Outubro | 2016 • Boletim Mensal • 40ª edição

Caro leitor,


Em outubro, o Portal Informast destaca a participação do Museu na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 17 a 23 deste mês. Várias atividades gratuitas serão realizadas no campus da instituição, entre elas o Planetário Inflável, a Observação do Sol e oficinas que vão apresentar conceitos científicos de forma divertida. Também está prevista a primeira ação de plantio da campanha "Campus Verde", iniciativa promovida pelo MAST e o Observatório Nacional. Visitantes poderão doar e plantar mudas em uma área verde de 42 mil m² que abriga as duas unidades de pesquisa. No total, participam da Semana cerca de 2.600 instituições, que juntas vão promover 147 mil atrações em todo o Brasil.

Outro destaque é o IV Seminário sobre Preservação de Patrimônio Arqueológico, que será realizado de 5 a 7 de outubro. Cerca de 70 pesquisadores de dez estados participam do evento, que debaterá temas como novas tecnologias aplicadas na área, conservação de remanescentes esqueléticos humanos, acervos arqueológicos pré-históricos, patrimônio cultural subaquático e registros indígenas, de missões jesuíticas e do candomblé.

Na seção "Visitando o Museu", descubra as atividades que o Museu está preparando para o dia das crianças. A 7ª edição do evento “Lugar de Criança é no MAST” estará repleta de atividades, como a exibição de desenhos e esquetes teatrais.Também neste número, leia sobre a eleição dos novos membros internos do conselho técnico-científico do MAST.

Já na seção “Observando o MAST”, confira a história de um instrumento de grande importância no processo evolutivo das expedições oceânicas e, por assim dizer, nos estudos de longitude. O cronômetro foi desenvolvido no século XVIII e, na época, tornou-se rapidamente um objeto indispensável para as viagens longa distância. Ainda na matéria, veja modelos de cronômetros que compõem o nosso acervo museológico.

O destaque do projeto "A Ciência que Eu Faço", que disponibiliza gratuitamente em seu site mais de 400 entrevistas com cientistas brasileiros, é a entrevista com Dezyree Rodrigues da Rosa, estudante de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que, em 2016, foi uma das vencedoras do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na Categoria Bolsista de Iniciação Científica.

Leia o Informast e fique por dentro de tudo o que acontece no Museu de Astronomia.

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Local Knowledge, Global Stage

Priscila Faulhaber Barbosa

Base de dados MAST
MAST participa da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontece de 17 a 23 de outubro. Serão oferecidas 147mil atividades gratuitas, realizadas por 2.600 instituições espalhadas pelo Brasil.

Imagem: Divulgação.

MAST e ON lançam campanha para plantio de árvores

Visitantes poderão doar e plantar mudas no campus compartilhado pelas duas instituições.

Eleitos novos membros do Conselho Técnico-Científico

Votação aconteceu no dia 29 de setembro e definiu novos membros internos.

MAST realiza Seminário sobre Patrimônio Arqueológico

Participam do evento, que acontece de 5 a 7 de outubro, cerca de 70 pesquisadores de dez estados.

Conferência debate salvaguarda do patrimônio cultural

Antropólogo e professor titular da Unicamp, Antonio Arantes foi o palestrante.

PAPO DE CÚPULA
Bruno Goulart Correia | Serviço de Produção Técnica

Formado em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá, e pós-graduado em Gestão em Design, pela ESPM, Bruno Goulart começou a trabalhar no MAST em março de 2011. Sua função, a princípio, era criar e produzir peças gráficas, elaborar convites e materiais de divulgação da instituição. Contratado como prestador de serviço, Bruno foi admitido para integrar ao Serviço de Comunicação, mas em agosto do mesmo ano recebeu um convite para auxiliar a Museologia na elaboração da exposição 'Olhar o Céu, Medir a Terra'. "Como nessa época a equipe de design gráfico e programadores visuais estava reduzida, eles me chamaram pra ajudar", conta Bruno.

Durante um ano, ele realizou trabalhos para as duas coordenações - Comunicação e Museologia. Foi quando Antonio Carlos Martins, chefe de Serviço de Produção Técnica da Coordenação de Museologia, convidou Bruno para integrar formalmente a equipe. Ainda terceirizado, ele aceitou a proposta e deu início a essa nova etapa atuando na remontagem da exposição de Fotografia - Arte & Ciência, que inicialmente era na cúpula 21, mas migrou para o Prédio Sede. "Esse foi o meu segundo trabalho na Museologia. Fiquei muito feliz com o resultado", revela Bruno, que também colaborou na montagem da exposição 'A Química na história do Universo, da Terra e do Corpo', que ocupou o segundo andar do Prédio Sede.

Leia mais...

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 3º sábado - 15h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Programa de Observação do Céu

Sábado e quarta - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h às 20h

Cozinhando com a ciência

2º sábado - 15h

Brincando de matemático

5º sábado - 15h

Visita orientada

4º sábado - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 16h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Faça você mesmo

4º sábado - 16h

Contando mitos

5º sábado - 16h

A CIÊNCIA QUE EU FAÇO

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.


Destaque do mês

Dezyree Rodrigues da Rosa

Estudante de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No vídeo, Dezyree é enfática. Quer ser procuradora do Ministério Público Federal. A estudante fala a respeito do estágio que realiza na instituição e revela uma de suas maiores paixões: o combate à corrupção. Dezyree também explica detalhes do projeto que realiza em comunidades carentes, sobre como a falta de assistência do Estado em áreas de maior vulnerabilidade sócio-econômica acaba por fomentar a criminalidade entre os jovens.

Assista outros depoimentos no site: http://www.acienciaqueeufaco.org/

ASTRONOMIA
Observando o MAST

Nesta edição, Observando o MAST fala de um dos instrumentos mais importantes para a história da navegação oceânica. Criado no século XVIII, o cronômetro foi decisivo no processo evolutivo das expedições marítimas. Ao longo da matéria, veja exemplares que compõem o acervo do Museu.
Leia mais...

Céu do Mês
Ficha de Astronomia

Efeito Doppler

Nesta Ficha trataremos da alteração do comprimento de onda causada pelo movimento da fonte, fenômeno conhecido como Efeito Doppler.
Leia mais...

ENCONTRO COM A HISTÓRIA

História da ABC é tema de palestra no Museu de Astronomia

No dia 28 de setembro, Maira Fátima Nobre, da UFRJ, falou sobre a fundação da Academia Brasileira de Ciências.
Leia mais...

VISITANDO O MUSEU

Lugar de criança é no MAST

Vem aí a 7ª edição do evento "Lugar de Criança é no MAST".
Leia mais...

ACONTECEU NO MAST

MAST realiza 2ª edição do Curso para Mediadores

Voltado para profissionais que trabalham em museus, a atividade foi dedicada à 'Formação de Mediadores para o Público Infantil.

MAST NA MÍDIA

Astronomia

O Globo Rio Show – 16/09/2016

Cozinhando com a Ciência

O Globo Rio Show – 09/09/2016

MAST leva ciência para a cozinha

Portal Gaea Astronomia – 08/09/2016

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vera Pinheiro

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista / estagiário

Renata Bohrer • Rodrigo Pelot • Juliana Sampaio
Michel Misse Filho

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / Colaboradores

Gustavo Mamede • Rodrigo Alonso • Bruna Aguiar

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br