Abril | 2016 • Boletim Mensal • 34ª edição

Caro leitor,


É com muita alegria que comunicamos aos nossos leitores que o Portal InforMAST inicia, neste mês, duas novas colunas: "Visitando o Museu" e "Ficha de Astronomia".

A coluna "Visitando o Museu" é mais uma porta de diálogo com os professores e alunos que nos visitam.

Para debater o tema deste mês, 'O Museu e a Escola', contamos com a colaboração de Lorena Kovac e Omar Martins, que integram o Serviço de Atendimento ao Público do MAST e se somam à equipe do nosso Portal.

A "Ficha de Astronomia" resgata um trabalho que o MAST já realizava nos anos 90, quando o astrônomo Oscar Matsuura integrava o quadro da instituição.

Criamos uma releitura, atualizamos alguns dados e vamos disponibilizar, todos os meses, informações astronômicas diversas que você, leitor, poderá colecionar.

O destaque dessa edição é a participação do MAST na IV Semana de Astronomia em Vassouras, que acontece de 13 a 15 de abril. A equipe do museu irá levar para a cidade diversas ações de divulgação científica, com destaque para o Planetário Inflável e a Observação do Céu. Todas as atividades são gratuitas. Também conferimos a assinatura do convênio firmado pelo MAST com universidades holandesas e a visita do pesquisador espanhol, Josep Simon, especialista em ensino de ciências.

Entre os dias 4 e 8 de abril, acontece o “Curso de Planetário” no MAST.Dentro do programa de atividades, os alunos terão a oportunidade de montar um planetário digital, além de discutir temas básicos relacionados à astronomia que são usados na mediação da atividade.

Na coluna "Além do Céu", saiba mais sobre as auroras de raios-X de Júpiter, e na "Observando o MAST", conheça instrumentos históricos utilizados nos primeiros estudos de magnetismo no País. Ainda no Portal, confira as efemérides astronômicas dos próximos dias na coluna Céu do Mês.

E no projeto “A Ciência que eu Faço”, o doutor Domingos Picanço Diniz fala sobre a importância dos incentivos do poder público para o desenvolvimento de uma ciência de qualidade e sobre o investimento em formação de professores.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Formação de Mediadores em Museus de ciência: Saberes e Práticas.

Isabel Gomes e Sibele Cazelli
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), ahead of print Epub Mar 15, 2016.

Base de dados MAST
MAST participa da Semana de Astronomia em Vassouras

Evento acontece de 13 a 15 de abril e todas as atividades são gratuitas.

Foto: Bernardo Oliveira (MAST).

Jovens excepcionais realizam trabalho de conservação no MAST

Projeto prevê higienização completa do acervo doado ao Museu pela Academia Brasileira de Ciências, formado por mais de 10 mil títulos.
Leia mais...

MAST no Centro de Ciências e Saberes

Entre os dias 6 e 9 de abril, acontece o Seminário Internacional Centro de Ciências e Saberes em São Luís, Maranhão. O evento é gratuito.
Leia mais...

Lançada nova edição da revista Museologia e Patrimônio

A primeira publicação do ano comemora os 10 anos de aprovação do curso PPG-PMUS.
Leia mais...

Curso de Planetário do MAST recebe mediadores de instituições parceiras

O curso, que acontece entre os dias 4 e 8 de abril, é voltado para profissionais com alguma experiência em divulgação e popularização da ciência.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Isabel Mendes | Pedagoga

Formada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Isabel Mendes iniciou sua carreira em 1989, trabalhando em uma escola de ensino formal com multimeios, ou seja, a aplicação de mídias e tecnologias na educação. Oito anos depois, o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), convidou a pedagoga para atuar na área de multimídias educativas. Na instituição, a profissional teve a possibilidade de coordenar, em parceria com Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), o curso de formação de monitores para Museus e Centros de Ciência, voltado para jovens do Ensino Médio da rede pública e moradores do entorno da Fiocruz, principalmente dos complexos da Maré, Alemão e Manguinhos.

A experiência na área de educação em museus ofereceu a Isabel uma nova visão sobre a educação não formal. "Nós tínhamos que fazer capacitações internas, pois estávamos vindo de um ambiente escolar. Para isso, era necessário desescolarizar a mediação. Evitávamos até mesmo que as exposições fossem muito conteudistas. Realizar mostras mais interativas e para diferentes faixas estarias era o nosso maior desafio", conta Isabel.

Em 2014, Isabel, que já fazia mestrado na Fiocruz com foco em educação profissional, inspirado no curso de formação de monitores que coordenou, foi convidada para assumir uma bolsa no Programa de Capacitação Institucional (PCI) na Coordenação de Educação em Ciências do MAST. Um de seus primeiros trabalhos na instituição foi participar do desenvolvimento da Semana Pedagógica do Museu, criada para debater conteúdos que ampliassem o olhar para divulgação e popularização da ciência. "Esse é o momento de capacitação interna usado para discutir todas as atividades voltadas ao público que acontecerão durante aquele ano. Todos acabam conhecendo a função do outro, pois todos somos mediadores", explica.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 3º sábado - 15h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h às 20h

Cozinhando com a ciência

2º sábado - 15h

Brincando de matemático

5º sábado - 15h

Visita orientada

4º sábado - 15h e 17h
1º, 2º, 3º e 4º domingo - 15h, 16h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 16h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º sábado - 16h

Contando mitos

5º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Domingos Picanço Diniz

Neste vídeo o Professor Domingos fala sobre a importância dos incentivos do poder público para o desenvolvimento de uma ciência de qualidade com investimento na formação de professores. Segundo ele, os docentes precisam enxergar a ciência fora da contextualização de um texto bruto que está preso a uma organização didática. Domingos mostra os caminhos que pesquisadores e professores podem seguir a fim de mostrar uma ciência tangível aos olhos dos alunos.

Assista outros depoimentos no site: http://www.acienciaqueeufaco.org/

OBSERVANDO O MAST

Em abril, a coluna Observando o MAST destaca instrumentos históricos empregados nos estudos de geomagnetismo no Brasil.
Leia mais...

Além do Céu

Uma forte tempestade solar atingiu Júpiter em 2011, fazendo surgir auroras de raios-x por uma grande parte do planeta.
O estudo mais recente sobre o evento, publicado em março, faz parte de uma longa tentativa de compreender como Júpiter interage com o Sol.
Leia mais...

Céu do mês

Astronomia e os povos antigos: veja como os nossos antecessores incorporavam a prática de observação do céu ao seu cotidiano.
Leia mais...

Ficha de Astronomia

Equinócio

Conheça as datas especiais em que o Sol cruza o Equador Celeste.
Leia mais...

Visitando o Museu

O Museu e a Escola

O MAST e seus visitantes. Cada mês um tema diferente.
Leia mais...

Aconteceu no MAST

Museu de Astronomia e Observatório Nacional firmam convênio com universidades holandesas

Assinatura aconteceu no dia 17 de março, na sede do ON, em São Cristovão.
Leia mais...

Especialista espanhol em ensino de ciências participa de evento no MAST

Josep Simon participou do ciclo de palestras “Preservação em Foco”.
Leia mais...

Dia das Meninas no MAST

Museu de Astronomia promove evento sobre a representatividade feminina nas ciências exatas.
Leia mais...

MAST na Mídia
Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Juliana Sampaio
Bernardo Oliveira • Mariana Merlin

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br