Abril | 2015 • Boletim Mensal • 22ª edição

Caro leitor,

Neste mês, o Portal InforMAST destaca a 7ª edição do “Museu vai à Praia” que volta à cidade de Niterói com uma programação cheia de atividades que buscam despertar no público a curiosidade pela ciência!

Vale a pena conferir a programação mensal do MAST que, além das visitas escolares, tem várias atividades como o Programa de Observação do Céu (POC), sessões do Planetário Inflável, o Ciclo de Palestras e muito mais.

Você já visitou o Espaço Acelerador de Partículas do MAST? Lá, você pode conferir o acelerador de partículas que integra o acervo museológico do MAST desde 2009. Doado pelo CBPF, ele faz parte de uma série de quatro aceleradores lineares de elétrons, projetados e construídos entre as décadas de 1960 e 1970.

Conheça o Portal “Ciência na Ditadura”, lançado em 31 de março. A iniciativa já reúne informações sobre 471 cientistas perseguidos durante o regime militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.

Em abril, acontece mais um Encontro de Assessoria ao Professor (EAP). O curso é gratuito e garante aos professores o agendamento de visita escolar orientada ao MAST.

No Papo de Cúpula, Cristiane Oliveira Costa, mestre em Física e bolsista PCI do MAST, conta como será o Projeto Olhai pro Céu Carioca, uma parceria entre o MAST e o Observatório Nacional (ON).

No vídeo especial MAST 30 anos, Maria Esther Valente, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), conta como foram elaboradas as primeiras grandes exposições do MAST.

Alfredo Tiomno Tolmasquim, pesquisador da Coordenação de História da Ciência (CHC) é destaque do projeto A Ciência que eu Faço.

Veja como foram as atividades comemorativas do aniversário de 30 anos do MAST. Além de um final de semana com brincadeiras educativas, uma palestra especial e um seminário foram organizados para contar um pouco da história e da importância do trabalho do Museu.

Afirmando a importância da luta pela igualdade de gênero, o MAST realizou o evento "Dia das Meninas no MAST", com a mesa-redonda "Mulheres nas ciências: Experiências e Perspectivas". O debate, do qual participaram quatro mulheres cientistas, girou em torno de suas trajetórias - dificuldades e conquistas.

A primeira palestra do MAST Colloquia 2015 recebeu os Professores Tereza Schneiner e Flávio Limoncic para falar sobre a parceria existente entre a instituição e a UNIRIO. No mesmo dia, houve o lançamento de seis livros produzidos no MAST.

Na coluna Observando o MAST, você irá conhecer mais a fundo a história do Círculo Meridiano de Gautier, instrumento que faz parte do acervo museológico do Museu. O Céu do mês aborda a chuva e meteoros Liríadas, evento ocorre entre os dias 16 e 25 de abril. E no Além do Céu, saiba mais sobre o planeta anão Ceres, uma quase esfera de gelo e rocha com menos da metade do tamanho da Lua.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

O Astrolábio, o Mar e o Império

Heloisa Meireles Gesteira
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.21, n.3, jul.-set. 2014, p.1011-1027 [pdf]

Base de dados MAST

MAST volta às praias de Niterói

A programação da 7ª edição do Museu vai à Praia está cheia de atividades que buscam despertar no público a curiosidade pela ciência! EVENTO SUSPENSO

VALE A PENA CONFERIR

MAST promove mensalmente atividades de divulgação científica

Durante o ano, o Museu de Astronomia desenvolve uma programação educativa com várias atividades de divulgação e popularização da ciência. Além das visitas escolares, há atividades como o Programa de Observação do Céu (POC), Planetário Inflável, Ciclo de Palestras e muito mais.
Leia mais...

Espaço Acelerador de Partículas

O público poderá conferir o acelerador de partículas que integra o acervo museológico do MAST desde 2009. Doado pelo CBPF, ele faz parte de uma série de quatro aceleradores lineares de elétrons, projetados e construídos entre as décadas de 1960 e 1970.
Leia mais...

Site identifica cientistas perseguidos durante regime militar

Portal “Ciência na Ditadura”, lançado em 31 de março, já reúne informações sobre 471 pesquisadores. Público poderá enviar dados e cooperar com o projeto.
Leia mais...

Último dia para as inscrições do EAP de abril

Nesta sexta, 10 de abril, acontece mais um Encontro de Assessoria ao Professor (EAP). O curso, que é gratuito, garante aos professores o agendamento de visita escolar orientada ao Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Cristiane Oliveira Costa | Bolsista PCI do MAST

Cristiane Oliveira Costa é mestre em Física e bolsista PCI do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Começou seu trabalho na instituição em 2014. Neste ano (2015), tornou-se Gerente do Projeto Olhai pro Céu Carioca, sendo uma dos responsáveis pelos novos rumos que ele está tomando.

