Agosto | 2013 • Boletim Mensal • 2ª edição

Caro leitor,

Nesta segunda edição do Portal InforMAST, além de notícias sobre eventos relacionados ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), há a programação da instituição, dicas de sustentabilidade, o papo de cúpula com Heloisa Bertol, pesquisadora e diretora do MAST, e um vídeo sobre a escolha da profissão do astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, idealizador e fundador do MAST.

Vale a pena conferir o que vai acontecer em agosto: a 41ª Reunião do CIMUSET, a II Semana de Astronomia em Vassouras, a Jornada de Iniciação Científica, a Semana Fluminense do Patrimônio e a comemoração do Dia Internacional de Segurança em Informática.

Na seção “Aconteceu no MAST”, matérias sobre a posse da nova diretora do MAST, inauguração e reabertura de exposições, a ExpoT&C 2013, o lançamento do site “A Ciência que eu Faço” e a participação do Brasil na 7ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Apresentamos também o artigo “Circunstâncias da Cartografia no Brasil oitocentista e a necessidade de uma Carta Geral do Império”, autoria de Bruno Capilé e Moema de Rezende Vergara, publicado na Revista Brasileira de História da Ciência em 2012.

E o "MAST na Mídia" que reúne as matérias veiculadas em jornais impressos, online e mídias audiovisuais.

Convidamos você a conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos pelo MAST.

Arquivo InforMAST
Papers e Periódicos

Circunstâncias da Cartografia no Brasil oitocentista e a necessidade de uma Carta Geral do Império.

Bruno Capilé
Moema de Rezende Vergara
Publicado na Revista Brasileira de História da Ciência - jan | jun 2012

Base de dados MAST
Links

MCTI - Institucional

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

MCTI - Institutos

Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

IBRAM

Instituto Brasileiro de Museus

CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimeto Científico e Tecnológico

FAPERJ

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

VALE A PENA CONFERIR

MAST apresenta XVIII Jornada de Iniciação Científica

Na programação, haverá apresentação de trabalhos e posters e o lançamento do filme “Memórias de Pedra e Cal – conhecimento tradicional e patrimônio em Portugal”.
Leia mais...

"MAST e ON realizam II Semana de Astronomia em Vassouras"

O evento tem como objetivo divulgar e difundir a astronomia, utilizando os telescópios que foram adquiridos para as provas de observação da 6ª IOAA, realizada, no Brasil, em agosto de 2012.
Leia mais...

MAST participa da Semana Fluminense do Patrimônio 2013

Em sua programação atividades relacionadas com o tema desta edição que é “Patrimônio cultural: valores em risco”.
Leia mais...

Dia Internacional de Segurança em Informática é comemorado no MAST

Realizado desde 2005, o DISI é um evento voltado ao usuário final de computadores, e tem como objetivo promover boas práticas relacionadas à Segurança da Informação.
Leia mais...

Papo de Cúpula
Heloisa Maria Bertol Domingues | Pesquisadora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues, diretora do MAST e também pesquisadora da casa, na área de História das Ciências, participou do 24º Congresso Internacional de História da Ciência, Tecnologia e Medicina (ICHSTM) que aconteceu em Manchester na Inglaterra, em julho último. Foi como convidada do professor Bernard Lightman, da York University, do Canadá, organizador do Simpósio 'Spencerismo Global'. Ela apresentou o trabalho “Spencerism against Darwinism in Brazil, 1870-1920“ analisando a introdução das ideias de Herbert Spencer no Brasil, no fim do século XIX e início do século XX.

O convite resultou de sua participação num grupo internacional de estudiosos sobre o darwinismo na Europa e Américas, que promove encontros periódicos. O próximo encontro do grupo será no Chile, em outubro deste ano, sendo o MAST uma das instituições organizadoras do evento. Foram muitos os contatos estabelecidos nos encontros desse grupo, dos quais resultaram dois livros publicados no Brasil.

O primeiro, “A recepção do Darwnismo no Brasil”, foi organizado pela professora Heloisa, juntamente com os professores Magali Romero Sá, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Thomas Glick, da Universidade de Boston, EUA (Editora Fiocruz, 2003). O segundo resultou do III Congresso Internacional sobre o Darwinismo na Europa e Américas, realizado em Manaus, Amazonas, em 2004, tendo sido organizado por Magali Romero Sá (COC/Fiocruz), Rosaura Ruiz Gutiérrez (diretora da Faculdade de Ciências da UNAM, México), Miguel Angel Puig Samper (editor do CSIC, Espanha) e por Heloisa M. Bertol Domingues. Sob o título “Darwinismo, meio ambiente e sociedade”, o livro foi editado pelo MAST, em 2009.

O trabalho sobre Spencer, ora apresentado, reforça a ideia, já esboçada nesses livros, de que o dito darwinismo brasileiro teve maior influência de Spencer do que do próprio Darwin e ganhou maior repercussão entre intelectuais dedicados às áreas sociais do que à biologia.

