Dezembro | 2016 • Boletim Mensal • 42ª edição

Caro leitor,


Nesta edição, o destaque é a exposição "3D: Imprimindo o Futuro", que chega ao MAST em maio do ano que vem. Fruto de uma parceria com o Museu de Ciências de Londres, a mostra reúne 600 peças que revelam como as impressoras 3D têm inspirado o futuro do design, transformando informações digitais em objetos do nosso cotidiano, sejam brinquedos ou complexos protótipos para usos médicos e industriais. O acordo de cooperação foi assinado no dia 24 de novembro, quando esteve no museu o vice-diretor da instituição inglesa, Jonathan Newby.

Outra ilustre visita foi a de Efthymios Nicolaidis, presidente da União Internacional de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia. No dia 1 de dezembro, ele ministrou no MAST a palestra "A Máquina de Anticítera: a astronomia e a tecnologia da antiguidade a ela associadas". O artefato, datado do séc. II a.C., foi descoberto no início do século XX, no sul da Grécia. O pesquisador está no Brasil por conta de reuniões preparatórias para o XXV Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia, que acontece no Rio de Janeiro, em julho de 2017.

Leia ainda sobre a participação do MAST na mostra "Mundo MCTIC", a eleição da pesquisadora do Museu, Christina Helena Barboza, para a presidência da Sociedade Brasileira de História da Ciência, e a preparação da equipe brasileira para a disputa da 10ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que será disputada em Bhibaneswar, na Índia, entre os dias 9 e 19 de dezembro.

O destaque do projeto "A Ciência que Eu Faço", que disponibiliza gratuitamente em seu site mais de 400 entrevistas com cientistas brasileiros, é a entrevista com Luiz Nicolaci da Costa, astrônomo e astrofísico brasileiro com longa carreira internacional. Doutor em Física pela Harvard University, Luiz é pesquisador titular do Observatório Nacional.

Leia o Informast e fique por dentro de tudo o que acontece no Museu de Astronomia.

Arquivo InforMAST
Base de dados MAST
Mundo das impressões 3D é tema de nova exposição no Museu de Astronomia

Já apresentada com sucesso no Museu de Ciências de Londres, mostra "3D: Imprimindo o Futuro" será inaugurada em maio de 2017. Visitantes poderão criar objetos e conhecer de perto o funcionamento das impressoras 3D.

MAST inicia elaboração do Plano Diretor 2017-2020

Primeira reunião aconteceu dia 21 de novembro. Previsão é concluir processo em março do ano que vem.

Pesquisadora do MAST é eleita presidente da SBHC

Christina Helena Barboza já trabalha no primeiro desafio: o 25º Congresso Internacional de História da Ciência.

MAST recebe Presidente da União Internacional de História da C&T

Efthymios Nicolaidis ministrou palestra sobre a Máquina de Anticítera, tido como primeiro computador do mundo.

Seminário Internacional debate desfios do patrimônio brasileiro

Estão reunidos pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, universidades e museus.

Brasil disputa medalhas em olimpíada de astronomia na Índia

Competição acontece de 9 a 19 de dezembro. Participam estudantes de 42 países.

Pesquisadora do MAST visita universidade francesa

Priscila Faulhaber irá ministrar duas aulas na Université de Toulouse Jean Jaurès, nos dias 5 e 12 de dezembro.

PAPO DE CÚPULA
Amannda Amorim | Chefe dos Projetos Educativos

"Logo quando comecei a trabalhar com divulgação científica, há cerca de 15 anos, tive a certeza de ter encontrado algo que realmente gostava de fazer. Adoro poder lidar com o público e criar maneiras diferentes de transmitir conhecimento", revela Amannda Amorim, chefe do Serviço de Programas Educacionais do Museu de Astronomia e Ciências Afins (SEPED/MAST).

O início da vida acadêmica e profissional, porém, foi movido por outra paixão: o amor pelos animais. Em 2002, Amannda ingressou no curso de Biologia na Universidade Santa Úrsula. O primeiro estágio foi no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, "mas as condições de trabalho não eram adequadas e acabei decidindo sair", conta. Em seguida, foi para a área de botânica do Museu Nacional, mas o serviço solitário de análise de espécies também não durou muito.

Até que, em 2003, foi contratada para estagiar no MAST. "Desde criança, me interesso em observar o céu. Então achei que tinha tudo a ver", lembra. Amannda fez a capacitação e tornou-se mediadora do Museu, o que significava lidar diariamente com os visitantes. A identificação com o novo serviço foi imediata. "Fiquei muito satisfeita em interagir com pessoas, algo que não acontecia muito nos outros estágios", explica.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 3º sábado - 15h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h às 20h

Cozinhando com a ciência

2º sábado - 15h

Visita orientada

4º sábado - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 16h

ASTROmania

3º sábado - 16h

A CIÊNCIA QUE EU FAÇO

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Luiz Alberto Nicolaci da Costa

Bacharel em Física pela Brandeis University (1974). É mestre em Física pela mesma universidade, e doutor em Física pela Harvard University (1979).Da necessidade de se ensinar noções básicas do Cosmos às crianças, aos prazeres que ele tem ao fazer Astronomia, o pesquisador disserta sobre os valores da ciência de um modo geral. Também expõe a parte romântica de sua vida na Astronomia, como a sensação de entrar em um observatório, no silêncio pleno do deserto ou das montanhas e observar o céu.

Assista outros depoimentos no site: http://www.acienciaqueeufaco.org/

ASTRONOMIA
Observando o MAST

Idealizado pelo astrônomo e diretor do antigo Imperial Observatório do Rio de Janeiro (IORJ), Emmanuel Liais, o objeto de destaque desta edição é o premiado Altazimute Prismático.
Leia mais...

Céu do Mês
Ficha de Astronomia

Lua, o Satélite Natural da Terra

Trataremos de temas da Lua, tais como a ausência nela de atmosfera, sua estrutura interna, sua origem, e as marés causadas por ela na Terra.
Leia mais...

VISITANDO O MUSEU

A primeira visita de Carolina a um Museu

Veja como a primeira visita de uma menina a um museu pode ser uma grade descoberta.
Leia mais...

ACONTECEU NO MAST

MAST recebe premiados olímpicos

O Museu participou, pela primeira vez, do programa de atividades educativo-culturais da 8ª edição da Obsma. No grupo olímpico, estudantes e professores de diferentes estados brasileiros.

MAST participa da mostra Mundo MCTIC

Realizado em Brasília de 28 de novembro a 4 de dezembro, evento apresentou o trabalho de institutos vinculados ao Ministério.

Artigo narra os 31 anos da Biblioteca do MAST

Escrito pelas bibliotecárias Eloisa Helena e Lucia Lino, texto está disponível na Revista Inclusão Social.

MAST NA MÍDIA

"Cozinhando com a Ciência" no MAST ensina a fazer cookies

Jornal do Brasil Twitter – 08/11/2016

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Maria Helena
Michel Misse Filho

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / Colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso • Bruna Aguiar

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br