Novembro | 2015 • Boletim Mensal • 29ª edição

Caro leitor,

O Portal InforMAST deste mês destaca o Workshop “Objetos e Públicos de Museu em Diferentes Perspectivas” que será realizado, de 01 a 03 de dezembro, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O evento é aberto a museólogos, mediadores de museus, professores, arte-educadores, biblioteconomistas, artistas plásticos e a todos interessados na temática que será abordada.

Neste mês de novembro, será inaugurado o novo prédio da Biblioteca do MAST que é especializada em astronomia, história da ciência, educação e divulgação da ciência, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. A cerimônia contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, da Diretora do MAST, Heloísa Bertol, entre outras autoridades.

Saiba como participar da quinta edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais do MAST. As inscrições foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, dia 18 de novembro.

Ainda é possível conferir a exposição Céu Ticuna que fica no MAST até 23 de novembro. Os visitantes podem visitar a mostra de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Vale a pena conferir a programação do Mast nos finais de semana. Além das exposições de temas distintos, os visitantes podem participar de oficinas, sessões do Planetário, Programa de Observação do Céu, entre outras. Todas as atividades são gratuitas.

Fique por dentro dos últimos eventos do MAST. Durante a Semana de Astronomia, o Museu promoveu várias atividades gratuitas de divulgação da ciência para todos os públicos e todas as idades. Milhares de pessoas participaram da Semana Nacional de C&T no Rio de Janeiro. Como parte da programação, foi realizado o debate “Fronteiras, Territórios, Territorialidade e Gestão” que contou com a participação da Brasileira vice-presidente de Painel da ONU.

Durante evento comemorativo dos 100 anos do Observatório Magnético de Vassouras, o MAST promoveu atividades em diversos pontos da cidade. Nos dias 10 e 11 de outubro, a criançada se divertiu na programação especial que o MAST preparou para a sexta edição do “Lugar de Criança é no MAST”. O Encontro Anual da SIAC, realizado de 12 a 16 de outubro, reuniu especialistas em astronomia cultural de toda a América Latina.

No Papo de Cúpula deste mês, o bolsista Sandro Gomes fala sobre seu projeto “Realidade Aumentada no MAST”, que visa sobrepor informações ao que pode ser observado em visitas pelo Museu. Na entrevista do Projeto A Ciência que eu Faço, a jornalista Maria das Graças Conde Caldas fala sobre os desafios de fazer divulgação científica de qualidade e sobre a importância da qualificação dos jornalistas que trabalham na área.

Na coluna Observando o MAST, você terá a oportunidade de conhecer a história do Fotoheliógrafo. A luneta, usada nas atividades de observação do Sol, fez parte de um projeto internacional que envolveu observatórios do mundo inteiro.

O Além do Céu desta edição fala sobre Encélado, a sexta maior lua de Saturno, que esconde em seu interior um gigantesco oceano de água líquida. E no Céu do mês, saiba qual o dia de maior intensidade da Chuva de Meteoros Leonídeas e quais os locais ideais para a observação.

No vídeo do Especial MAST 30 anos, a bibliotecária Lúcia Lino conta a história da Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e a atual Chefe de Serviço da Biblioteca, Eloisa Helena de Almeida, fala sobre o novo prédio que será inaugurado neste mês de novembro.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Musealização e cultura material da Ciência & Tecnologia

Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro
Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST – vol.8, no 2, 2015.

Base de dados MAST

MAST promove Workshop “Objetos e Públicos de Museu em Diferentes Perspectivas”

O evento foi organizado a partir de três eixos: programas de capacitação de profissionais de museu, perspectivas e estratégias de engajamento público e oficina Leitura de Objetos Museológicos.

VALE A PENA CONFERIR

Museu de Astronomia inaugura nova biblioteca

Cerimônia, que acontece dia 23 de novembro, às 16h, contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.
Leia mais...

Roteiro cultural do MAST

Confira agora programação de novembro.
Leia mais...

Exposição Céu Ticuna fica no MAST até 23 de novembro

Visitantes do MAST podem conferir a exposição de terça a sexta-feira. A entrada é gratuita.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Sandro Gomes | Bolsista PCI da CED

Sandro Gomes é bolsista pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI) da Coordenação de Educação em Ciências (CED) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Atualmente, trabalha no projeto “Realidade Aumentada no MAST”, que visa sobrepor informações ao que pode ser observado em visitas pelo Museu. Sandro chegou ao MAST depois de concluir a pós-graduação em Divulgação de Saúde, Ciência e Tecnologia na Fiocruz.

Segundo o bolsista, a Realidade Aumentada é uma camada de informações que é colocada virtualmente por cima do objeto ou local que está sendo visitado. “É você tirar mais informações de um objeto através de alguma tecnologia. Você pode ter uma imagem sobreposta, pode ter um destaque de uma área dele, pode mostrar o funcionamento, passar um vídeo, um áudio, então tudo isso é um aumento daquela realidade que tem ali.”

Já se falava em Realidade Aumentada no início do Século XX, em um conto infantil. “A história era de uma garoto que acha um gênio e aí os desejos dele são sempre tecnológicos. O gênio só pode realizar alguma coisa relacionada a tecnologia. Aí ele desenvolve um dispositivo, tipo um óculos, que o garoto olha para as pessoas e sabe se a pessoa ta mentindo, se ta um com uma boa intenção.”

