Agosto | 2015 • Boletim Mensal • 26ª edição

Caro leitor,

Nesta edição do Portal InforMAST, você encontra informações sobre o processo seletivo para a turma de 2016 do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

E fica sabendo como participar do Curso para Mediadores de Museus e Centros de Ciência, do III Seminário Preservação de Patrimônio Arqueológico e do Encontro Anual da Sociedad Interamericana de Astronomia en la Cultura (SIAC).

Confira ainda as atividades de divulgação científica que fazem parte da programação do MAST no mês de agosto. Há sessões do Planetário Inflável, visita orientada, Programa de Observação do Céu (POC) e muito mais!

No vídeo Especial MAST 30 anos, a primeira historiadora contratada para atuar no MAST, Ana Maria Ribeiro de Andrade, e a coordenadora substituta da Coordenação de História da Ciência (CHC), Christina Helena da Motta Barboza, falam sobre o trabalho desenvolvido na área de história da ciência do MAST desde os primeiros anos da instituição até os dias atuais.

No papo de cúpula, Luiz Carlos Borges, pesquisador do MAST, fala sobre o III Encontro de Bolsistas PCI do MAST, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, momento em que os bolsistas farão apresentações de seus projetos de pesquisa na instituição.

Na entrevista do projeto A Ciência que eu Faço, o engenheiro mecânico Domingos Manfredi Naveiro conta sua curiosa trajetória profissional.

Veja os depoimentos sobre a participação do MAST na 67ª SBPC que aconteceu, de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E fique por dentro das atividades de divulgação científica realizadas pelo MAST durante o evento.

Conheça a equipe brasileira de estudantes, liderada por Eugênio Reis (MAST) e Gustavo Rojas (UFSCar), que conquistou quatro menções honrosas na 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica realizada, de 26 de julho e 04 de agosto, na Indonésia.

O Além do Céu deste mês fala sobre o exoplaneta gêmeo de Júpiter encontrado orbitando estrela gêmea do Sol. O Céu do mês destaca, nesta edição, a chuva de meteoros Perseidas e a Superlua.

Na coluna Observando o MAST, você conhece a história da torre da hora, que foi um objeto de grande importância, sobretudo para as embarcações, e serviu por muito tempo como um canal de difusão da hora civil.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Serviço Geográfico do Exército: a organização do acervo da Biblioteca da 5ª Divisão de Levantamento

Maria Gabriela Bernardino, Mariana Acorse Lins de Andrade, Moema Rezende Vergara
Acervo, Rio de Janeiro, V. 28, Nº 1, P. 228-240, JAN./JUN. 2015

Base de dados MAST

MAST divulga edital para o Mestrado Profissional

Os interessados em se candidatar às vagas do curso para a turma de 2016 podem se inscrever de 01 a 30 de setembro.

VALE A PENA CONFERIR

Fim de semana no Museu de Astronomia e Ciências Afins

Confira as atividades de divulgação científica que fazem parte da programação do mês.
Leia mais...

Inscrições abertas para o Curso para Mediadores de Museus e Centros de Ciência

O curso é voltado preferencialmente para profissionais que atuem na área de Divulgação da Ciência, de Museus e Centros de Ciências.
Leia mais...

MAST promove III Seminário Preservação de Patrimônio Arqueológico

Nesta edição, os participantes poderão conferir palestras de pesquisadores de diversas instituições de pesquisa e ensino do país.
Leia mais...

MAST realiza Encontro Anual da Sociedad Interamericana de Astronomia en la Cultura (SIAC)

O evento, que integra a programação dos 30 anos do MAST, divide-se em duas atividades que se complementam: as Jornadas Interamericanas de Astronomia Cultural e a Escuela Interamericana de Astronomia Cultural.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Luiz Carlos Borges | pesquisador do MAST

Luiz Carlos Borges, linguista e pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins, é o presidente do comitê organizador do III Encontro de Bolsistas PCI (Programa de Capacitação Institucional) do MAST. No evento, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, os bolsistas do Museu farão apresentações com sínteses de seus projetos de pesquisa na instituição.

Em entrevista ao Portal, Luiz Borges conta que começou a trabalhar no Museu de Astronomia em 1991, após concluir seu mestrado, quando decidiu se mudar para o Rio de Janeiro, depois de atuar em pesquisas na área de Linguística no Museu Paraense Emílio Goeldi. No MAST, Borges passou a se dedicar ao estudo de mitos de origem indígenas, atividade que ele cultiva até hoje.

“À medida que você vai participando da instituição, você vai participando de coisas administrativas. Quando se normalizou o PCI no MAST, eu fui convidado a fazer parte da comissão de avaliação interna”, explica o pesquisador. O programa de bolsas PCI, do CNPq, foi instaurado no Museu a partir do início dos anos 2000. A bolsa PCI existe para complementar o trabalho de pesquisas nas áreas em que há carência de pessoal fixo.

