Outubro | 2015 • Boletim Mensal • 28ª edição

Caro leitor,

O Portal InforMAST de outubro traz em destaque a grade de eventos da instituição. Em celebração ao Dia das Crianças, o Museu de Astronomia e Ciências Afins preparou uma programação especial para a garotada. Nos dias, 10 e 11 de outubro, o público poderá conferir sessões do planetário digital, Cine Ciência especial, Cozinhando com a Ciência, entre outras atividades.

Neste mês, o Museu de Astronomia promove o Encontro Anual da SIAC. O evento, que acontece entre os dias 12 e 16 de outubro, abordará as perspectivas etnográficas e históricas das astronomias.

Vale a pena conferir a programação do MAST para a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Neste ano, o evento terá como tema "Luz, ciência e vida". No Especial MAST 30 anos, a arquivista Maria Celina de Mello fala sobre o acervo do MAST e das transformações da Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA) ao longo desses 30 anos. No Papo de Cúpula, a pesquisadora do Museu, Maria Esther Valente, dá mais detalhes sobre a nova exposição que, em breve, será apresentada ao público.

Na coluna Além do Céu, a astrônoma do MAST, Patrícia Spinelli, comenta sobre a recente descoberta de água líquida na superfície de Marte.

Observando o MAST, conheça a história da Luneta Meridiana Zenital. O instrumento ocupa um dos Pavilhões do campus MAST/ON.

No Céu do Mês, saiba detalhes sobre a Chuva de Meteoros Orionídeas. O evento astronômico será visível, principalmente, no hemisfério sul. Nesta edição do Portal, A Ciência que eu Faço apresenta o relato emocionado da física, Lenilda Austrilino, que atua na área de divulgação científica.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Arquivos de Museus: Características e Funções

Maria Celina Soares de Mello e Silva
Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Vol. II. nº 4. maio/junho de 2013

Base de dados MAST

Dia das Crianças tem programação especial
no Museu de Astronomia e Ciências Afins

Confira a programação do Museu de Astronomia para o Dia das Crianças.

VALE A PENA CONFERIR

Museu de Astronomia divulga ciência de forma divertida para cariocas

Oficina Brincando com a Ciência e Planetário Inflável estão entre os destaques da participação do MAST na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2015, que começa no dia 20 e vai até 25 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.
Leia mais...

MAST recebe a 4ª edição do Encontro Anual da SIAC

Evento abordará as perspectivas etnográficas e históricas das astronomias.
Leia mais...

Museu apresenta exposição sobre astronomia indígena

Em cartaz no Museu de Astronomia, pela primeira vez, a exposição "Céu Ticuna" terá curta temporada.
Leia mais...

Inscrições para o Curso de Preservação de Acervos

Objetivo do curso é ampliar o conhecimento sobre conceitos relacionados à preservação de acervos científicos e culturais.
Leia mais...

Confira as palestras do MAST Colloquia

Iniciativa abre espaço para a troca de experiências entre profissionais e colabora para o avanço do conhecimento histórico das ciências.
Leia mais...

Fábrica de inovações educacionais

MAST mantém laboratório dedicado à criação de aparatos científicos.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Maria Esther Alvarez Valente | historiadora e pesquisadora do MAST

Maria Esther Alvarez Valente é historiadora e pesquisadora do Museu de Atronomia e Ciências Afins (MAST). Atualmente, coordena o projeto da nova exposição do Museu que, inspirada no movimento do Ano Internacional da Luz da UNESCO, em 2015, pretende inserir ainda mais o tema da Astronomia no andar térreo do MAST.

Em entrevista ao Portal InforMAST, Esther afirma que “o MAST tem tudo a ver com essa questão na medida em que ele tem um acervo que foi usado para a observação da luz dos astros”. A pesquisadora se refere ao extenso acervo de instrumentos científicos do Museu de Astronomia, em sua maioria provenientes do Observatório Nacional (ON), mas também de outras instituições de pesquisa relacionadas às ciências exatas, como do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

A exposição, que deve ser inaugurada entre outubro e novembro, utilizará três salas e o hall do térreo do Museu. A primeira sala vai explorar o tema “Observando o céu e a captação da luz” com objetos como a Luneta Estereoscópica, a Luneta Azimutal, a Luneta do Fotoeliográfo, a Luneta Meridiana acotovelada, o Altazimute Acotovelado e o Círculo Meridiano Portátil.

A segunda sala, com o tema “O registro das imagens”, explicará como o que foi observado com os instrumentos citados era registrado, tratado e analisado pelos cientistas. A sala contará com objetos como a Câmera de Markovitz, a Luneta Fotográfica Equatorial, Comparador de Chapas, além de chapas fotográficas dos registros do ON e de uma maquete de luneta com câmera fotográfica.

A terceira sala contará a história da expedição do Observatório Nacional a Sobral, no Ceará, em 1919, com o intuito de comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. O ambiente apresentará objetos utilizados na expedição e explicações sobre como foi possível a realização do experimento.

No hall, serão abordados temas mais abertos, como “luz e mitos”, “claro e escuro”, a luz na arte e na arquitetura, a observação do micro e do macro, “luz e a vida” e a natureza da luz. Além disso, será explorada a temática da Astronomia nos dias de hoje, através de painéis e projeções com imagens astronômicas atuais. Serão utilizados instrumentos como o microscópio, o prisma de reflexão total, a câmera fotográfica e o projetor de raios luminosos. O hall abrigará também aparatos interativos que brincam com questões relacionadas à óptica.
Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h30 às 20h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Contando mitos

5º sábado - 16h

Visita orientada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 16h
3º, 4º e 5º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 15h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a ciência

4º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Lenilda Austrilino Silva

Graduou-se em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1979. Mestre em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo desde 1986. Lenilda abre esse vídeo com um relato emocionado sobre o seu trabalho como divulgadora científica. Apesar dos projetos de itinerância, com grande extensão nacional, a divulgadora fala da importância e das dificuldades de disseminar a ciência no Brasil.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

OBSERVANDO O MAST

Nesta mês, a coluna Observando o MAST traz a história da Luneta Meridiana Zenital.
Leia mais...

Além do Céu

A NASA divulgou, recentemente, evidências definitivas da presença de água líquida em Marte. Mas como exatamente seria essa água e o que ela significa para a busca pela vida fora da Terra?
Leia mais...

Céu do mês

No mês de outubro, acontece a famosa Chuva de Meteoros Orionídeas. A previsão é que o ápice da chuva ocorra no dia 21. Outro evento em destaque deste mês é a Superlua. Trata-se do último perigeo do satélite em 2015.
Leia mais...

Especial MAST 30 anos

No vídeo deste mês, o Portal InforMAST entrevistou Maria Celina Soares de Mello e Silva, uma das primeiras arquivistas do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Celina ajudou a construir o que hoje é o Arquivo de História da Ciência do MAST.

Aconteceu no MAST

9ª Primavera dos Museus no MAST

Nesta edição, a grande novidade na programação foi a Visita Guiada pelo conjunto arquitetônico do Museu. A atividade contou com a participação de especialistas em arquitetura.
Leia mais...

Preservação em Foco no MAST

Palestra teve como tema "Apontamentos históricos sobre o Bibliotecário e a Preservação de Acervos".
Leia mais...

MAST na Mídia

463ª Reunião Mensal do CARJ

GaeA – 30/09/2015

Próximo domingo terá eclipse e superlua

O Fluminense – 23/09/2015

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot
Bernardo Oliveira • Elaine Gomes

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br