Março | 2015 • Boletim Mensal • 21ª edição

Caro leitor,

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) completa, neste mês, 30 anos de existência e, como parte das comemorações, promove um final de semana repleto de atividades gratuitas e direcionadas a todas as idades.

Nos dias 07 e 08 de março, os visitantes terão a oportunidade de aprender ciência de maneira divertida, em atrações que utilizam princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.

No Papo de Cúpula, a diretora do MAST Heloisa Maria Bertol Domingues faz uma análise sobre o contexto de criação da instituição, a importância de suas áreas de atuação, e fala de suas expectativas quanto ao futuro institucional.

Vale a pena conferir as informações sobre os eventos “MAST Colloquia - 30 Anos de Parcerias no MAST” e o “Seminário MAST 30 anos” que reunirá especialistas de diversas áreas visando fomentar discussões nos campos da História da Ciência e da Tecnologia, da Museologia e da Educação em Ciências.

Saiba tudo sobre as inscrições para a 13ª edição do Curso de Segurança de Acervos Culturais que acontecerá de 25 a 29 de maio; e também para o Encontro de Assessoria ao Professor (EAP), atividade que faz parte da Visita Escolar Programada do MAST.

Neste mês, confira o artigo “Uma discussão acerca da presença de museus na internet: a era das redes sociais e o Observatório Virtual como o espontâneo Museu do Universo Observável” de Tania Pereira Dominici, publicado na Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (Unirio|MAST / vol.7, no2, 2014).

No Projeto “A Ciência que eu Faço”, você irá assistir ao vídeo de Christina Helena da Motta Barbosa, pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do MAST. Ela fala sobre sua paixão pela história.

No Observando o MAST, você fica sabendo como foi a origem do Museu de Astronomia e Ciências Afins. A coluna Além do Céu deste mês explica um pouco sobre a vida do cometa Halley e suas influências em nosso planeta. O Céu do Mês aborda o fenômeno astronômico conhecido como Equinócio.

E no vídeo especial, Sibele Cazelli, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do MAST, comenta sobre as primeiras grandes ações de divulgação científica do MAST, na segunda metade da década de 80. Sibele conta as histórias do Parque da Ciência, da passagem do Cometa Halley pela Terra, em 1986, e da primeira edição do evento “O Museu Vai à Praia”.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Uma discussão acerca da presença de museus na internet: a era das redes sociais e o Observatório Virtual como o espontâneo Museu do Universo Observável

Tania Pereira Dominici
Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST – vol.7, no2, 2014

Base de dados MAST
VALE A PENA CONFERIR

Inscrições abertas para o Encontro de Assessoria ao Professor

A atividade faz parte da Visita Escolar Programada do Museu de Astronomia.
Leia mais...

MAST Colloquia | 30 Anos de Parcerias no MAST

A primeira palestra será realizada no dia 25 de março e terá como tema a “Parceria do MAST com a UNIRIO”, história que será contada pelos palestrantes Drª Tereza Schneiner (PPG PMUS) e Flávio Limoncic (PPGH). A entrada é gratuita.
Leia mais...

Seminário MAST 30 anos

O evento reunirá especialistas de diversas áreas visando fomentar discussões nos campos da História da Ciência e da Tecnologia, da Museologia e da Educação em Ciências que incorporam em suas análises coleções e artefatos científicos. A entrada é gratuita.
Leia mais...

Inscrições abertas para o Curso de Segurança de Acervos Culturais

Direcionado a conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e profissionais envolvidos com a preservação de acervos culturais. Os interessados podem se inscrever até dia 08 de maio.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Heloisa Maria Bertol Domingues | diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues é diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Neste mês em que o Museu comemora 30 anos de existência, em entrevista ao Portal InforMAST, ela faz uma análise sobre o contexto de criação da instituição, a importância de suas áreas de atuação, e fala de suas expectativas quanto ao futuro institucional.

“O MAST nasce de um movimento de cientistas. Ele não surge, como outros institutos de pesquisa, dentro de uma prioridade política de governo”. Em 1982, foi criado o Grupo de Memória da Astronomia (GMA) para a preservação da memória do Observatório Nacional (ON), da astronomia e das ciências afins. Iniciou-se nesse momento a discussão sobre a preservação da memória da astronomia e ciências afins com a possibilidade de tombamento arquitetônico e acervo instrumental do ON e a criação de um museu de história da ciência.

No mesmo ano, esse grupo realizou uma mesa-redonda com membros da sociedade científica para debater problemas pertinentes à preservação da cultura científica. Um dos resultados deste encontro foi a sugestão de se criar “um lugar para se trabalhar a história da ciência brasileira e mais do que isso um espaço de preservação documental e dos instrumentos que constituem a memória da ciência brasileira”.

“É importante lembrar que nesta época, pouco depois do fim da ditadura militar no Brasil, os cientistas estavam voltando ao país. Muitos foram expulsos e outros saíram para não viver aqueles anos de ditadura”. Havia uma preocupação com a memória científica, em “mostrar para aquela sociedade que estava ali, refeita politicamente, o que havia antes, para não se perder, o conhecimento formado, os lugares de pesquisa antes de todo esse movimento. Mostrar tudo isso era algo muito importante”.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
Toda quarta - 17h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Christina Helena da Motta Barbosa

Christina encantou-se com a História já na escola, quando uma de suas professoras passou a dar-lhe aulas sobre o Egito antigo. Algum tempo depois, orientada pela mesma professora, participou de um concurso de monografias sobre a história da Grécia. Não venceu, mas ficou com a paixão pela ciência. Quando estava para se formar na graduação, preocupada por nunca ter feito um estágio, foi convidada para uma entrevista no Museu de Astronomia. A pesquisadora foi contratada e, desde então, trabalha com a História da Ciência no MAST.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Nesta edição, Observando o MAST volta no tempo para refazer os caminhos que levaram à origem do Museu de Astronomia e Ciências Afins. A instituição nasce em meio a discussão sobre importância de se ter um espaço dedicado à memória das ciências brasileiras.
Leia mais...

Além do Céu

A última passagem do cometa Halley pela Terra, em 1986, trouxe milhares de pessoas ao MAST no que seria uma das primeiras grandes ações de divulgação científica do Museu. Um evento realizado durante diversas madrugadas convidou o público a observar o objeto através de nossos equipamentos. A coluna Além do Céu deste mês explica um pouco sobre a vida do cometa e suas influências em nosso planeta.
Leia mais...

Céu do mês

Em março, acontece o fenômeno astronômico conhecido como Equinócio. A palavra equinócio vem do latim aequinoctium, termo constituído pelo radical aequi (igual) e a palavra noctium (noite). Durante o equinócio, o dia e a noite tem a duração aproximada de 12 de horas. No equinócio, o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. O outono começa a partir do dia 20 de março, às 19h45.
Leia mais...

Aconteceu no MAST

Sibele Cazelli, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), comenta sobre as primeiras grandes ações de divulgação científica do MAST, na segunda metade da década de 80. Sibele conta as histórias do Parque da Ciência, da passagem do Cometa Halley pela Terra, em 1986, e da primeira edição do evento “O Museu Vai à Praia”.

MAST na Mídia

Onde estão as cientistas?

Correio Braziliense – 23/02/2015

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Bernardo Oliveira • Rodrigo Pelot

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br