“Na área de pesquisa isso é fundamental por duas razões: a primeira é ter gente a mais para produzir conhecimento. Mas tem uma segunda que também está ligada à instituição, mas que é pouco visível, que é você preparar novos pesquisadores. Não quer dizer que essas pessoas serão incorporadas pela instituição, mas é um dever também preparar novos pesquisadores pra esta instituição ou qualquer outra. Mais mãos e cabeças para produzir e também formar novos pesquisadores”, afirma.

O linguista lembra que, antigamente, por não haverem bolsistas suficientes do programa PCI no Museu para que se fizesse um encontro como o desse ano, os pesquisadores apresentavam seus trabalhos em outras ocasiões. “Há muito tempo atrás nós fizemos uma reunião com os bolsistas PCI, chamamos de um simpósio que não tinha só bolsistas PCI. Eles apresentavam [também] na jornada PIBIC (uma outra modalidade de bolsa)”.

Com o aumento no número de bolsistas PCI no MAST, surgiu a ideia do encontro. Para Borges, considerando o fato de que esse tipo de bolsista tem uma maior experiência acadêmica, era a hora de criar um evento que não fosse apenas um relatório, burocrático. “Esse é o espírito da coisa, deve ser um momento de reflexão, de discussão acadêmica. Tem sempre uma cultura de que ninguém pergunta ninguém discute. Mas o ideal seria que as apresentações suscitassem discussões metodológicas, teóricas. A pergunta, o comentário é um dever acadêmico”, ressalta o pesquisador. “Que seja um encontro profícuo.”

Luiz afirma que houve um momento em que havia uma “não ação” nesse sentido. “Os bolsistas faziam seu trabalho e passavam pela instituição”. O encontro surgiu também como uma forma de avaliar qualitativamente (de forma informal) os bolsistas, seu engajamento institucional e a participação. E, ao mesmo tempo, avaliar a importância do programa PCI, de uma forma geral, para a instituição.

“Fizemos dois encontros nesse formato e a característica mais importante é que são os bolsistas que organizam, eu apenas faço uma supervisão, e isso pra mim é que é o louvável. Tem uma comissão de bolsistas que vai, chama os outros colegas, prepara, lê os resumos, faz as mesas. Eu estou trabalhando junto com eles, mas a mão na massa é dos bolsistas”, relata o linguista. “Não é só uma imposição da direção, mas também tem um desejo, um fazer que é produzido pelos bolsistas. Isso é fundamental.”

O III Encontro de Bolsistas PCI do MAST acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto e contará com 26 apresentações em oito mesas diferentes, divididas por temática. O evento é aberto ao público. O comitê organizador é composto, também, pelos bolsistas Adriana Keuller, Jefferson dos Santos Alves e Sabina Luz.

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Contando mitos

5º sábado - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Domingos Manfredi Naveiro

Neste depoimento, Domingos Manfredi fala para o jovem que tem dificuldades de enxergar o futuro profissional. Segundo o engenheiro, devemos sempre nos proporcionar situações que estimulem a nossa curiosidade e lembra da infância cercado com os aparelhos que costumava desmontar para entender, instintivamente, a tecnologia aplicada. Depois de conhecer cada componente da sua bicicleta, chegou a hora de aprender novos desafios. Das bicicletas para carros. Graduado em engenharia mecânica, Domingos mais uma vez sentiu a necessidade de ampliar o seu conhecimento. Veja agora a curiosa trajetória desse profissional.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Observando o MAST, você encontra o símbolo maior da história do Serviço da Hora Legal Brasileira. Exposta no campus ON/MAST, próxima aos pavilhões das lunetas, a torre de ferro serviu por muito tempo como um canal de difusão da hora civil.
Leia mais...

Além do Céu

Exoplaneta gêmeo de Júpiter encontrado orbitando estrela gêmea do Sol. Descoberta pode ser o sistema planetário mais parecido com o Sistema Solar já observado.
Leia mais...

Céu do mês

Em agosto, saiba mais sobre a chuva de meteoros Perseidas e o fenômeno conhecido como superlua. Esse último, irá acontecer no dia 29.
Leia mais...

Especial MAST 30 anos

Neste especial, a primeira historiadora contratada para atuar no MAST, Ana Maria Ribeiro de Andrade, e a coordenadora substituta da Coordenação de História da Ciência (CHC), Christina Helena da Motta Barboza, falam sobre o trabalho desenvolvido na área de história da ciência do MAST desde os primeiros anos da instituição até os dias atuais.

Aconteceu no MAST

Brasil conquista quatro menções honrosas na 9ª IOAA

A equipe brasileira, liderada por Eugênio Reis (MAST) e Gustavo Rojas (UFSCar), terminou na 20ª colocação dentre os 41 países participantes.
Leia mais...

MAST participa da ExpoT&C e da SBPC Jovem durante a 67ª SBPC

Veja neste vídeo, depoimentos sobre a participação do MAST na 67ª SBPC que aconteceu, de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fique por dentro também das atividades de divulgação científica realizadas durante o evento.
Leia mais...

MAST na Mídia

Museu de Astronomia leva ciência para São Carlos

São Carlos Agora – 08/07/2015

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br