, Portal Informast | Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Julho | 2015 • Boletim Mensal • 25ª edição

Caro leitor,

É com imensa satisfação que apresentamos a 25ª edição do Portal InforMAST. Lançado há dois anos, o jornal virtual foi ao ar pela primeira vez em julho de 2013. Sendo o Museu de Astronomia e Ciências Afins, uma instituição científica que tem como objetivo ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil, o Portal surge sob o pretexto de reforçar essa missão.

A partir de uma linguagem acessível e um layout arrojado, o jornal visa à popularização das ciências, sobretudo, as desenvolvidas pela instituição. Dentro desse formato, o leitor consegue saber em primeira mão tudo o que acontece no MAST e ainda confere os desdobramentos de eventos passados. Vale a pena conferir o Portal InforMAST! Nele, você encontra informações sobre cursos, palestras, oficinas, exposições, eventos (Semana de Astronomia, Museu vai à Praia, Museu vai à Feira, Turismo Cultural, entre outros)! No Papo de Cúpula, você tem a chance de conhecer o trabalho que é desenvolvido por pesquisadores, bolsistas e colaboradores no Museu. E não para por aí!

Apesar da idade, o jornal já passou por algumas transformações. Com pouco mais de um ano, novas colunas foram incorporadas. Pensando em atender o público apaixonado por astronomia, criamos as colunas Céu do Mês e Além do Céu. Nelas, você encontra informações do que está visível no céu ao longo do mês e aprende mais sobre o universo na sua amplitude. É Observando o MAST que o leitor conhece a história dos instrumentos que fazem parte do maior acervo arquitetônico de astronomia do Brasil. Dos quadros, o mais recente é o “Especial MAST 30 anos”. Lançado em março deste ano, em homenagem aos 30 anos da instituição, o projeto em formato de vídeo reúne depoimentos de funcionários e colaboradores que tiveram alguma participação na construção da história do Museu.

Como você pode perceber, o Portal InforMAST não tem medo de experimentar novos desafios. Portanto, fique atento às próximas edições! Por hora, agradecemos a você, caro leitor, por fazer parte da história deste jornal.

Desejamos a todos, uma boa leitura!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

O Cientista, o Museu e a Lagarta
Costa Lima e o serviço de combate à Lagarta Rósea do Museu Nacional

Marcio Ferreira Rangel
Acervo, Rio de Janeiro, V. 26, Nº 1, P. 69-80, JAN./JUN. 2013

Base de dados MAST

MAST promove atividades na ExpoT&C durante
a 67ª Reunião Anual da SBPC

Na programação do Museu de Astronomia haverá palestras sessões do planetário inflável, a oficina Brincando com a Ciência e a exposição “No espectro da luz: as imagens do céu ontem e hoje”.

VALE A PENA CONFERIR

MAST leva astronomia às escolas cariocas

O Projeto Olhai pro Céu Carioca, desenvolvido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em parceria com o Observatório Nacional (ON), já capacitou 14 professores que realizaram atividades com 1.573 estudantes.
Leia mais...

Astrônomo do MAST é um dos líderes da equipe brasileira na IX IOAA

A equipe será liderada por Eugenio Reis Neto (MAST) e Gustavo de Araújo Rojas (UFSCar). A IOAA 2015 acontecerá de 26 de julho a 04 de agosto, na cidade de Semarang, na Indonésia.
Leia mais...

Museu lança E-Book “História da Astronomia no Brasil”

Versão eletrônica pode ser adquirida gratuitamente no site do MAST.
Leia mais...

Programação Especial de Férias do MAST

Junto às noites estreladas de inverno, julho traz ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) uma programação especial de férias.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Alfredo Tolmasquim | Pesquisador do MAST

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1983, Alfredo Tolmasquim percebeu, ao longo do curso, que se interessava mais pela gestão de projetos, do que pelas tarefas operacionais da disciplina. A opção se refletiu na escolha de “Política e Gestão de Ciência e Tecnologia” como tema de mestrado, concluído em 1985, também na UFRJ: O primeiro convite profissional veio nesse mesmo ano, para trabalhar em um projeto coordenado pelo astrônomo Ronaldo Mourão, então diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). “Desde então, são mais de 30 anos dedicados à instituição”, afirma Alfredo.

O objetivo era contextualizar os instrumentos sob a guarda do Museu nos respectivos cenários históricos. “Havia estudos isolados, mas nada que apresentasse de forma objetiva a importância da coleção”, lembra. Alfredo se envolveu em diversos outros projetos, dos quais destaca a organização do 1º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, evento que em 2016 completa 30 anos, e a pesquisa “O que o brasileiro pensa da Ciência e da Tecnologia?”, realizada em 1987 pelo MAST em parceria com o Instituto Gallup. Foi o primeiro levantamento do gênero no País.