No Museu de Astronomia, a primeira experiência aconteceu na Luneta 21, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013. Quem visitasse o objeto poderia baixar um aplicativo e, através dele, apontar seu celular para a luneta e identificar onde ficavam a objetiva, a ocular e a câmera, além de ver o caminho que a luz fazia dentro dela.

Hoje em dia, diversos dispositivos podem ser utilizados para a experiência da Realidade Aumentada como, por exemplo, um “Google Glass” ou um celular. No MAST, optou-se pelo aplicativo de celular. “Porque todo mundo tem um celular no bolso, a gente não ia precisar comprar aparelho nenhum, os visitantes já vem com o equipamento e é só instalar o aplicativo”, afirma Sandro.

Neste ano, em comemoração aos 100 anos da visita do físico Albert Einstein ao antigo prédio do Observatório Nacional, que hoje é a sede do MAST, pensou-se em uma experiência de Realidade Aumentada com a foto histórica do cientista no campus do Museu. “Fizemos um recorte daquela foto, recortamos só o Einstein. Quando você aponta o celular para o Einstein com o aplicativo rodando, você vê o resto da foto. Colocamos ainda a opção de ter um buraquinho na foto para a pessoa poder colocar a cabeça ali e aparecer na foto junto com o Einstein.”

Para Sandro, “a resposta [do público] foi bem bacana. O pessoal parava do lado do Einstein para tirar foto com aquela imagem do boneco e depois descobria que podia ver o resto da foto, todo mundo ficava bem surpreso. Ainda mais de saber que eles estavam exatamente no local que foi feita a foto.”

O Bolsista conta que, para o futuro, pensa-se em instalar um audioguia nos espaços de visitação do Museu. “Funciona assim: a pessoa vai chegar aqui, se tudo der certo como a gente está imaginando, ela não precisa instalar o aplicativo, ela vai entrar numa página da internet e vai poder escolher no menu a sala ou a exposição, enfim, que ela vai querer que seja guiada dessa forma.”

A ideia de Sandro é fazer algo mais profundo do que apenas uma explicação gravada em áudio sobre o que pode ser observado. “A ideia é fazer uma coisa mais descontraída do que só uma explicação, uma narração dura. A gente poderia, por exemplo, na 21, pegar o depoimento das pessoas que trabalharam ali e colocar [no guia]. Seria uma coisa mais dinâmica, com mais vozes do que só o narrador.”

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 18h30 às 21h
2º sábado - 18h30 às 21h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Maria das Graças Conde Caldas

Nesse depoimento, a jornalista fala sobre os desafios de fazer divulgação científica de qualidade e sobre a importância da qualificação dos jornalistas que trabalham na área. “Não acredito que o papel do jornalista seja apenas informar, é também compreender o papel educativo que exerce na formação ou deformação da opinião pública”, diz.

Assista outros depoimentos no site:
http://www.acienciaqueeufaco.org/

OBSERVANDO O MAST

Observando o MAST, você terá a oportunidade de conhecer a história do Fotoheliógrafo. A luneta, usada nas atividades de observação do Sol, fez parte de um projeto internacional que envolveu observatórios do mundo inteiro.
Leia mais...

Além do Céu

Encélado, a sexta maior lua de Saturno, esconde em seu interior um gigantesco oceano de água líquida. A informação foi revelada a partir de estudos feitos com a sonda Cassini, da NASA, que orbita o planeta desde 2004.
Leia mais...

Céu do mês

Em novembro, acontece a Chuva de Meteoros Leonídeas. Saiba qual o dia de maior intensidade desse evento astronômico e locais ideais para a observação.
Leia mais...

Especial MAST 30 anos

Neste vídeo do Especial MAST 30 anos, a bibliotecária Lúcia Lino conta a história da Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e a atual Chefe de Serviço da Biblioteca, Eloisa Helena de Almeida, fala sobre o novo prédio que será inagurado neste mês.

Aconteceu no MAST

MAST realiza Semana de Astronomia com tema “A Luz que vem do Cosmos“

Durante os seis dias de evento, o Museu de Astronomia promoveu várias atividades gratuitas de divulgação da ciência para todos os públicos e todas as idades.
Leia mais...

Evento comemora 100 anos do Observatório Magnético de Vassouras

De 9 a 11 de novembro, atividades gratuitas de divulgação científica foram realizadas em diversos pontos da cidade. Planetário Inflável e Observação do Sol estão entre os destaques da participação do MAST no evento.
Leia mais...

Milhares de pessoas participam da Semana Nacional de C&T no Rio de Janeiro

O MAST promoveu atividades gratuitas e direcionadas a todas as idades na cidade do Rio de Janeiro e no Parque da Cidade em Brasília.
Leia mais...

Brasileira vice-presidente de Painel da ONU participa de evento no MAST

No último dia 23, Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, participou do debate: Fronteiras, Territórios, Territorialidade e Gestão.
Leia mais...

Dia das Crianças no MAST

Museu de Astronomia realiza a 6ª edição do “Lugar de Criança é no MAST”.
Leia mais...

Museu de Astronomia realiza Encontro Anual da SIAC

Evento reuniu especialistas em astronomia cultural de toda a América Latina.
Leia mais...

MAST na Mídia
Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot
Bernardo Oliveira

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br