Dezembro | 2015 • Boletim Mensal • 30ª edição

Caro leitor,

O Portal InforMAST de dezembro traz como destaque o lançamento de dois volumes da “Coleção MAST: 30 Anos de Pesquisa”, intitulados “Museologia e Patrimônio” e “Educação e Divulgação da Ciência”, em versões e-book, no dia 16 deste mês. As publicações celebram os 30 anos do Museu de Astronomia e Ciências Afins, ressaltando os resultados das diversas pesquisas organizadas pela instituição ao longo de todo esse tempo.

Vale a pena conferir também a inauguração da exposição “Visões da Luz”, ainda no dia 16. A mostra abordará temáticas sobre as diversas formas com as quais nos relacionamos com a luz, além de explicar cientificamente o que sabemos sobre ela. Serão apresentados temas como “A Luz que chega do Universo”, “Observando o céu e a captação da luz”, “A Luz, a Cor e a Arte”, “Ondas e Partículas”, “O registro das imagens”, e ainda a história da expedição do Observatório Nacional a Sobral, no Ceará, em 1919, com o intuito de comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

Na coluna Além do Céu, descobrimos um pouco mais sobre o planeta-anão Plutão. A sonda New Horizons, depois de 9 anos de viagem, chegou finalmente a seu destino e, em julho deste ano, fez um vôo rasante sobre a superfície daquele que por muito tempo foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. Os estudos sobre os dados obtidos ainda estão sendo desenvolvidos, mas já se pode afirmar que a missão revolucionou a nossa compreensão sobre o planetoide.

Observando o MAST, conhecemos a história do acelerador de partículas linear doado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) para ser guardado pelo Museu de Astronomia. O acelerador encontra-se exposto no prédio sede do MAST, no “Espaço Acelerador de Partículas”, e fecha um conjunto temático com as exposições “Visões da Luz” e “As Estações do Ano, a Terra em Movimento”, no andar térreo do Museu.

O Papo de Cúpula traz uma conversa com o técnico em conservação Ricardo de Oliveira Dias, da Coordenação de Museologia do MAST. Ricardo chegou ao Museu no ano 2000, através de uma bolsa de iniciação científica, e trabalha atualmente no Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos (LAMET), recuperando e conservando os objetos que fazem parte do acervo de instrumentos científicos do Museu de Astronomia.

No vídeo Especial MAST 30 anos, o Portal InforMAST entrevista Carlos Henrique Zeferino da Silva, que conta um pouco da longa história do planetário inflável do Museu de Astronomia e de suas viagens para diversos lugares do Rio de Janeiro e de outros estados.

A seção “Aconteceu no MAST” lembra a inauguração da Biblioteca Henrique Morize, nova biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Seu prédio, aberto ao público no dia 23 de novembro, conta com três andares equipados para a guarda do acervo bibliográfico do Museu, espaços para consulta de livros e à internet e salas de aula para os cursos oferecidos pelo MAST.

O vídeo do projeto “A Ciência que Eu Faço” deste mês conta a história de Ailton Krenak. Ailton destaca importância da reconexão das novas gerações indígenas com a cultura e os valores de seus ancestrais. Fala também da importância do alinhamento entre corpo e mente para que seja possível viver de forma saudável.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Revista Museologia e Patrimônio

Marcus Granato e Diana Farjalla Correia Lima.
Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST – vol.8, no 2, 2015.

Base de dados MAST

Museu de Astronomia lança dois volumes da Coleção MAST: 30 Anos de Pesquisa

O lançamento dos e-books “Museologia e Patrimônio” e “Educação e Divulgação da Ciência” faz parte do evento de inauguração da exposição "Visões da Luz".

VALE A PENA CONFERIR

MAST inaugura exposição Visões da Luz

Através de painéis, instrumentos científicos, maquetes, objetos, registros fotográficos e aparatos interativos, a mostra trabalha várias temáticas relacionadas à luz.
Leia mais...

Livro sobre a história do LNA será apresentado em evento no MAST

A obra “Da Serra da Mantiqueira às Montanhas do Havaí: A História do Laboratório Nacional de Astrofísica ” contou com a participação de historiadores do Museu.
Leia mais...

POC no MAST

Conheça a atividade mais tradicional do Museu de Astronomia.
Leia mais...

Fim de semana no Museu de Astronomia

Confira as atividades de encerramento do ano 2015.
Leia mais...

Laboratório do MAST é referência na preservação de documentos em papel

Entre os serviços realizados estão o diagnóstico, higienização, acondicionamento, monitoramento climático e inspeção dos espaços de conservação.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Ricardo de Oliveira Dias | Técnico em Conservação

Ricardo de Oliveira Dias é Técnico em Conservação da Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Em entrevista ao Portal InforMAST, ele contou um pouco de sua trajetória na instituição. Sua história no MAST começou em 2000, quando foi contratado como bolsista de iniciação científica para auxiliar o Sr. Odílio de Ferreira Brandão, ex-funcionário do Observatório Nacional (ON) que colaborou na identificação, descrição e conservação dos objetos do acervo museológico.

