Março | 2016 • Boletim Mensal • 33ª edição

Caro leitor,

O Portal InforMAST deste mês destaca a abertura das inscrições para o XIV Curso de Segurança de Acervos Culturais, direcionado a profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.

Vale a pena conferir o II Dia das Meninas, que vem debater a representatividade das mulheres nas ciências exatas. A mesa redonda “Meninas nas Exatas: Yes we can” contará com a presença das cientistas Dra. Irina Nasteva (UFRJ), Me. Marina Leite de Barros Baltar (CET-Rio), Dra. Sandra Benítez Herrera (MAST) e Dra. Mirela Seixas (L'Oréal).

No Além do Céu, entenda sobre a GN-z11, a galáxia mais longínqua encontrada até então no Universo. Observado pelo telescópio Hubble, o corpo celeste teria existido apenas 400 milhões de anos após o Big Bang.

Descubra, no "Céu do Mês", tudo sobre o fenômeno astronômico conhecido como Equinócio, que marca a chegada de uma nova estação: o outono (hemisfério sul) e a primavera (hemisfério norte).

O Observando o MAST deste mês destaca instrumentos históricos que foram amplamente utilizados nos estudos de sismologia do Observatório Nacional (ON). Atuante em vários segmentos da ciência, a instituição teve o seu primeiro sismógrafo no final do século XIX, em 1892.

No Papo de Cúpula, entrevistamos a Dra. Heloisa Maria Bertol, diretora do MAST, que fala sobre as novas metas para este ano. Em 2016, haverá mudanças no plano estratégico do Museu, com o novo plano diretor que irá projetar a instituição para os próximos quatro anos.

No Papers e Periódicos, apresentamos o artigo "Ciência e natureza nas expedições astronômicas para o Brasil (1850-1920)", de Christina Helena da Motta Barboza, publicado no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Humanas, v. 5, p. 273-294, 2010.

E o destaque deste mês do projeto “A Ciência que eu faço” é a doutora em literatura Margarete Edul Prado de Souza Lopes. Uma de suas principais linhas de pesquisa é a contribuição das mulheres na história da educação no Acre e na Região Norte.

Leia o Portal InforMAST!

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Ciência e natureza nas expedições astronômicas para o Brasil (1850-1920).

Christina Helena da Motta Barboza
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 5, p. 273-294, 2010.

Base de dados MAST

Museu de Astronomia abre inscrições para o
XIV Curso de Segurança de Acervos Culturais

As inscrições poderão ser feitas até dia 20 de maio através do site do MAST.

VALE A PENA CONFERIR

MAST debate representatividade das mulheres nas ciências exatas

O Dia das Meninas reunirá pesquisadoras para falar sobre a representatividade das mulheres no campo das ciências exatas. Haverá um debate seguido de atividades práticas de divulgação da ciência. Entrada gratuita.
Leia mais...

Museu de Astronomia firma convênio com universidades holandesas

Observatório Nacional (ON) também integra cooperação com o grupo holandês NOVA, formado pelos institutos de astronomia das universidades de Amsterdam, Groningen, Leiden and Nijmegen. Assinatura acontece na próxima quinta-feira, 17 de março, às 11h, na sede do ON, em São Cristovão.
Leia mais...

Seletiva Brasileira para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Serão selecionadas estudantes para representar o Brasil na X Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e VIII Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica em 2016.
Leia mais...

Museu de Astronomia participa de Mostra de Cinema em Paraty

Além de participar da curadoria dos filmes da Mostra Maré Cheia de Cinema, o MAST irá promover oficinas e observação do Sol e do céu noturno.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Heloisa Maria Bertol Domingues | Diretora do MAST

No mês em que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) completa 31 anos, em entrevista ao Portal InforMAST, a diretora da instituição Heloisa Maria Bertol Domingues fala sobre suas perspectivas para o ano que se inicia, o ano de 2016.

Ao concluir o Relatório Anual do Termo de Compromisso de Gestão de 2015, a diretora do MAST fez uma análise do que foi realizado durante o ano na instituição, apesar de todas as dificuldades encontradas. “Analisando o saldo de tudo isso, de todos os eventos de 2015, fez-se muito. Nós trabalhamos com uma equipe muito empenhada apesar de todas as dificuldades que enfrentamos.“

Neste ano, haverá mudanças no plano estratégico do MAST com o novo plano diretor que irá projetar a instituição para os próximos quatro anos. "Estamos pensando em projetos para redimensionar a nossa atuação. Há projetos tanto de infraestrutura quanto para repensar a nossa relação com o público. Precisamos superestimar o que temos, divulgar esta história, esses instrumentos, a documentação.”

Sobre a exposição Visões da Luz, inaugurada em 2015, Heloisa Bertol diz que "ainda estamos usufruindo desta exposição que remodelou o primeiro andar [do prédio sede]. Acho que este é um ano de testar a reação do público em relação a essa nova instalação.”. A nova exposição aborda o tema luz em diferentes aspectos e com várias interpretações e fecha um conjunto temático com outras mais antigas, como a Exposição “As Estações do Ano, a Terra em Movimento” e o “Espaço Acelerador de Partículas”.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 3º sábado - 15h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h às 20h

Cozinhando com a ciência

2º sábado - 15h

Visita orientada

4º sábado - 15h e 17h
1º, 2º, 3º e 4º domingo - 15h, 16h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 16h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Margarete Edul Prado de Souza Lopes

Margarete sempre leu muito. Aos 10 anos, se encantou com Dom Casmurro, de Machado de Assis. Foi então que o gosto pelos livros se transformou em paixão e começou a surgir a doutora em literatura que viria a ser.
Uma de suas principais linhas de pesquisa é a contribuição das mulheres na história na educação do Acre e da Região Norte. "Toda a minha militância está na Ciência da Literatura mesclada com feminismo e gênero", conta. No fim do depoimento, ela faz questão de deixar um alerta: "A juventude precisa de bons professores. De professores que acreditem na educação".

Assista outros depoimentos no site:
http://www.acienciaqueeufaco.org/

OBSERVANDO O MAST

No mês de março, Observando o MAST destaca instrumentos históricos que foram amplamente utilizados nos estudos de sismologia do Observatório.
Leia mais...

Além do Céu

O telescópio Hubble (NASA/ESA) quebrou mais um recorde de distância cósmica em suas observações, descobrindo a galáxia mais longínqua encontrada até então no Universo.
Leia mais...

Céu do mês

No mês de março, saiba detalhes sobre o fenômeno astronômico que marcará o início da nova estação.
Leia mais...

Aconteceu no MAST

MAST comemora 31 anos

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 8 de março, na sede do MAST, em São Cristovão, a Diretora do Museu, Heloísa Bertol Domingues, discursou sobre as conquistas que fizeram parte da história do Museu e revelou metas para 2016.
Leia mais...

Encontro de Assessoria no Museu de Astronomia

Professores organizam atividades com os alunos após visita escolar ao MAST.
Leia mais...

MAST na Mídia

O Rio de Albert Einstein

Extra – 21/02/2016

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Geisa Castro • Renata Bohrer • Rodrigo Pelot
Bernardo Oliveira / Mariana Merlin

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br