Setembro | 2014 • Boletim Mensal • 15ª edição

Caro leitor,

A edição de setembro do Portal InforMAST traz uma série de novidades. Além de estrear três colunas, o portal dá destaque à inauguração da exposição “Observações do Recife holandês”. A mostra propõe ao público a interação com o quadrante astronômico, um instrumento de observação do céu descrito nos trabalhos de Jorge Marcgrave, jovem cientista que viveu em Recife na época da colonização holandesa.

Vale a pena conferir também o Programa de Observação do Céu Especial. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) participa de um evento anual dedicado à Lua. Pessoas em todo o mundo estarão realizando atividades para celebrar o satélite natural da Terra. Trata-se do International Observe the Moon Night (InOMN) que acontece neste sábado, 6 de setembro.

A partir de agora, as edições do portal vem com três novas colunas dedicadas, principalmente, ao público interessado na história do Museu e nas ciências dos astros. Com Observando o MAST, você terá a oportunidade de conhecer fatos e curiosidades sobre a história do Museu a partir do seu acervo. A coluna Além do Céu traz o universo em pauta. A proposta é apresentar temas sobre a astronomia de forma a desanuviar as possíveis dúvidas do leitor. Já a coluna O Céu do Mês revela na prática o que está por traz dos pontos reluzentes que vemos na imensidão do céu, sobretudo, o noturno. A coluna é uma referência à atividade que integra o Programa Observação do Céu que acontece todos os meses no Museu.

No Papo de Cúpula, o Coordenador Geral de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Eugênio Reis, conta como foi a experiência da vitoriosa delegação brasileira na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que aconteceu em agosto em Suceava, na Romênia.

Uma entrevista em vídeo com membros do Galileo Mobile, que leva astrônomos de diversos países para divulgar a astronomia escolas de locais remotos, explora a experiência do projeto no Brasil, ocorrida em agosto deste ano. O programa de divulgação astronômica, que passou por colégios no Acre e em Rondônia, também é abordado no Aconteceu no MAST. A seção traz, além disso, um relato da participação do Museu na IV Semana Fluminense do Patrimônio.

O vídeo da Ciência que Eu Faço deste mês entrevista Ronaldo de Almeida. O biólogo e pesquisador do MAST, um dos autores do livro “Brincando com a Ciência - Experimentos de Baixo Custo”, o cientista fala da sua trajetória, do despertar pelas ciências biológicas.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos
Base de dados MAST
VALE A PENA CONFERIR

Museu de Astronomia inaugura exposição Observações do Recife holandês

Dia 17 de setembro, o MAST inaugura exposição que explora novos métodos de interação com o público, a partir do uso do quadrante astronômico como meio de compreensão de conceitos científicos. Haverá mesa de abertura, apresentação do Coral do ON/MAST, oficina de observação do céu com o quadrante e POC Especial. A entrada é gratuita!
Leia mais...

MAST participa de evento internacional de observação da Lua

O International Observe the Moon Night, em sua quinta edição, propõe mais uma vez que paremos para observar nosso belo e único satélite natural.
Leia mais...

MAST participa do Mês de Segurança da Informação

Nos dias 03, 04 e 05 de setembro, o MAST apresentará palestras relacionadas ao tema "Segurança na nuvem: como se proteger das tempestades". A entrada é gratuita!
Leia mais...

MAST promove o VI Curso de Extensão para Professores

De 03 de setembro a 01 de outubro, o curso irá reunir professores e graduandos de diversas áreas como Biblioteconomia, Física, Ciências Biológicas, Geografia, História, Pedagogia, Turismo.
Leia mais...

MAST promove IV Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais

Aulas acontecem de 25 a 29 de novembro. As inscrições poderão ser feitas de 15 de setembro a 30 de outubro.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Eugênio Reis | Coordenador de Educação em Ciências

Eugênio Reis é Coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e desde o ano passado lidera, ao lado de Gustavo Rojas, professor da Universidade Federal de São Carlos, a delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que reúne estudantes de ensino médio de diversas nações para testar seus conhecimentos sobre o cosmos. A oitava edição da olimpíada foi composta por 42 equipes de 37 países.