No início, Ricardo era orientado tanto pelo Sr. Odílio quanto por Cláudia Penha, museóloga e hoje responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação do Acervo Museológico (NUDCAM/CMU) do MAST. “Ela me auxiliava e orientava, seguindo um cronograma de trabalho, em todo tipo de processo de higienização. O Sr. Odílio ficava me olhando, vendo quais eram os meus procedimentos na higienização, dizendo o que podia mexer, o que não podia”, lembra Ricardo.

Na época, foi decidido que o técnico e servidor do MAST, Carlos Nascimento, que também havia sido treinado pelo Sr. Odílio, seria responsável pela higienização em objetos de grande porte, e que Ricardo faria a higienização de objetos de pequeno porte, de pequenas dimensões, como teodolito e sextantes. Porque “uma coisa é higienizar uma luneta de grande porte, outra é a higienização de um teodolito; são objetos completamente diferentes. Há que se pensar, por exemplo, em quais são os procedimentos de segurança em cada caso”.

Quando Ricardo começou a trabalhar no MAST, o laboratório de conservação ficava no terceiro andar do prédio Sede do Museu. “Eu trabalhava numa sala onde tinha a mesa do Sr. Odílio e uma bancada com uma pia”. Com a construção do prédio anexo, inaugurado em junho de 2010, foi implantado Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos (LAMET/CMU) no andar térreo do edifício. Foram destinadas duas salas pra o novo laboratório: uma para atividades que geram mais sujidades e poeiras, e outra para atividades mais minuciosas e de menor impacto ambiental.

Durante esses quase dezesseis anos de trabalho na instituição, Ricardo participou de alguns projetos como o restauro da luneta meridiana de Gautier. Ela foi restaurada graças à pesquisa minuciosa no acervo do MAST, que permitiu que as peças originais fossem reunidas. Mesmo assim, algumas poucas peças não foram encontradas. “A Gautier estava toda desmontada. Quando foi feito a restauração, o Sr. Odílio que nos ajudou a encontrar todos os parafusos. Era um instrumento muito lindo. Foi fantástica a montagem!”

Ricardo tem a preocupação em passar seu conhecimento, sua experiência em conservação de instrumentos científicos para outros profissionais, participando de oficinas e palestras. E principalmente para Wellington Ricardo Ribeiro Pessanha, que há dois anos foi contratado para auxiliá-lo em seu trabalho. “Na verdade, ter uma pessoa que você possa treinar e utilizar esse treinamento especificamente em nosso acervo [do MAST], é uma coisa fantástica!”.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 18h30 às 21h
2º sábado - 18h30 às 21h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Ailton Krenak

No depoimento, Ailton destaca a reconexão das novas gerações indígenas com a cultura e os valores de seus ancestrais. Fala também da importância do alinhamento entre corpo e mente para que seja possível viver de forma saudável. Saúde não é só a boa aparência física. “Não vamos ajudar o mundo olhando apenas para o próprio umbigo”, afirma.

Assista outros depoimentos no site:
http://www.acienciaqueeufaco.org/

OBSERVANDO O MAST

Na última edição de 2015, a coluna vai atrás dos fragmentos históricos de um instrumento de grande relevância no processo de desenvolvimento tecnológico do nosso país. Em dezembro, o Observando o MAST fala do instrumento que deu origem à exposição "Espaço Acelerador de Partículas".
Leia mais...

Além do Céu

A sonda New Horizons, lançada em 2006, chegou finalmente a seu destino principal e executou um voo rasante sobre a superfície de Plutão, em julho deste ano. Depois de meses de estudos sobre os dados obtidos, algumas descobertas surpreendentes se apresentam.
Leia mais...

Céu do mês

Em dezembro, confira detalhes sobre a Chuva de Meteoros Geminídeas e mais! Saiba quando acontece o fenômeno astronômico Solstício de Verão. O evento marca o início da próxima estação.
Leia mais...

Especial MAST 30 anos

No vídeo, o Portal InforMAST entrevista Carlos Henrique Zeferino da Silva, que conta um pouco da longa história do planetário inflável do Museu de Astronomia e de suas viagens para diversos lugares do Rio de Janeiro e de outros estados.

Aconteceu no MAST

MAST realiza workshop “Objetos e Públicos de Museu em Diferentes Perspectivas”

No workshop, profissionais de diversas áreas ligadas à museologia e à educação discutiram como trabalhar com acervos de forma a fazer com que os objetos de um museu contem histórias.
Leia mais...

Museu de Astronomia inaugura nova biblioteca

Cerimônia aconteceu dia 23 de novembro e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.
Leia mais...

V Curso de Preservação de Acervos

O evento foi organizado pela Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA) do MAST.
Leia mais...

MAST participa do Projeto Constellation

Iniciativa do Galileo Mobile que busca, através da Astronomia, inspirar jovens instigando uma paixão vital pela aprendizagem.
Leia mais...

MAST na Mídia
Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot
Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br