Além da diretora, mais quatro pesquisadores do MAST participaram do congresso organizado pela União Internacional de História da Ciência, em Manchester, e apresentaram resultados das suas pesquisas, reforçando os laços institucionais nas suas especialidades: Christina Barbosa, Priscila Faulhaber, Moema Vergara e Marcus Granato. Ressalte-se que a presença brasileira nesse congresso foi destacada, tendo sido a terceira delegação nacional, atrás apenas da inglesa e da americana. Essa presença, repetindo o que acontecera no congresso anterior, realizado em Budapeste, Hungria, em 2009, concorreu para dar ao Brasil a responsabilidade de organizar o 25th ICHSTM, que deverá acontecer no Rio, em 2017. A Sociedade Brasileira de História da Ciência liderou a campanha da candidatura brasileira para sediar o próximo congresso da International Union of History of Science and Technology.

PROGRAMAÇÕES EDUCATIVAS SEMANAIS

Planetário inflável digital

1º e 2º sábado - 15h e 17h
1º e 2º domingo - 15h e 17h
5º domingo - 15h, 16h e 17h

Ciclo de palestras

1º sábado - 16h

Brincando de matemático

3º domingo - 16h

Faça você mesmo

4º domingo - 16h

Contando mitos

5º sábado - 16h

Visita guiada

3º, 4º e 5º sábado - 15h e 17h
1º, 2º, 3º e 4º domingo - 15h e 17h

Cine ciência

2º sábado - 16h

Observação do céu

1º, 3º, 4º e 5º sábado - 17h30 às 20h
2º sábado - 18h às 20h
Todas as quartas - 17h30 às 20h

ASTROmania

3º sábado - 16h

Cozinhando com a química

4º sábado - 16h

A Ciência que eu Faço

O projeto coordenado pela jornalista Vera Pinheiro reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.

Destaque do mês

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão - Astrônomo. Nasceu a 25 de maio de 1935, no Rio de Janeiro. Publicou seus primeiros artigos de divulgação científica na revista Ciência Popular (1952). Entrou em 1956 para Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ), onde obteve, em 1960, os títulos de Bacharel e Licenciado em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras.
Idealizou e fundou, em março de 1984, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, do qual foi seu primeiro diretor até abril de 1989.

Assista outros depoimentos no site:
http://acienciaqueeufaco.mast.br

Aconteceu no MAST

Diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins toma posse

A cerimônia foi realizada em conjunto com a posse do novo diretor do Observatório Nacional, João Carlos Costa dos Anjos.
Leia mais...

MAST inaugura exposição sobre o tempo e reabre o “Espaço Espectroscopia”

As duas mostras estão organizadas em três pavilhões, localizados no campus do MAST, que abrigam centenárias lunetas, exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX.
Leia mais...

Museu de Astronomia leva ciência e interatividade à ExpoT&C

O planetário inflável foi uma das atividades que despertou a curiosidade de jovens em busca de conhecimentos sobre astronomia.
Leia mais...

MAST lança o site A Ciência que eu Faço

Uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes, mostrando a ciência que se faz no nosso país.
Leia mais...

Brasil ganha 5 medalhas em Olimpíada Internacional de Astronomia

Esta foi a primeira vez que todos da equipe brasileira conquistaram medalhas na IOAA.
Leia mais...

Dicas Sustentáveis

Vamos reciclar?

O meio ambiente apresenta situações críticas em todas as regiões do planeta e mudar essa situação depende de todos. Embora o objetivo seja grande, ele pode ser alcançado se cada indivíduo contribuir, adotando atitudes simples em seu dia a dia.

Ser sustentável requer uma profunda mudança comportamental, que pode ser iniciada, por exemplo, com pequenos cuidados como separar o lixo. Uma tarefa fácil de fazer e que apresenta ótimos resultados.

Separar o lixo seco, que pode ser reciclado, do lixo úmido (orgânico) é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta, evitando grandes concentrações de detritos nos aterros.

Incentive o uso de lixeiras próprias para coleta seletiva e dispense a lixeira individual. Além disso, utilize canecas, copos de vidro, garrafas térmicas e similares no lugar de copo descartável, visto que o plástico leva cerca de 100 anos para se decompor, poluindo a natureza.

A promoção e adoção de hábitos mais sustentáveis resultam não apenas na preservação do meio ambiente, como também em melhores condições de vida para os indivíduos e na economia de recursos.

Fonte: www.atitudessustentaveis.com.br/

Expediente

Diretora do MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues

Chefe do Serviço de Comunicação Social
e Atendimento ao Público

Vitor Dulfe

Idealizadores do Projeto

Lorena Kovac • Omar Martins • Vitor Dulfe

Jornalista

Geisa Castro

Projeto Gráfico | diagramação

Vitor Dulfe

Diagramadores / colaboradores

Gustavo Mamede • Henrique Rocha • Leonardo Pessoa

 


Realizado pelo Serviço de Comunicação
Social e Atendimento ao Público (SCS)
do MAST

Tel.: 21•3514-5229
atendimento@mast.br
www.mast.br