Maio | 2015 • Boletim Mensal • 23ª edição

Caro leitor,

O Portal InforMAST deste mês destaca a participação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) na 13ª Semana Nacional de Museus que acontece de 18 a 24 de maio. O MAST preparou uma programação especial com várias atividades direcionadas a todos os públicos.

O MAST e outras cinco instituições científico-culturais de grande importância histórica irão participar da 7ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, que é o evento de abertura das comemorações dos 450 anos do Bairro Imperial de São Cristóvão.

Vale a pena conferir as informações sobre o Projeto Olhai pro Céu Carioca que tem como objetivo levar a astronomia às escolas da capital do Rio de Janeiro. Neste projeto, os estudantes terão a oportunidade de estudar e observar o Sol. Para isso, o MAST realizará a capacitação de professores sempre na última terça-feira de cada mês.

No Papo de Cúpula, Eloísa Helena de Almeida, chefe do Serviço de Biblioteca do MAST, fala sobre a inauguração do novo prédio da Biblioteca da instituição que está prevista para o segundo semestre deste ano.

No vídeo especial MAST 30 anos, Cláudia Penha dos Santos, museóloga e responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação do Acervo Museológico (NUDCAM/CMU) do MAST, fala sobre a criação da Reserva Técnica Visitável da instituição.

Em comemoração ao centenário da Teoria da Relatividade Geral e os 90 anos da vinda do físico alemão Albert Einstein ao Brasil que, na ocasião, visitou o campus MAST/ON; a coluna Observando o MAST propõe uma viagem no tempo para falar sobre um fenômeno astronômico que aconteceu no nosso país e que mobilizou a comunidade científica nacional e internacional interessada no processo de comprovação da famosa teoria de Einstein.

A coluna Além do Céu aborda a descoberta de nove sistemas estelares satélites da Via Láctea que pode ajudar a explicar a presença da ainda pouco conhecida matéria escura em nosso universo.

O Projeto A Ciência que eu Faço destaca a entrevista com a historiadora Moema de Rezende Vergara. No vídeo, ela fala sobre a escolha de sua profissão e de seu trabalho no MAST.

Saiba como foram as palestras do MAST Colloquia de abril e a primeira edição do ciclo de palestras Preservação em Foco promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT) do MAST.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

A Circulação Internacional dos Cientistas Brasileiros nos Primeiros Anos do CNPq (1951-1955)

Alex Gonçalves Varela, Heloisa Maria Bertol Domingues e Carlos Alberto Coimbra
Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 301-319 jul | dez 2013 [pdf]

Base de dados MAST

Museu de Astronomia participa da 13ª Semana Nacional de Museus

De 19 a 24 de maio, o MAST irá oferecer uma programação especial direcionada a todas as idades. As atividades são gratuitas!

VALE A PENA CONFERIR

MAST participa do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão

O MAST e outras cinco instituições científico-culturais de grande importância histórica participam deste circuito que é o evento de abertura das comemorações dos 450 anos do Bairro Imperial de São Cristóvão.
Leia mais...

MAST apresenta o Projeto Olhai pro Céu Carioca

Quer levar um telescópio solar para sua escola? Participe do Projeto Olhai pro Céu Carioca! As inscrições são gratuitas!
Leia mais...

MAST promove 13ª edição do Curso de Segurança de Acervos Culturais

O curso aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas; e ressaltando a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco.
Leia mais...

Últimos dias de inscrição para o Encontro de Arquivos Científicos

As inscrições gratuitas para a 7ª edição do evento podem ser realizadas até dia 15 de maio.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Eloísa Helena de Almeida | Chefe do Serviço de Biblioteca do MAST

Está previsto para o segundo semestre de 2015 a inauguração do novo prédio da Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que terá uma área total de 1.200 m² e três pavimentos. “As expectativas são as melhores possíveis”, afirma Eloísa Helena de Almeida, há oito anos chefe do Serviço de Biblioteca e Informação Científica da instituição.

Nos dois primeiros andares ficarão as salas de consulta, dotadas de espaços multimídia, e o acervo bibliográfico, formado por livros, folhetos, teses, obras de referência, entre publicações. O terceiro vai abrigar três salas de aula, uma sala de professores e a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT). A biblioteca, que hoje se restringe a uma sala de 105 m², localizada no prédio sede do MAST, é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A inauguração do novo prédio fará parte das comemorações pelos 30 anos do MAST. Durante esse período, o acervo cresceu em maiores proporções do que o espaço atual poderia comportar, por isso a necessidade de um novo prédio. A Academia Brasileira de Ciências (ABC), por exemplo, doou, por meio de um acordo de cooperação técnica, um valioso acervo na área de história da ciência. “É uma coleção fantástica, mas não está disponível para consulta por falta de espaço”, diz Eloísa.

