, Portal Informast | Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Novembro | 2014 • Boletim Mensal • 17ª edição

Caro leitor,

Em novembro, o Portal InforMAST destaca o III Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de Ciência e Tecnologia (IIISPCT), que convida, ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), pessoas interessadas no estudo da preservação, documentação e uso do patrimônio cultural de C&T. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro, dia da abertura do evento.

Na 3º edição do “Museu vai à Feira”, o MAST leva ao Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, a Feira de São Cristóvão, uma série de atividades que ensinarão ao público, de forma lúdica, um pouco mais sobre Astronomia e outras ciências relacionadas. Entre as diversas atrações que serão levadas ao local estarão o planetário inflável do Museu, telescópios propícios à observação do Sol e um forno solar.

No Observando o MAST, contamos a história da luneta Equatorial 32 cm, encomendada pelo Observatório Nacional em 1889. A história do aparelho está diretamente relacionada à transição política que o Brasil vivia na época, quando deixou de ser uma monarquia para se tornar república.

A coluna Além do Céu fala do que será o maior telescópio já construído. O E-ELT, que está sendo feito no Chile, em meio ao Deserto do Atacama, vislumbra a possibilidade de conhecermos mais de perto planetas parecidos com a Terra, com condições propícias para a vida.

O Papo de Cúpula traz uma conversa com o historiador José Benito Yárritu Abellás, tecnologista do Arquivo de História da Ciência (AHC) do MAST. Benito participou da equipe que coordenou os trabalhos para a criação da base de dados Zenith lançada recentemente, onde o público interessado pode pesquisar sobre os documentos científicos históricos que compõem o Arquivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

A seção Aconteceu no MAST lembra a participação do Museu na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promoveu atividades de divulgação científica em vários pontos do estado do Rio de Janeiro, atraindo mais de 22 mil pessoas.

O vídeo “A Ciência que eu Faço” deste mês entrevista Paulo Sérgio Bretones, co-editor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), que fala sobre aspectos fascinantes da astronomia e seu trabalho com divulgação científica.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos
Base de dados MAST
VALE A PENA CONFERIR

MAST promove 3ª edição do Museu vai à Feira

De 28 a 30 de novembro, o Museu de Astronomia Ciências Afins (MAST) irá para a Feira de São Cristóvão!
Leia mais...

MAST realiza 4ª edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais

De 10 a 14 de novembro, o Curso de Preservação de Acervos irá oferecer, além de palestras sobre os principais temas envolvidos na proteção dos acervos, visitas técnicas pelas áreas de guarda e exposição de acervos do MAST, e seus laboratórios LAPEL e LAMET.
Leia mais...

MAST realiza últimas palestras do ano do “MAST Colloquia” e “Encontro com a História”

O MAST Colloquia e o Encontro com a História acontecerão, respectivamente, nos dias 12 e 17 de novembro. Os eventos têm entrada gratuita e serão transmitidos ao vivo pelo site www.mast.br.
Leia mais...

Exposição itinerante do MAST chega a Caetité na Bahia

Dia 06 de novembro, será inaugurada no Espaço INB, na Bahia, uma das exposições itinerantes do MAST, “Química na história do Universo, da Terra e do Corpo”. A partir do dia 11, a exposição estará aberta aos visitantes. A entrada é gratuita!
Leia mais...

Papo de Cúpula
José Benito Yárritu Abellás | Tecnologista do CDA

José Benito Yárritu Abellás é historiador e tecnologista da Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Participou , recentemente , da equipe que coordenou os trabalhos para a criação da base de dados Zenith, uma ferramenta que permite aos usuários a busca por documentos do arquivo do MAST e a visualização de sua versão digitalizada.

Benito já tinha uma carreira na área da Ciência e Tecnologia quando veio para o Museu, em 2009. Por nove meses trabalhou na Coordenação de Educação em Ciências (CED), até ser transferido para o CDA que, segundo ele, tem uma relação muito mais próxima com sua formação de historiador.

Nessa época, o Arquivo de História da Ciência (AHC) do MAST já tinha uma base de dados virtual onde era possível pesquisar os documentos que fazem parte do acervo do Museu. Mas, como conta o historiador, essa base era muito limitada – não permitia a visualização dos arquivos e nem o manuseio, por parte da equipe do MAST, das informações contidas lá, “é uma base bem antiga, anterior à possibilidade de você digitalizar e colocar na rede as imagens... você conseguia visualizar aquilo que já estava disponível nela, mas não colocar novas informações ou fazer correções”.

A equipe do CDA passou a freqüentar seminários sobre a digitalização e a disponibilização de documentos virtualmente, e a pesquisar como esses processos funcionavam em outras instituições, “a gente viu que alguns dos nossos problemas eram comuns, a dificuldade de você ter um sistema que, ao passar dos anos, se mantivesse ativo e alimentado, e não correr o risco de obsolescência”. Para o historiador, é fundamental que o arquivo digitalizado tenha a maior vida útil possível, evitando assim que o documento sofra com a necessidade de novas digitalizações.


Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Observação do céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
1ª quarta - 17h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Contando mitos

5º sábado - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a química

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Paulo Sérgio Bretones

Para Paulo, um dos aspectos fascinantes da astronomia é permitir perceber que o ser humano tem uma existência muito limitada no nosso planeta, tanto em relação ao tempo, quanto ao espaço. Não era apenas o conteúdo científico que o encantava, mas a relação entre o homem e o universo. No depoimento, Paulo revela como isso o levou a trabalhar com divulgação científica e fala sobre as atividades que exerce desde então.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Observando o MAST desta edição traz a história da Luneta Equatorial 32 cm. A origem desse instrumento está atrelada à transição do período colonial ao republicano e os entraves geográficos do Observatório Nacional.
Leia mais...

Além do Céu

Imagine um telescópio cujo interior comporte um prédio de dez andares deitado. É mais ou menos isso que o ESO (European Southern Observtory) está construindo em cima da Cerro Armazones, uma montanha no Deserto do Atacama, Chile.
Leia mais...

Céu do mês

Conheça as efemérides astronômicas do Céu do Mês. No dia 13, tem Chuva de Meteoros Taurídeos.
Leia mais ...

Especial
Aconteceu no MAST

Milhares de pessoas participam da SNCT na cidade do Rio de Janeiro

Com o objetivo de promover a divulgação e popularização da ciência, de 13 a 19 de outubro, cerca de 80 instituições de pesquisa, divulgação e ensino realizaram atividades na cidade do Rio de Janeiro.
Leia mais...

MAST lança base de dados Zenith

Com a nova base de dados, os interessados pelo acervo de documentos do MAST sobre a história da ciência no Brasil poderão acessá-lo facilmente.
Leia mais...

Dia das Crianças no MAST

No dia das crianças, o Museu de Astronomia e Ciências Afins promoveu a 5º edição do evento anual “Lugar de Criança é no MAST”.
Leia mais...

MAST celebra aquisição do acervo Rio Nogueira

Os documentos que narram a história do matemático, pioneiro na implantação da Previdência no Brasil, são um exemplo de como o conhecimento científico teórico pode ser imensamente útil em sua aplicação prática na sociedade.
Leia mais...

MAST na Mídia

Lugar de criança é no MAST

Revista Museu – 07/10/2014

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso • Henrique Rocha
Leonardo Pessoa

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br