Em 2002, após ter sido Chefe do Departamento de Pesquisa e Coordenador de Informação e Documentação, Alfredo tornou-se Diretor do Museu. Era um momento delicado para a instituição, pois o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação passava por uma fase de reestruturação e havia a possibilidade do Museu deixar de existir. “Uma das minhas principais tarefas foi regatar a auto-estima dos funcionários. A equipe correspondeu, todos vestiram a camisas e conseguimos realizar projetos que mostraram a relevância do Museu para a preservação da memória da ciência no Brasil”, conta Alfredo. Foi nessa época que o MAST passou a trabalhar na preservação dos Arquivos Pessoais de Cientistas e alavancou recursos para a construção do prédio Anexo, inaugurado em 2010.

Após dez anos a frente da diretoria do Museu, em 2012 Alfredo deixou o cargo. O pesquisador recebeu então um convite para liderar a Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). “Foram três anos longe do MAST, nos quais tive a oportunidade de conhecer melhor a estrutura de uma outra unidade de pesquisa do MCTI”, revela.

A convite de Heloísa Bertol, Diretora do MAST, Alfredo retornou ao Museu em 2015, nas funções de pesquisador da Coordenação de História da Ciência e Diretor Substituto. Doutor em Comunicação pela UFRJ e com pós-doutorado no Edelstein Center for the History and Philosophy of Science, Technology and Medicine da Hebrew University of Jerusalém, Alfredo atualmente coordena, entre outras iniciativas, o Projeto “Ciência na Ditadura”. O trabalho já reúne informações sobre 471 cientistas perseguidos durante o regime militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985. O público pode participar sugerindo nomes que ainda não foram incluídos ou corrigindo e complementando os dados publicados. Basta acessar o endereço www.ciencianaditadura.net.

“Devido à minha formação em química, demorei a ter convicção para me anunciar como um pesquisador. Mas hoje não tenho mais dúvidas ao me identificar: sou um Historiador da Ciência”, conclui.

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Maria Fuentes Piedade

Farmacêutica Bioquímica. Graduou-se em Farmácia-Bioquímica na Universidade de São Paulo, em 1954. Possui também pós-graduação e mestrado na área. Participa há mais de 50 anos das reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Curiosa por tudo, Maria virou sócia da SBPC assim que conheceu a organização. Devido à extensão da área da Farmácia-Bioquímica, a pesquisadora se interessa por uma grande diversidade de assuntos. Na reunião anual da SBPC, ela costuma freqüentar palestras de diferentes ciências.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Era 11 de junho de 1781. A fragata São João Baptista aportava no Rio de Janeiro. Dentro dela, entre outros aparatos, um instrumento metálico, dourado, ajudaria os pesquisadores que haviam saído da Europa, em direção à América do Sul, a determinar com precisão o posicionamento geográfico de algumas partes do Novo Mundo. O instrumento era conhecido como quarto de círculo e está, hoje, exposto no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), sendo, provavelmente, o objeto mais antigo de todo o acervo do Museu.
Leia mais...

Além do Céu

Astrônomos encontraram o que aparenta ser uma galáxia extremamente rica em estrelas da população III, a primeira geração de estrelas, dentro das quais foram formados os primeiros átomos dos elementos mais pesados, como nitrogênio e oxigênio, que hoje formam a vida como a conhecemos.
Leia mais...

Céu do mês

Nesse mês de Julho, a Terra esteve em seu Afélio, o ponto de maior distância entre o nosso planeta e o Sol no ano.
Leia mais...

Especial MAST 30 anos

Nesta edição do "Especial MAST 30 Anos", Ronaldo Almeida, Biólogo e pesquisador do Museu de Astronomia, fala de sua experiência com o "Brincando com a Ciência", atividade que realiza no Museu desde os anos 80.

Aconteceu no MAST

MAST e Fundação Casa Rui Barbosa realizam o 7º Encontro de Arquivos Científicos

Realizado de 24 a 26 de junho, o evento reuniu cerca de duzentos profissionais para discutir a preservação de documentos produzidos no âmbito da ciência e tecnologia.
Leia mais...

Visitantes do MAST se despedem do Meteorito Santa Luzia de Goiás

No dia 27 de junho, o MAST promoveu um evento, em homenagem ao Meteorito de Santa Luzia, com oficinas, palestra, uma exposição de meteoritos, e o Programa de Observação do Céu!
Leia mais...

Museu de Astronomia realiza a XX Jornada PIBIC

Neste ano, foram apresentados 25 trabalhos em sessões organizadas por temáticas. Em comemoração aos 20 anos da Jornada PIBIC do MAST, foi realizado um painel com ex-bolsistas.
Leia mais...

MAST na Mídia
Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br