Além de mais espaço para o acervo, a biblioteca ganhará uma área para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital. Para isso, serão realizadas ações que atraiam o público do em torno do Museu, sejam estudantes, moradores ou profissionais que trabalham no bairro. Um dos objetivos é propiciar uma maior integração entre as exposições e atividades do MAST e a utilização de ferramentas disponíveis na internet.

“Queremos que as pessoas utilizem os computadores nas nossas dependências, conheçam o nosso acervo e, dessa forma, tomem gosto pela pesquisa”, afirma Eloísa

A partir de 1985, antes de sediar a biblioteca do MAST, o espaço abrigou por 60 anos o acervo do Observatório Nacional (ON). Em 1981, quando cursava o último ano de biblioteconomia na Universidade Federal Fluminense (UFF), Eloísa estagiou na então biblioteca do Observatório. Curiosamente, após construir sua vida profissional em instituições como a Biblioteca Nacional, a Escola Superior de Guerra e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi convidada, em 2007, para retornar ao local onde havia iniciado a carreira. “Fiquei entusiasmada pelo convite do MAST e com a possibilidade de chefiar a biblioteca na qual havia começado”, diz.

Quando a biblioteca era de propriedade do ON, o foco estava nas publicações voltadas para a astronomia. Sob a direção do MAST, tornou-se especializada também em história da ciência, educação e divulgação da ciência, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. A formação da coleção obedece a sugestões de pesquisadores e técnicos. Isto fez com que, ao longo dos anos, a biblioteca do MAST tenha assumido o papel de uma das melhores do Brasil nas áreas em que atua.

Para mais informações acesse o hotsite da Biblioteca do MAST:
http://www.mast.br/hotsite_biblioteca/index.html

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Moema de Rezende Vergara

Filha de um economista com uma pedagoga, Moema escolheu a graduação no curso de História aos 14 anos. A pesquisadora conta que a História serviu para que ela se entendesse no mundo. No Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI), Moema se viu com o desafio de compreender a origem do amplo acervo de aparelhos científicos históricos, sem muitas informações. A pesquisadora conta que é fascinante na História o fato de ela englobar uma grande diversidade de perfis de profissionais.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Em comemoração ao centenário da Teoria da Relatividade Geral e os 90 anos da vinda do físico alemão Albert Einstein ao Brasil que, na ocasião, visitou o campus MAST/ON; a coluna Observando o MAST propõe uma viagem no tempo para falar sobre um fenômeno astronômico observado no nosso país que mobilizou a comunidade científica nacional e internacional interessada no processo de comprovação da famosa teoria de Einstein.
Leia mais...

Além do Céu

A descoberta de nove sistemas estelares satélites da Via Láctea pode ajudar a explicar a presença da ainda pouco conhecida matéria escura em nosso universo.
Leia mais...

Céu do mês

Ao anoitecer do dia 21 de maio, teremos a Lua próxima de Vênus. Para essa noite a Lua estará com menos de 10% do seu disco iluminado, proporcionando um belo e fino luar, além da possibilidade de contemplação da luz cinérea.
Leia mais...

Especial MAST 30 anos

Neste vídeo, Claudia Penha dos Santos, museóloga e responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação do Acervo Museológico (NUDCAM/CMU) do Museu de Astronomia de Ciências Afins (MAST), fala sobre a Reserva Técnica Visitável, desde sua criação em 1995, o acervo de instrumentos científicos da instituição e seu trabalho desenvolvido na Coordenação de Museologia do MAST.

Aconteceu no MAST

MAST promove 1ª edição do Preservação em Foco

O ciclo de palestras tem como objetivos promover o debate, a reflexão e o intercâmbio de informações entre profissionais e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia.
Leia mais...

Fiocruz e Museu Nacional participam do MAST Colloquia de abril

A série de palestras MAST Colloquia homenageia, neste ano, as parcerias que ajudaram a construir a história do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em abril, o “MAST Colloquia – 30 anos de parcerias no MAST” lembrou as colaborações com o Museu Nacional (UFRJ) e a Fiocruz.
Leia mais...

MAST na Mídia

O Brasil de olho no céu

Multi Rio – 14/04/2015

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br