A delegação brasileira que participou da IOAA deste ano contou com cinco estudantes: Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Charles Heringer Gomes (Mogi das Cruzes, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Felipe Vieira Coimbra (Teresina, PI) e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte, MG). O evento aconteceu em Suceava, na Romênia. O time do Brasil conquistou a medalha de prata na competição por equipes, um feito inédito para o país na olimpíada. Além disso, o grupo ainda levou duas medalhas de bronze e três menções honrosas na competição individual.

A viagem começou em São Paulo, onde a equipe se reuniu para um último treinamento no Planetário Johannes Kepler, em Santo André, na véspera da partida. As sessões simularam o céu que os alunos encontrariam na Romênia, prevendo o que possivelmente seriam as provas práticas. “Cada país decide como serão as provas, a gente não sabe”, contou Eugênio, os estudantes se preparam então para identificar “as constelações, principais estrelas, por onde passam os grandes círculos, onde está passando o equador celeste, a eclíptica (trajetória aparente do Sol, observada a partir da Terra)”.
Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Observação do céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
1ª quarta - 17h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a química

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Ronaldo de Almeida

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1975), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo INPA (1978) e doutorado em Ecology - University of Oxford (1985). É pesquisador titular do MAST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, interatividade, espaços não formais e aprendizagem. É um dos autores do livro “Brincando com a Ciência - Experimentos de Baixo Custo”, juntamente com Douglas Falcão, publicado em 1996 (1ª edição).

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Nesta coluna, você terá a oportunidade de conhecer parte da história científica e astronômica do nosso país através do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Leia mais...

Além do Céu

Neste mês, você poderá descobrir um pouco mais sobre o que está fora do planeta onde vivemos. Viajando pelo que é visível no céu e o que está além dele, traremos ao leitor um pouco do que já se conhece das infinitas possibilidades apresentadas pelo cosmos que nos rodeia.
Leia mais...

Céu do mês

Quando você olha para céu o que realmente vê? Sabia que neste cenário azul existem corpos celestes dos mais variados que podem ser observados a olho nu? A proposta da coluna “Céu do Mês” é mostrar o que está por trás desses pontinhos brilhosos que cobrem o nosso céu. A partir de agora, no Portal InforMAST, você poderá conferir mensalmente o que está visível no hemisfério Sul e assim, conhecer um pouquinho mais sobre a ciência dos astros.
Leia mais ...

Aconteceu no MAST

Galileo Mobile


O Galileo Mobile, que leva astrônomos de diversos países a localidades remotas onde a astronomia é pouquíssimo divulgada, ganhou uma nova edição em julho e agosto deste ano. Dessa vez, o projeto passou pela Bolívia e veio ao Brasil, aos estados do Acre e de Rondônia. O Portal Informast conversou com alguns dos cientistas responsáveis pelo programa, entre eles, Patrícia Spinelli, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

A participação do MAST na IV Semana Fluminense do Patrimônio

O MAST ofereceu uma programação com várias atividades gratuitas de divulgação científica. Além disso, Luiz Carlos Borges, historiador da instituição, foi mediador da primeira mesa do Encontro do Patrimônio Fluminense, que aconteceu em dia 13 de agosto em Paraty.
Leia mais...

MAST promoveu debate sobre divulgação da ciência em locais de difícil acesso

Participaram do workshop, representantes dos projetos GalileoMobile, Ciência Móvel, e Reunião Especial da SBPC, realizada, em 2013, na cidade de Alcântara, no Maranhão. O evento foi gratuito e transmitido ao vivo pelo site da instituição.
Leia mais...

MAST na Mídia
Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso • Henrique Rocha
Leonardo Pessoa

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br