O projeto Olhai pro Céu, uma parceria entre o MAST e o Observatório Nacional, existe desde 2013 e tinha como objetivo primário levar a divulgação da Astronomia a escolas públicas de cidades do interior do Rio de Janeiro. Inicialmente, telescópios do tipo Newtoniano Dobsoniano foram doados a 19 escolas. Logo depois, foram realizados cursos de capacitação para professores, oficinas e seminários em encontros para a discussão da ciência - a ideia era estimular a criação de clubes de astronomia e estudar o impacto dessas atividades na evolução escolar dos alunos.

Cristiane vem trabalhando em uma nova frente do projeto, com início previsto para abril deste ano: o Olhai pro Céu Carioca. A ação será proposta a professores de escolas da capital do estado que virão ao MAST para uma capacitação de um dia, onde aprenderão a montar e utilizar com os alunos alguns equipamentos para o ensino da Astronomia. “[O projeto] vai ter uma outra abordagem: a gente vai trabalhar com telescópios específicos para observação do Sol, então as escolas vão poder utilizá-los durante o dia”, conta a física.

Os treinamentos estão previstos para a última terça-feira de cada mês. O Museu de Astronomia emprestará às escolas um telescópio do tipo PST, com filtros especiais para a observação solar, que deverá ser devolvido depois de 10 dias. Além dele, os professores levarão também o “Astrokit” – um conjunto de materiais didáticos. Entre eles, uma apostila com atividades a serem desenvolvidas com os alunos. “Por exemplo, um experimento que demonstra as estações do ano; como fazer uma bússola - eles vão aprender como localizar os pontos cardeais com a bússola”, explica Cristiane.

Os estudantes poderão ainda entender um pouco mais sobre a órbita terrestre - um assunto que costuma causar alguma confusão: “Primeiro eles entendem que a órbita da Terra é elíptica, mas que é muito pouco, quase um círculo... e então que isso não tem nada a ver com as estações do ano, que é uma coisa que pega muitos professores e alunos”.

O Astrokit terá entre os materiais um DVD, ensinando a montar o telescópio, um tapete com marcações especiais para o “Relógio de Sol Humano”, onde uma criança é o ponteiro, filtros especiais para a observação solar e uma espécie de câmara escura em um tubo, capaz de projetar uma imagem proporcional do Sol para que os estudantes possam medir seu diâmetro, utilizando regra de três básica. “Atividades ligadas ao que o telescópio está propondo para eles: a observação do Sol. Fora a possibilidade de se ver manchas solares e trabalhar com essas questões.”, conta Cristiane.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Alfredo Tiomno Tolmasquim

Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos temas: História da Ciência, Albert Einstein, Brasil, América do Sul e Arquivo. Foi diretor e pesquisador titular do MAST. Mas tudo começou com a influência do pai que era químico do Instituto Nacional de Tecnologia e o deixava misturar aquelas substâncias coloridas. E por influência de sua mãe, escolheu a engenharia química.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Neste mês, você irá conhecer mais a fundo a história do Círculo Meridiano de Gautier. Desenvolvida pelo francês Paul Ferdinand Gautier, no final do século XIX, o instrumento faz parte do acervo museológico do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Leia mais...

Além do Céu

Entre as órbitas de Marte e Júpiter, flutuando pelo imenso cinturão de asteróides que por ali passa, encontra-se o planeta anão Ceres, uma quase esfera de gelo e rocha com menos da metade do tamanho da Lua. Em 6 de março deste ano, a sonda Dawn, da NASA, atingiu um de seus objetivos e passou a orbitar o corpo celeste. A missão leva consigo a promessa de descobertas importantes sobre a formação dos planetas rochosos do interior do Sistema Solar.
Leia mais...

Céu do mês

O Céu do Mês traz em destaque a chuva de meteoros Liríadas. O evento acontece entre os dias 16 e 25 de abril. Na matéria, saiba qual será o dia de maior incidência da chuva.
Leia mais...

Especial MAST 30 anos

No vídeo especial MAST 30 anos, Maria Esther Valente, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), conta como foram elaboradas as primeiras grandes exposições do MAST.

Aconteceu no MAST

Comemoração de 30 anos do MAST

Na semana em que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) completou 30 anos, uma série de atividades comemorativas foi realizada no campus da instituição. Além de um final de semana com brincadeiras educativas, uma palestra especial e um seminário foram organizados para contar um pouco da história e da importância do trabalho do Museu.
Leia mais...

Dia das Meninas no MAST

Afirmando a importância da luta pela igualdade de gênero, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) organizou o evento "Dia das Meninas no MAST", com a mesa-redonda "Mulheres nas ciências: Experiências e Perspectivas". O debate, do qual participaram quatro mulheres cientistas, girou em torno de suas trajetórias - dificuldades e conquistas.
Leia mais...

MAST Colloquia 2015

Primeira palestra do MAST Colloquia 2015 recebeu os Professores Tereza Schneiner e Flávio Limoncic para falar sobre a parceria existente entre o MAST e a UNIRIO. No mesmo dia, houve o lançamento de seis livros produzidos no Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Leia mais...

MAST na Mídia
Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br