único registro que permanece é o material, sendo preciso utilizar metodologias que permitam sua leitura”.

Os objetos que vieram do ON foram adquiridos pelo Óbservatório principalmente entre 1850 e 1930. Os instrumentos contam parte importante da história científica do Brasil. Vindos principalmente da Alemanha, Inglaterra e França, os objetos foram utilizados para a "determinação e a transmissão da hora oficial do país, a previsão do tempo, as efemérides astronômicas, a demarcação das fronteiras brasileiras, o mapeamento magnético do solo brasileiro, nas comissões contra os efeitos das secas e nas de melhoramentos dos portos”, conta Cláudia. Já os objetos procedentes dos demais institutos de pesquisa foram construídos principalmente em meados do século XX.

A Museóloga destaca, entre os instrumentos, o Quarto de Círculo de J. Sisson, cuja construção é datada do século XVIII, em Londres - provavelmente o objeto mais antigo do Museu. O Quarto de Círculo era utilizado para determinar a altura dos astros no céu. Cláudia ressalta também a importância dos instrumentos construídos no Brasil, “a fabricação nacional de instrumentos e equipamentos científicos é um importante tema de pesquisas”.

A opção pelo recebimento de objetos para o acervo museológico do MAST passa pela Comissão Permanente de Aquisição e Descarte de Acervo (COPAD), que definiu uma política de aquisição para os acervos (documento disponível na página do MAST na internet). A última grande aquisição de instrumentos para o MAST foi um grupo de objetos vindos recentemente do CBPF e há planos e negociações sendo realizadas para novas obtenções.

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Observação do céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
1ª quarta - 17h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Patricia Figueiró Spinelli

Quando jovem, Patrícia gostava de coisas muito variadas. Dançava balé clássico, pensava em ser diplomata, estudava várias línguas e se dava muito bem em física e matemática na escola. Mas sempre sonhou em ser astrônoma. Estudando a divulgação científica, percebeu que a astronomia tem o poder de inspirar grande curiosidade nas pessoas e, especialmente, nas crianças, o que acaba estimulando o interesse delas por outras ciências, como a matemática, a física e a biologia.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Em dezembro, celebramos o Dia da Astronomia. A data comemorativa é em homenagem a um grande entusiasta das ciências, sobretudo, das ciências dos astros.
Leia mais...

Além do Céu

Em abril deste ano, astrônomos da Nasa divulgaram as observações do que seria o primeiro planeta descoberto com dimensões parecidas às da Terra e orbitando a sua estrela na zona habitável – região distante o suficiente para que o planeta não seja nem tão frio, nem tão quente, podendo abrigar água líquida em sua superfície e, possivelmente, a vida.
Leia mais...

Céu do mês
Aconteceu no MAST

MAST leva ciência à Feira

Em três dias, o Museu vai à Feira atraiu mais de três mil pessoas que participaram de várias atividades de popularização da ciência.
Leia mais...

Museu de Astronomia promove Seminário Internacional

O III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia (IIISPCT), realizado no MAST de 24 a 27 de novembro, reuniu profissionais de vários estados brasileiros e países.
Leia mais...

Museu de Astronomia promove Curso de Preservação de Acervos

O Curso de Preservação de Acervos Científicos Culturais do MAST reuniu, de 10 a 14 de novembro, bibliotecários, arquivistas e outros profissionais de inúmeras instituições culturais e científicas localizadas no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Sergipe, Paraná e Minas Gerais.
Leia mais...

MAST encerra programação do MAST Colloquia e Encontro com a História

As palestras realizadas em novembro encerraram a programação de 2014 do MAST Colloquia e o Encontro com a História, organizados respectivamente, pela Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA) e Coordenação de História da Ciência (CHC) da instituição.
Leia mais...

MAST na Mídia

3ª Edição do Museu vai à Feira

Jornal do Brasil – 27/11/2014

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso • Henrique Rocha
Leonardo Pessoa

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br