Fevereiro | 2015 • Boletim Mensal • 20ª edição

Caro leitor,

Neste mês de fevereiro, o Programa de Observação do Céu e as atividades de popularização da ciência dos fins de semana do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) voltam de férias.

Confira no Portal InforMAST, toda a programação do Museu e ainda informações sobre o Programa Visitas Escolares ao MAST que está com agendamento aberto. O Programa visa atender grupos que buscam o conhecimento científico, através de aparatos interativos, oficinas e exposições.

Os interessados em participar do VII Encontro de Arquivos Científicos devem ficar atentos às datas de submissão de trabalhos e inscrições que, neste ano, são gratuitas. Saiba mais sobre a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica que já está com as inscrições abertas.

Conheça a exposição “Um olhar nos espaços de dimensão 3”, inaugurada em janeiro no MAST. Pela primeira vez no Brasil, a mostra combina arte e interatividade em instalações que proporcionam ao público a sensação de estar realmente imerso em ambientes tridimensionais.

O destaque do Projeto A Ciência que eu Faço é o vídeo com a pesquisadora do MAST Priscila Faulhaber Barbosa. Nele, você irá conhecer um pouco mais da cultura indígena. E entender a relação dos índios com o céu e as interferências das estrelas nas práticas de subsistência e rituais das tribos.

A pesquisadora Sibele Cazelli é a personagem do Papo de Cúpula desta edição. Sua chegada na instituição antecede a criação do Museu. Em entrevista ao Portal InforMAST, ela conta um pouco dessa história que começou há mais de trinta anos.

Dos estilos arquitetônicos europeus, o eclético é talvez o que melhor define o objeto escolhido para este episódio do Observando o MAST.

No Céu do Mês, confira as efemérides astronômicas para o mês de fevereiro. Saiba como localizar no céu as constelações de Órion e Touro.

No Além do Céu, esclarecemos um pouco sobre os misteriosos buracos negros. Dos estelares, nascidos a partir da morte de uma estrela aos super-massivos, capazes de envolver galáxias inteiras em seu campo gravitacional.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Interseções Necessárias: História, Museologia e Museus de Ciências e Tecnologia

Maria Esther Alvarez Valente
Revista Museologia & Interdisciplinaridade

Base de dados MAST
VALE A PENA CONFERIR

Programa de Observação do Céu

A atividade dá ao público a oportunidade de ter um contato maior com a Astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio de lunetas, telescópios, binóculos ou simplesmente a olho nu.
Leia mais...

Programação de fevereiro do MAST

As atividades educativas do MAST voltam de férias neste mês com o Ciclo de Palestras e os tradicionais Faça Você Mesmo, Cozinhando com a Ciência, Programa de Observação do Céu, Astromania e o Planetário Inflável Digital.
Leia mais...

VII Encontro de Arquivos Científicos

O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 09 de março. Os interessados em participar do evento podem se inscrever de 02 de março a 15 de maio. As inscrições são gratuitas.
Leia mais...

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O prazo para as inscrições termina em 15 de março e as provas acontecem, em fase única, no dia 15 de maio. Eugenio Reis, astrônomo e coordenador de Educação em Ciências do MAST, faz parte da comissão organizadora da olimpíada.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Sibele Cazelli | Pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências

Sibele Cazelli é pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências (CED) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Sua chegada na instituição antecede a criação do Museu. Em entrevista ao Portal InforMAST, ela conta um pouco dessa história que começou há mais de trinta anos.

Em 1984, com licenciatura em Biologia, Sibele dava aulas de ciências numa escola municipal, biologia numa estadual e em outra particular, todas na cidade do Rio de Janeiro. E ainda participava de um grupo de estudos no Sindicato dos Professores. Foi nessa época, que ela tomou conhecimento da ideia da criação de um museu de ciência com aspecto educativo bastante presente; e que estavam tentando criar um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação com o Observatório Nacional (ON).

No final do mesmo ano, ela recebeu a notícia de que sua cessão para o Observatório Nacional havia sido publicada. “Quando eu cheguei, tomei conhecimento de que ali já havia outros profissionais como arquitetos e físicos, e que estavam pensando um parque da ciência. Eu e Carlos Ziller, que também era um professor de física da rede estadual, viemos aqui pra trabalhar e pensar essa parte pedagógica do parque“.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 18h30 às 21h
Toda quarta - 18h30 às 21h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Priscila Faulhaber Barbosa

Nesse vídeo, você irá conhecer um pouco mais da cultura indígena. Entenda a relação dos índios com o céu e as interferências das estrelas nas práticas de subsistência e rituais das tribos. A cientista fala também da sua trajetória profissional, da importância da antropologia nas suas pesquisas e dos projetos futuros junto ao Núcleo de Pesquisa do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Fique com a ciência de Priscila Faulhaber!

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Dos estilos arquitetônicos europeus, o eclético é talvez o que melhor define o objeto escolhido para este episódio do Observando o MAST.
Leia mais...

Além do Céu

Um ponto no espaço tão massivo e denso que qualquer coisa passando em seu raio de influência cairia e se perderia em seu interior. Nem matéria, nem a luz, nem o tempo escapariam de sua gravidade. Foi com esse formato que se concebeu a noção de um buraco negro. Uma singularidade no espaço-tempo capaz de engolir tudo em seu entorno.
Leia mais...

Céu do mês

Confira as efemérides astronômicas para o mês de fevereiro. Nessa edição, saiba como localizar no céu as constelações de Órion e Touro.
Leia mais...

Aconteceu no MAST

MAST inaugura a exposição “Um olhar nos espaços de dimensão 3”

Pela primeira vez no Brasil, a mostra combina arte e interatividade em instalações que proporcionam ao público a sensação de estar realmente imerso em ambientes tridimensionais.
Leia mais...

MAST na Mídia

O cheiro do espaço

Jornal da Ciência – 12/01/2015

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br